espressouse 01

 

“Vossa majestade acredita que a pessoa tem a idade que se sente.”  Rainha Elizabeth II rejeitou o prêmio anual de ‘velhinha do ano’ de revista britânica. Que isso, novinha?


espressonacional 01

 

Assim Caminha a Humanidade

 

A notícia.

Presidente do Brasil cometeu crimes contra a humanidade ao gerar “monstruosa tragédia”, conclui parecer final da CPI da Covid.

 

 

Moendo os grãos.

Após maratona de seis meses, 70 oitivas, 200 quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico, e centenas de milhões de arquivos e documentos apreendidos, o documento do relator Renan Calheiros foi finalizado. O relatório pede o indiciamento de 66 pessoas e duas empresas, e atribui 10 crimes a Jair Bolsonaro, incluindo:

 

 

Necrópole.

Duas das acusações mais dramáticas – homicídio doloso e genocídio de indígenas – foram retiradas da versão final após um jantar entre senadores que divergiam sobre como responsabilizar Bolsonaro por sua liderança na maior crise sanitária em um século. Se genocídio saiu do relatório, crime contra humanidade na modalidade “extermínio” se tornou um dos mais emblemáticos contra o presidente.

 

 

Catedral da morte.

O relatório da CPI desvenda uma rede de fake news capitaneada pelo presidente, com a conivência de parte da classe médica (estruturada no gabinete paralelo), que levou o Brasil ao sétimo lugar do mundo na relação de mortes por habitantes. Para além de propina no Ministério da Saúde, “heresia científica”, apostar na ‘imunidade de rebanho’, defender remédios ineficazes, e realizar experimentos com cobaias humanos, o relatório aponta o atraso na compra das vacinas como a omissão mais grave do governo Bolsonaro.

 

 

Daqui pra frente.

O relatório agora terá de ser votado pela comissão de inquérito – o que está marcado para a terça-feira. Depois a CPI enfim encerra seus trabalhos ao enviar toda a documentação aos órgãos de investigação – incluindo PGR (Procuradoria-Geral da República), Ministérios Públicos e Polícia Federal.

 

 

Alguns números do parecer.


espressoshots 01

 

Shots Netflix and chill protest.

Mais de mil funcionários da Netflix participaram ontem de uma greve liderada por funcionários LGBTQ contra o especial de comédia de Dave Chappelle, “The Closer” (2021), que contém piadas transfóbicas. Após ter defendido incialmente a ‘liberdade’ de Chappelle, o CEO da Netflix, disse ontem que “errou” ao lidar com as preocupações de seus próprios funcionários.

 

 

Shots Dinheiro na mão é vendaval.

Com furo de teto de gastos e sem explicar origem dos recursos, o governo anunciou ontem o Auxílio Brasil de R$ 400 – um dia após o lançamento do novo programa social ter sido cancelado. O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou parte do pagamento do benefício fora da regra fiscal e defendeu um ‘waiver’ (licença) para gastar: “queremos um governo reformista… e popular,” afirmou Guedes.

 

 

Shots Zara zerou.

Lojas da Zara em Fortaleza criaram um código para ‘alertar’ a entrada de pessoas “de cor” e pessoas com “roupas simples”, revela investigação da Polícia Civil do Ceará. Detalhes sobre discriminação a clientes foram descobertos após a delegada Ana Paulo Barroso, que é negra, ter sido proibida de entrar na Zara em setembro. Ela abriu boletim de ocorrência por “racismo” e a investigação foi iniciada.

 

 

Shots Hey, Macarena.

Terminando… Sevilha na Espanha começará a nomear as ondas de calor. Por que furacões e tempestades têm de ganhar toda a atenção?

 

 

Shots Pig’s anatomy.

Para terminar, o rim de um porco foi transplantado em um humano pela primeira vez – e deu certo.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e sugestões de nomes para ondas de calor pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma excelente véspera de sexta. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *