“Austrália.” – o país mais bêbado do mundo, de acordo com a ciência. Blame it on a-a-a-alcohol.
Tô Nem AÍ, Tô Nem AÍ
A notícia.
O governo tem 48 horas para explicar o porquê de não exigir vacinação de viajantes ao Brasil.
Moendo os grãos.
O juiz supremo Luís Roberto Barroso pediu ao governo Jair Bolsonaro que explique a decisão de não exigir ‘passaporte da vacinação’ de quem desembarca em solo brasileiro. A ação no Supremo foi iniciada pela Rede que pede no processo que o governo adote a recomendação já feita pela Anvisa (Agência Sanitária) antes mesmo do surgimento da variante ômicron. Bolsonaro é contra os tais comprovantes de vacinação.
Atualizando.
65% dos brasileiros já estão completamente vacinados, e 78% já estão parcialmente imunizados.
Enquanto isso, blefes.
A Petrobras soltou nota técnica explicando que não há decisão tomada sobre o reajuste da gasolina. O comunicado rolou após Bolsonaro dizer, no domingo, que a petroleira passaria a aplicar “pequenas reduções” a partir dessa semana, colocando em dúvida a autonomia da empresa. A CVM, que regula o mercado de capitais, investigará a fala do presidente.
Exterminadores do Futuro
A notícia.
Uma limpeza étnica incitada no Facebook? Tempos modernos, ué.
Moendo os grãos.
Ontem os rohingyas processaram o Facebook em US$ 150 bilhões por genocídio no Myanmar. O pequeno país budista vizinho da Tailândia se tornou palco das piores crueldades no sudeste asiático em 2017 e 2018. No caso, uma megaperseguição contra a minoria muçulmana chamada ‘rohingya’ – uma das minorias étnicas mais perseguidas em todo o mundo.
Hatebook.
A ONU então acusou o Myanmar de genocídio e o New York Times trouxe à tona que o próprio Exército do país alimentou fake news contra os rohingyas. O processo aberto ontem por vítimas rohingyas nos EUA e no Reino Unido afirma que a negligência e os algoritmos da rede ajudaram na limpeza étnica, inflando o ódio. Entre os posts alimentadoss pelos perfis criados por generais: fake news de budistas estupradas por muçulmanos.
Lembrando.
Um milhão de rohingyas viviam no Myanmar, que nunca lhes garantiu cidadania. Em meio aos assassinatos, incêndios e deportações, 700 mill rohingyas cruzaram a fronteira rumo ao Bangladesh. 25 mil foram mortos.
Ainda no Myanmar.
Após golpe militar e julgamento amplamente criticado, a ex-líder Aung San Suu Kyi (que na época da perseguição foi criticada por não pôr um freio no Exército) foi condenada ontem a dois anos em regime fechado. Ela está presa desde o golpe em fevereiro.
Start spreading the news.
Em meio ao avanço da ômicron, a prefeitura da principal cidade americana anunciou ontem a vacinação obrigatória de todos os trabalhadores do setor privado – é a medida mais dura nos EUA contra negacionistas anti-vacina. Ainda em NYC, crianças de 5 a 11 anos terão que apresentar comprovante de vacinação para restaurantes e coisinhas assim. Para Anthony Facui, a nova variante não parece ser tão perigosa, mas cientistas ainda não têm consenso.
Em tempo, entenda a turbulenta história da vacinação obrigatória no Brasil e no mundo.
Let it snow.
Autoridades americanas boicotarão as Olimpíadas de Inverno de Pequim em 2022, um capítulo novinho em folha na disputa entre as duas maiores economias planetárias. A decisão tem como fundo o “genocídio dos uighures em Xinjiang e abuso dos direitos humanos”, afirmou a Casa Branca. O boicote diplomático significa que autoridades não irão, mas atletas estão livres para escolher ir ou não. Em tempo, Biden tem ligação hoje com Vladimir Putin da Rússia.
Eu vejo o futuro repetir o passado.
Em meio ao avanço da ultradireita no mundo, o memorial de Anne Frank foi vandalizado com suásticas e mensagens nazistas nos EUA. As pichações foram feitas em três túneis nos arredores do Anne Frank Human Rights Memorial, que fica no Idaho e é o único monumento do país em homenagem à jovem judia morta no Holocausto e cujos diários ficaram famosos ao relatar como era viver escondida do governo nazista. Tudo acontece no Hannukah – importante feriado judaico.
Marketfeed.
Terminando… BuzzFeed estreou na bolsa de valores. As ações caíram no seu primeiro dia de Nasdaq.
I knew you were trouble.
Para terminar, príncipe William revelou momento ‘cringe’ com Taylor Swift.