espressouse 01

 

“Barulho intolerável.” – Supremo da Itália decidiu, após 19 anos de disputa, que a barulhenta descarga do banheiro de um vizinho viola direitos humanos. Flush royale.


espressonacional 01

 

Ô, Abre-Alas,
Cloroquiners Vão Passar

 

A notícia.

Ministério da Saúde diz que cloroquina é ‘segura’ e vacina não. Real.

 

 

Moendo os grãos.

O ministério comandado por Marcelo Queiroga soltou nota ‘técnica’ em que classifica a hidroxocloroquina como efetiva no tratamento da Covid-19, já a vacina não apresentaria características de eficácia e confiança, diz o documento assinado pelo secretário de Ciência, Inovação e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto. A nota vai contra a OMS (Organização Mundial da Saúde), grande maioria dos cientistas, e a Conitec, órgão técnico do SUS, que pedia a não utilização do tal “Kit Covid”.

 

 

Lembrando.

A cloroquina é propagandeada com unhas e dentes desde o primeiro mês de pandemia (e até hoje) como a cura da covid pelo presidente Bolsonaro. Já o secretário Hélio Neto é uma das pessoas que teve o indiciamento requisitado pela CPI da Pandemia no Senado Federal.

 

 

Enquanto isso.

Rio e São Paulo decidiram adiar o desfile das escolas de samba para abril, Tiradentes, em meio ao aumento dos casos de covid.


espressoimportado 01

 

Roleta Russa

 

A notícia.

Ao invés de invasão militar russa a todo vapor, que tal golpe com um presidente pró-Moscou na Ucrânia?

 

 

Moendo os grãos.

Em meio à movimentação de navios russos, tanques de guerra e mais de 100 mil tropas nas fronteiras ucranianas, o governo britânico afirmou no final de semana que o presidente russo, Vladimir Putin, vem pensando em instalar um governo aliado em Kiev. De acordo com a inteligência do Reino Unido, Putin quer colocar o ex-deputado ucraniano Yevgeniy Murayev como líder de um governo fantoche.

 

 

Montanha russa.

Se o golpe de Estado seria um plano B, ou viria junto com uma guerra, ninguém sabe. Fontes da inteligência americana confirmaram que os EUA também possuem evidência da possível trama russa, mas o possível golpe pró-Rússia gerou ainda mais confusão entre autoridades ucranianas e aliados ocidentais.

 

 

Já na Alemanha.

O comandante da Marinha pediu demissão após afirmação polêmica em uma live de que Putin merece “respeito” e que a Crimeia – território ucraniano anexado pela Rússia em 2014 – jamais voltará a pertencer a Ucrânia. Schönbach ainda disse ser ‘maluquice’ essa história de invasão militar. Então tá.

 

 

Enquanto isso.

Soldados ucranianos se preparam para uma guerra que eles têm certeza de que virá – mais cedo ou mais tarde.


espressoshots 01

 

Shots Fale agora ou cale-se para sempre.

Ômicron: ‘pare o casório’. Após a confirmação de nove casos da nova cepa no país, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden, cancelou o seu casamento e implementou novas restrições – como público máximo de 100 pessoas vacinadas em eventos. Já nos EUA, a Ômicron está finalmente desacelerando. Nos últimos dias, vários estados bateram pico de novos casos da variante e começaram a ver a curva em queda (mas mortes continuam subindo).

 

 

Shots Vou pintar um arco-íris?

A pauta identitária e questões como racismo, homofobia e feminismo devem ficar em segundo plano em um Brasil dominado pelo conservadorismo, é o que revelam debates internos nos principais partidos de esquerda. A pauta LGBTQI+ nas eleições já vem causando tensão e opondo as principais lideranças de siglas tradicionais como PT, PDT e PSB, que preferem focar em desigualdade e desemprego.

 

 

Shots Breaking news.

As próximas duas semanas não serão muito agradáveis para o New York Times. Começa hoje a seleção do júri para o julgamento NYT X Sarah Palin. Resuminho rápido:  em 2017, a ex-governadora do Alasca e ex-candidata à vice-presidente processou o jornal após editorial que erroneamente ligou o ataque contra uma deputada à mapa com ‘distritos de interesse’ que circulou em seu comitê. O NYT corrigiu o erro e desculpou-se.

 

 

Shots You crack me up.

A fábrica de doces Mars Wrigley anunciou que os personagens da M&Ms irão receber novo visual e “personalidades mais cheias de nuances” para um “mundo mais progressista”. Como? Bom, entre as maiores mudanças dos mascotinhos multicoloridos está a botinha go-go que a M&M verde usa dede 1997 – ela receberá tênis “cool” de cano baixo. Já M&M marrom perdeu um pouquinho do salto. A ver como isso os tornarão mais ‘inclusivos’.

 

 

Shots Is this the real life?

Quase terminando… Google vem construindo dispositivo de realidade aumentada para competir com Apple e Meta.

 

 

Shots We do love espresso 😉

Terminando… Itália entrou com processo na Unesco para tornar o café espresso patrimônio cultural.

 

 

Shots Let it snow.

Para terminar, nevou no Saara. Sim, acontece de vez em quando – é super bonitinho.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, M&Ms, café espresso, e suas edições favoritas do Espresso pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma segundinha produtiva. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *