“Will Smith.”
– nome da cabra com a qual Chris Rock foi presenteado pelos colegas comediantes Kevin Hart e Dave Chapelle. I goat you, babe.
Vai Começar o Combatchy
A notícia.
Lula tem 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro – e poderia vence no 1o turno, se eleição fosse hoje.
Moendo os grãos.
Nova pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra o petista com 47% das intenções de votos e Bolsonaro (PL) com 29%. Quando são contabilizados apenas votos válidos (ou seja, descontados os brancos e nulos), o ex-presidente fica com 51%, o que garantiria uma possível vitória no 1o turno. Desde a última pesquisa, Bolsonaro cresceu entre mulheres, e Lula ganhou pontos entre homens. A PEC das Bondades Eleitorais e o discurso golpista de Bolsonaro parece ainda não ter impactado os números.
- Entre jovens de capitais: Lula marca 51% e Bolsonaro, 20%.
Procura-se: terceira via?
Ciro Gomes (PDT) marca 8% e Simone Tebet (MDB) tem 2%.
Don’t Cry For Me, Argentina
A notícia.
Após apenas 24 dias, caiu a ministra da Economia da Argentina.
Moendo os grãos.
Em meio aos desentendimentos entre o presidente Alberto Fernández e a sua vice Cristina Kirchner – que já foi presidente –, caiu mais um ministro da Economia. Após a abrupta demissão de Martin Guzmán (que não se bicava com Kirchner), caiu ontem Silvina Batakis, e quem entra agora é o atual presidente da Câmara, Sergio Massa, que já foi chefe de gabinete de… Kirchner, ao substituir justamente Fernández então.
- Novo ministro ganhará superministério, já que Alberto Fernández resolveu juntar as pastas de Economia com Desenvolvimento, Agropecuária e Pesca.
Um pasito pa’ atrás.
Os EUA estão em recessão técnica. Ou seja: dois trimestres seguidos de recuo no desemepenho de sua economia. Ontem o país divulgou que seu PIB* caiu 0,9% no segundo trimestre. E como se sabe, quando os EUA espirram, o mundo sente. Ainda assim, apesar da queda no PIB, o consumo subiu 1%, o que demonstra a força da economia americana, de acordo com analistas do Financial Times. Vem recessão de fato por aí? Não há consenso.
*Produto Interno Bruto: soma de todas as riquezas produzidas no país.
Não passarão.
O Recife proibiu homenagens a torturadores, violadores de direitos humanos e pessoas que participaram da Ditadura Militar (1964-1985). A nova lei sancionada ontem pelo governador João Campos (PSB) vale para denominações de ruas, prédios, monumentos, bustos, estátuas e totens. O projeto havia sido aprovado pela Câmara Municipal do Recife em junho.
DEMO-cracia.
Em apenas 24 horas, a carta pró-democracia idealizada pela USP (Universidade de SP) com 3 mil signatários, de grandes empresários à FIESP (Federação das Indústrias de SP), juristas, e banqueiros, agora já passou de 100 mil assinaturas. Ontem a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) declarou um segundo manifesto pró-democracia. O documento da USP será lançado no dia 11 de agosto em uma grande cerimônia.
- Enquanto isso: Bolsonaro acusou banqueiros de assinarem o manifesto após “paulada” do Pix. Acreditou? A carta conta com Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, por exemplo.
Verde não é a cor mais quente.
Terminando… após 60 anos, Sprite passará pelo primeiro grande redesenho e não virá mais em garrafinhas verdes.
Moonwalk.
Para terminar, jaqueta usada na Lua em 1969 se tornou o artefato americano mais caro já leiloado.