“Cai fora.”
– embaixador ucraniano foi curto e grosso ao responder ao ‘plano de paz’ para a invasão russa da Ucrânia postado por Elon Musk no Twitter. Ah, claro. Que pena amor, diga aí (cai fora).
O Meu Voto É Seu
A notícia.
Bolsonaro consegue o apoio dos governadores de SP, Minas e Rio; Lula o de Armínio Fraga e Ciro.
Moendo os grãos.
Em vitória política logo no início do 2o turno, Bolsonaro enfileirou de uma só vez o apoio de três estados no Sudeste, os três maiores colégios eleitorais do país. A contragosto do PSDB, o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, que ficou fora do 2o turno após perder para Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad, anunciou seu apoio “incondicional” a Bolsonaro.
- O tucanato entrou em colapso e o próprio partido desautorizou o apoio de Garcia; secretários ameaçaram debandada. Já o tucano histórico José Serra declarou voto em Lula – mas em Tarcísio para o governo do estado.
Em Minas.
Romeu Zema (Novo) partiu para cima do PT e declarou voto em Bolsonaro – como já era esperado. No Rio, Claudio Castro foi mais comedido, apoiou o presidente sem atacar o PT. Já Ciro Gomes seguiu o seu partido, PDT, e soltou um vídeo de apoio a Lula – sem citar o nome do petista. Outro apoio de destaque é o do ex-presidente do Banco Central na Era FHC, Armínio Fraga, que desistiu de votar nulo e anunciou voto em Lula: ‘para que nossa democracia não seja prejudicada’.
- Já Sergio Moro é time Bolsonaro.
Deus acima de tudo.
Bolsonaro é da maçonaria? Lula fez pacto com o diabo? O 2o turno começou com ataques e mentiras envolvendo religião. Ontem, logo pela manhã, as redes bolsonaristas foram incendiadas com a fake news ligando Lula ao satanismo.
- À noite, o TSE ordenou remoção de links ligando Lula à perseguição religiosa. Entre links removidos, estavam o de aliados do presidente, Flávio Bolsonaro, e do jornal Gazeta do Povo.
Break Free
A pergunta.
Quem são as quatro mulheres trans eleitas deputadas em 2022?
Moendo os grãos.
Pela primeira vez, o Congresso Nacional terá representantes transexuais. São duas deputadas federais, Erika Hilton (PSol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), que figuram entre os 50 deputados federais mais votados do Brasil, além de duas deputadas estaduais, Linda Brasil (Psol) em Sergipe e Dani Balbi (PCdoB) no Rio.
Erika Hilton.
Tem 29 anos e foi a primeira mulher trans eleita para a Câmara de SP. Com 50.508 votos, ela foi então a vereadora mais votada do Brasil e agora a nona deputada federal mais votada. Expulsa de casa aos 15 anos por ser trans, recorreu à prostituição, mas seis anos depois voltou a morar com mãe e finalizou os estudos.
Duda Salabert.
Tem 41 anos e é professora de literatura. Em 2018, foi a primeira trans a se candidatar ao cargo de senadora, não tendo vencido, e em 2020 se tornou a primeira vereadora trans de Belo Horizonte. É uma das fundadoras da primeira casa de acolhimento a pessoas trans em situação de rua.
Dani Balbi.
É doutora em literatura pela UFRJ e se tornou a primeira professora trans na universidade. Com 65.815 votos, é a primeira a ocupar cadeira na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e recebeu apoio de famosos como Caetano Veloso.
Linda Brasil.
Aos 49 anos, a fundadora da ONG CasAmor, que acolhe a comunidade LGBTQ, se tornou a primeira deputada trans de Sergipe. Em 2020, ela foi a vereadora mais votada de Aracaju.
Déjà Vu
A notícia.
Elon Musk quer o Twitter – de novo.
Moendo os grãos.
Após meses de novela, o homem mais rico do mundo está novamente interessado em comprar a rede social. Ontem a negociação na bolsa das ações do Twitter teve de ser suspensa após subir mais de 15%, em meio à notícia de que Musk novamente ofereceu US$ 44 bilhões pela aquisição. No dia 17 de outubro, está marcada uma audiência judicial entre Musk e o Twitter depois dele quebrar o contrato e pular fora do negócio.
Premonição.
O ministro da Justiça pediu à Polícia Federal para investigar institutos de pesquisa. Lembrando: pesquisas não têm nenhuma obrigação de acertar resultados sobre eleições. Ao utilizar amostragem específica, metodologia e estatísticas, pesquisas são ferramentas utilizadas pelos próprios candidatos e servem para planejar ações de campanha. Também são bastante usadas por analistas para entender movimentos e tendências do eleitorado.
- Institutos apontaram razões pelas divergências entre levantamentos e resultados das urnas.
Monstro.
O ex-técnico da seleção de ginástica artística do Brasil, Fernando de Carvalho Lopes, foi condenado a 109 anos por estupro de vulnerável contra quatro vítimas. A decisão é da primeira instância de São Bernardo do Campo (SP) e cabe recurso.
Let’s get physical.
Terminando… pioneiros da mecânica quântica foram premiados com o Nobel de Física. Hoje sai o Nobel de Química.
Cai fora.
Para terminar, Tom Brady e Gisele planejam se divorciar. E já contrataram advogados.