espressouse 01

 

“Elas conseguem contar até cinco.”

– abelhas têm habilidade de contar números, da esquerda para direita, assim como nós. Fun facts.


espressonacional 01

 

Gostava Tanto de Você

 

A notícia.

Hoje no debate da TV Globo, Lula e Bolsonaro ficam cara-a-cara pela última vez.

 

 

Moendo os grãos.

Seja Lula ou Bolsonaro, a galera está totalmente decidida sobre o seu voto. Cerca de 94% dos eleitores têm certeza do seu candidato e não mudarão a sua escolha até domingo. Ainda assim, existe uma parcela de indecisos dividida entre aqueles que votaram nulo, se abstiveram ou optaram por Simone ou Ciro (ou algum outro nome da ‘3a via’) – e o debate de hoje pode ser decisivo.

 

 

Plim, plim.

Até vimos tentativas dos candidatos de tocar em pautas sociais e econômicas, mas os debates estão longe de girar ao redor de “pautas propositivas” sobre o futuro e se transformaram mesmo em ‘disputa de legados’. Hoje não será diferente.

 

No Sol de Quase Novebro

 

A notícia.

Neste domingo, chega ao fim a eleição mais polarizada do Brasil.

 

 

Moendo os grãos.

Em um país fatalmente dividido, os brasileiros escolherão, pela primeira vez, entre um cara que é presidente e outro cara que já foi presidente. Escolherão não. Parece já terem escolhido. Nunca antes o voto esteve tão cristalizado. E são dois projetos de país bastante diferentes: um futuro regido pelos valores conservadores de um líder ultradireitista ou a nostalgia de retornar aos anos 2000, quando um democrata progressista liderava uma nação menos dividida. Mas os tempos são outros.

 

 

Carta ao amanhã.

Faltando 72 horas para a eleição, Lula divulgou documento com 13 propostas intitulada “Carta ao Brasil de Amanhã”. Criticado por não ter lançado plano de governo, ele fala de “responsabilidade fiscal”, salário mínimo real (contraponto à desindexação), economia, compromisso com democracia, independência do Supremo e do TSE, além de proteção ao meio ambiente e melhoria da educação, entre outros pontos.

 

 

Mar parado.

Na 4a pesquisa Datafolha, estabilidade total: o mundo tá caindo lá fora, mas Lula manteve os mesmíssimos 49% dos votos totais pela 4a vez seguida, já Bolsonaro oscilou para baixo e foi de 45% para 44%. Brancos e nulos são 5%. A última pesquisa Datafolha sai amanhã.

 

 

13 ou 22.

Depois de Ivete (que declarou voto em Lula), veja quais famosos apoiam Lula ou Bolsonaro; Neymar gravou ontem propaganda eleitoral para o presidente. Em tempo, FHC gravou vídeo para Lula: “Você, que melhorou de vida com o Real, vote no 13, vote no Lula.” E no Vaticano o papa Francisco pediu a Nossa Senhora de Aparecida que ‘livre o povo brasileiro do ódio’; bolsonaristas vestiram a carapuça.

 

 

It’s a digital world, after all.

A partir de hoje, às 17h, redes sociais não podem impulsionar ads políticos. Em tempo, nesta semanaSupremo manteve, por 9 a 2, a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que agiliza remoção de fake news na internet em até 2 horas.

 

 

E aí?

Você tem mais a ver com Lula ou Bolsonaro?
Faça o teste.

Mas Que Nada

 

A notícia.

Com um olho na urna e outro no golpe, Bolsonaro já se prepara para 3o e 4o turno das eleições.

 

 

Moendo os grãos.

Cercado por todos os lados, faltando 48 horas para o segundo turno, sem conseguir pautar o noticiário como tem habilidade em fazer, em meio às baixas dos últimos dias por conta de crises que surgiram no colo do próprio bolsonarismo (como Jefferson Day e mudança no salário mínimo), Bolsonaro fez o que já era esperado e voltou suas armas novamente contra a Justiça Eleitoral.

 

 

Radio gaga.

Com o novo ataque –  envolvendo suspeitas sobre inserções de propaganda em seis rádios no interior do Nordeste –, ministros do governo falaram em ‘fraude” da eleição. As antigas aspirações golpistas vão tomando forma e o roteiro político e jurídico para questionar o resultado de domingo já foi iniciado, mas o QG de Bolsonaro está rachado sobre os passos seguintes.

Brazil Is Calling

 

A notícia.

O mundo estará de olho no Brasil neste domingo.

 

 

Moendo os grãos.

As publicações ocidentais continuam a destacar a eleição presidencial na 4a maior democracia do mundo. Considerada uma ameaça ao estado democrático de direito e à própria ordem constitucional, a reeleição de Bolsonaro é vista como algo a se evitar. A imensa maioria das publicações de renome têm declarado apoio em editoriais e artigos opinativos ao ex-presidente.

 

 

Na Nature.

Uma das principais revistas científicas afirma em editorial que “só existe uma opção para o Brasil e o mundo nestas eleições” e o “segundo mandato de Bolsonaro representaria ameaça à ciência, democracia e o meio ambiente”.

 

 

Na Associated Press.

A terceira campanha presidencial de Lula é sobre o passado e este é seu maior trunfo, mas também a maior fraqueza.

 

 

Na CNN.

O voto da mulher negra e pobre deve definir quem será o próximo presidente do Brasil.

 

 

No New York Times.

A eleição determinará o futuro do Planeta Terra. Para muitos brasileiros esta foi uma eleição dolorosa entre dois candidatos com falhas, mas para o futuro da vida humana no planeta só existe uma escolha correta.

 

 

No Expresso (Portugal).

Não são apenas ricos contra pobres, pretos contra brancos, esquerda contra direita, evangélicos contra católicos, são brasileiros contra brasileiros.


espressoshots 01

 

Shots I want to break free.

Rússia baniu compartilhamento de ‘propaganda’ LGBTQ com adultos e também crianças. Ao defender a moralidade contra o que chama de valores “anti-Rússia”, os deputados no parlamento russo ampliaram por unanimidade a lei que endurece repressão contra comunidade LGBTQ e criminalizaram todo conteúdo que aborda temáticas LGBTQ em filmes, TV, etc.

 

 

Shots Brasil contra Brasil.

Os agentes federais feridos por Roberto Jefferson no ataque a tiros (foram mais de 50) e granadas recusaram o encontro com Bolsonaro. O presidente queria encontrá-los, mas eles prefiram evitar a exploração política. Na casa do aliado de Bolsonaro, por sinal, foram apreendidas 7,6 mil cartuchos de munição. Enquanto isso, o Partido Novo suspendeu a filiação de João Amoedo, um de seus fundadores, após apoio a Lula.

 

 

Shots Takeover.

Elon Musk assumiu controle do Twitter e já demitiu o presidente-executivo e dois diretores.

 

 

Shots É proibido fumar.

Terminando… 35 anos é o limite para parar de fumar e manter a saúde igualzinha a de quem nunca colocou um cigarro na boca.

 

 

Shots Girl from Barbados.

Para terminar, Rihanna tá de volta.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e Rihanna songs pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma sexta-feira relaxante. Até amanhã. Nos vemos neste sábado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *