espressouse 01

 

Buscar pistas dessa inteligência.” – cientistas desvendaram o DNA de Leonardo Da Vinci e localizaram 14 parentes vivos do gênio italiano. Vitruvian men.


espressonacional 01

 

O Ministério da $aúde Adverte

 

A notícia.

Pela primeira vez, alguém saiu preso da CPI da Pandemia.

 

 

Moendo os grãos.

Acusado de mentir sob juramento, o ex-diretor da Saúde suspeito de cobrar propina por vacina, Roberto Dias, foi preso durante depoimento. A voz de prisão partiu do presidente da CPI, senador Omar Aziz, que surpreendeu inclusive colegas da oposição. Apesar de muitas ameaças de prisões ao longo das últimas 10 semanas de oitivas, esta é a primeira vez que um depoente da CPI é, de fato, detido.

 

 

Quem quer vacina?

Dias confirmou em seu depoimento o encontro com o negociador de vacinas, Luís Paulo Dominguetti, que supostamente teria AstraZeneca, mas negou que tenha pedido US$ 1 de propina por cada dose de vacina; e chegou a chamar Dominguetti de “picareta”. O fato é que o “picareta”, um policial que faz bico representando uma empresinha com sede no Texas (a Davati), chegou a se reunir com gente importante do governo.

 

 

Dias melhores.

A reunião de Dias com o “picareta” Dominguetti contou ainda com a participação de seu amigo ligado ao ramo da saúde, além de um coronel – ex-funcionário do ministério que havia aberto empresa de venda de medicamentos. Este tal encontrinho teria acontecido de forma fortuita sem agendamento prévio. Mas áudios divulgados pela CNN desmentiram a versão de Dias, que já havia marcado o encontro dias antes.

 

 

Patente alta.

Além de mentir sobre Dominguetti, Dias disse que não era sua atribuição negociar vacinas – apesar de ser sua a assinatura no contrato da Covaxin. A todo momento tentou culpar seu antigo superior, Élcio Franco, ex-secretário executivo da Saúde. Para senadores, há dois grupos se estranhando dentro do ministério: um grupo militar ligado a Élcio, Pazuello e outra gang civil, ligada a Dias e seu padrinho político, o deputado Ricardo Barros*.

*Barros já foi ministro da Saúde e é atual líder de governo de Bolsonaro. É de sua autoria a emenda que permitiu importação da Covaxin mesmo sem aval da Anvisa.


espressoimportado 01

 

Gangs of Haiti

 

A notícia.

Assassinato do presidente coloca o Haiti à beira do caos total.

 

 

Moendo os grãos.

O assassinato do presidente Jovenel Moïse a tiros dentro da própria residência oficial na capital Porto Príncipe pegou o mundo de surpresa e marcou o clímax da eterna crise política e de segurança que assola o país. Nas primeiras horas de quarta-feira, homens armados invadiram o palácio, mataram o presidente e partiram. A primeira-dama também foi ferida e está internada em hospital em Miami.

 

 

Piratas do Caribe.

Moïse lidera o Haiti, um dos países mais pobres de todo o mundo, desde 2017, mas já vinha enfrentando imensos protestos pedindo sua renúncia. A história recente do pequeno país caribenho é cheia de golpes, instabilidade política e violência entre gangs e milícias. Mas assassinato de presidente continua algo raro. O primeiro-ministro do Haiti  declarou estado de emergência. O presidente dos EUA, Joe Biden, falou em “assassinato horrendo” e pediu calma.


espressoshots 01

 

Shots Pane no sistema.

Trump entrou na Justiça contra o Facebook, Google, e Twitter, além dos seus três CEOs, Mark Zuckerberg, Sundar Pichai e Jack Dorsey, com processos por suspender a sua conta e “silenciar a voz de conservadores”. O processo é o mais novo capítulo na batalha que Trump trava contra as gigantes tecnológicas desde que ele passou a usar as redes para difundir a teoria fake de que ganhou as eleições do ano passado – o que ele ainda sustenta.

 

 

Shots A grama do vizinho.

Em sua pior derrota desde 2002, Roger Federer caiu em Wimbledon. É e a primeira em 19 anos e apenas a terceira vez que o ex-número um, maior campeão da historia do Grand Slam de Londres, perde nas quadras de grama do All England Club. O polonês Hubert Hukacz que derrubou Federer já havia triado na rodada anterior o atual número dois do mundo.

 

 

Shots Segunda pele.

Terminando… pele sintética que permite aos robôs que “sintam” objetos. Ela também se autorregenera.

 

 

Shots Vitruvianos.

Para terminar, maior castelo de areia do mundo entrou pro Guinness na Dinamarca.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e castelos de areia pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma excelente quinta-feira. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *