“Momento grandioso.” – foi inaugurado o primeiro aeroporto para carros voadores. Fica na Inglaterra. I believe I can fly.
May Day
A notícia.
Bolsonaro participou de atos golpistas em Brasília e SP. No Rio, Daniel Silveira foi a grande estrela.
Moendo os grãos.
Menores e mais moderados do que as manifestações do 7 de setembro, os atos convocados ontem no feriado de 1o de maio, Dia do Trabalhador, não foram menos dramáticos, já que para além de expressar apoio ao atual governo, os atos vieram recheados de ataques aos pilares democráticos, como o Supremo e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que foram equiparados à algo amorfo chamado de “esquerda”.
Em Brasília.
Bolsonaro caminhou pelos manifestantes separados por grades, mas para alívio dos assessore não discursou – aliados e opositores temiam uma escalada ainda mais brusca contra os outros Poderes, principalmente o Poder Judiciário. Em São Paulo, onde manifestantes também traziam cartazes contra o Supremo, o presidente apareceu de forma virtual e, no telão na Paulista, fez um rápido discurso.
No Rio.
As manifestações mantiveram a tônica golpista e autoritária de ‘fechamento dos outros poderes’, mas o ponto alto foi a presença do deputado condenado no Supremo, e perdoado pelo presidente, Daniel Silveira, que afirmou: “aqui não tem teoria da conspiração, é tudo real.” Houve também a presença de um xamã ao estilo ‘invasão do Capitólio,’ mas trajando as cores verde e amarela, por que um bom patriota copia até golpe de Estado – mas honrando as cores da bandeira nacional.
O Dia do Trabalhador…
Também foi utilizado para manifestações pró-Lula. Em SP, centrais sindicais ajudaram a organizar o ato “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”; Lula discursou.
Come On, Vogue
A notícia.
Se L.A. tem o Oscar, NYC tem o Met Gala – e hoje é dia.
Moendo os grãos.
Celebridades e estilistas se encontram hoje no ponto alto do calendário da Costa Leste, o baile beneficente do Metropolitan Museum of Art que marca a abertura da exposição do Costume Institute. Elaborado por Anna Wintour, com ingressos carérrimos e lista exclusivíssima, todos estarão de olho no tapete vermelho do evento mais aguardado do ano. O tema é “Gilded Glamour”, referência à Gilded Age, a Era Dourada nos EUA (1870-1900), época de bonança pós-Guerra Civil.
Hello. It’s Me
A notícia.
A presidente da Câmara dos EUA fez uma visita surpresa à Kiev no sábado.
Moendo os grãos.
Nancy Pelosi, do Partido Democrata da Califórnia, uma das mulheres mais poderosas dos EUA, atrás apenas da vice-presidente na linha de sucessão, se tornou assim a autoridade americana mais importante a visitar a capital ucraniana desde o início da guerra. Pelosi recebeu das mãos do presidente da Ucrânia a medalha da Princesa Olga, a mais alta honraria civil ucraniana e afirmou: “Estaremos aqui até a vitória.”
Falando em visitinhas surpresas.
Angelina Jolie visitou Lviv, cidade perto da Polônia que virou alvo dos russos pela primeira vez há duas semanas. A ativista hollywoodiana foi em missão da comissão das Nações Unidas para refugiados.
Em Mariupol.
A cidade ucraniana mais castigada até agora, cuja captura foi anunciada por Putin na semana passada, 100 mil civis continuam presos sem energia ou comida. Ontem foram iniciadas operações de evacuação por lá.
Em Kherson.
Ucranianos desafiam as ordens russas de implementar o rublo como moeda local desde ontem. A cidade foi a primeira tomada pelos russos, assim que começou a guerra.
A Grande Muralha da China.
Confirmando as piores previsões de quem mora em Pequim, o ‘cenário Xangai’ na capital chinesa vai tomando forma: comer em restaurantes foi proibido, o Universal Studios foi fechado, e os residentes precisam apresentar teste de covid negativo para entrar em locais públicos. A quarentena ainda não é total, mas as restrições vão agravando-se – isso em pleno Feriado do Dia do Trabalho, que na China é um megaferiado movimentado de cinco dias.
It’s a party in the White House.
Após hiato de seis anos, um presidente americano deu as caras no Jantar dos Correspondentes, tradição desde 1921. Boicotado por Trump, Biden discursou (e fez piadas) no jantar em que repórteres e políticos se reúnem para comer, beber e zombar uns dos outros. O anfitrião, o comediante Trevor Noah, pediu a Biden para não desferir tapas, caso se incomodasse com as piadas; Já Kim K e Pete Davidson estiveram presentes e estrearam juntinhos no tapete vermelho.
Lar doce Airbnb.
Airbnb permitirá aos seus funcionários trabalhar de casa para sempre. O CEO da plataforma de aluguel de curto prazo afirmou que a galera poderá trabalhar remotamente de qualquer lugar – seja de casa, do escritório ou viajando em outros países. O salário não será impactado, mas acontecerão reuniões presenciais e retiros com toda a equipe regularmente.
I got to break free.
Fundado em 2012, e vinculado à secretaria de Cultura do Estado de SP o Museu da Diversidade fechou as portas em SP por causa de ordem judicial. Prestes a receber a exposição Duo Drag, do fotógrafo Paulo Vitale, a instituição, que tinha como intuito a preservação e difusão da memória e cultura LGBTQ+, foi alvo de uma ação do deputado Gil Diniz (PL) questionando o contrato de R$ 30 milhões do museu.
Troco likes.
Terminando… Lu, da Magazine Luiza, ultrapassou a Barbie e se tornou a influencer virtual mais seguida do mundo.
First I was afraid, I was petrified.
Para terminar, os cinco ingredientes chaves da vida – as ‘letras’ genéticas do DNA – chegaram em meteoritos.