“A arte é mais metafísica que jurídica. Mas a pergunta diante da corte é outra.”
– artista da famosa banana presa com fita adesiva foi processado por infringir direitos autorais.
This shit is BA-NA-NAS.
Choro Against The Machine
A notícia.
Bolsonaro esforça-se para destruir as eleições e a democracia brasileira – o mundo assiste atônito.
Moendo os grãos.
Ao elevar suas mentiras eleitoreiras de política doméstica para assuntos externos, e convocar o corpo diplomático estrangeiro em Brasília para destilar teorias conspiratórias das mais patéticas, o presidente golpista deixa claro que não aceitará o resultado da eleição de 2022, caso perca. É algo inédito, e as instituições não saberiam lidar com esta novidade golpista que se insinuou no século 21.
O golpe tá aí.
O PowerPoint narcísico do presidente (cheio de fotos das motociatas) e erros grosseiros (como ‘brienfing’) não impactou em nada os embaixadores, que viram ‘tática trumpista’ nos ataques às urnas. Mas o golpe está agora oficializado e caminha a todo vapor, anunciado pelo próprio presidente do Brasil. Se o golpe de Estado terá sucesso é uma questão de pagar para ver. Para o New York Times, Bolsonaro demonstrou a “prévia de sua estratégia” contra possível derrota.
- Lembrando: Não existe nenhuma prova de fraude desde 1996 quando o Brasil votou pela primeira vez usando o voto eletrônico.
VOTE
Entre as mentiras de Bolsonaro.“Quando ele (eleitor) apertava número 1 e depois ia apertar o 7, aparecia o 3 e o voto ia para outro candidato.”
- É falso: esta desinformação circulou inicialmente em 2018 ainda no 1o turno. No vídeo em questão, o TRE-MG provou ter sido montagem. Em outro vídeo, tentam utilizar número 17 para votar em governador, quando não existia a opção em questão no estado.
“Inquérito da PF que foi aberto após o segundo turno de 2018, onde um hacker falou que tinha havido fraude nas eleições”
- É falso: Houve acessos não autorizados ao sistema do TSE e informações como troca de e-mails. Mas em nenhum momento o hacker afirmou, ou a investigação detectou, ter havido fraude nos resultados. O aceso ao sistema não configura acesso às urnas no dia da eleição, visto que as máquinas não estão conectadas à internet e não podem ser acessadas.
“É impossível fazer auditoria aqui no Brasil.”
- É falso: Os sistemas de votação podem ser requisitados para verificação a qualquer momento. É possível fazer auditoria antes e após a eleição.
“Não há como conferir a apuração.”
- É falso: a apuração é pública e pode ser acompanhada ao vivo no site do TSE. Além disso, os próprios partidos políticos, a OAB e outras entidades fiscalizam a contagem.
Enquanto isso…
Elogios do Tio Sam.A Embaixada dos EUA no Brasil afirmou ontem que o sistema eleitoral brasileiro “é modelo para o mundo.”
Drop it like it’s hot.
Joe Biden deve declarar emergência climática ainda nessa semana. A medida é polêmica e tem sido estudada pela Casa Branca, em meio à crise climática e ondas de calor recorde. Ao decretar emergência climática, o presidente conseguiria o poder para interromper exploração de petróleo em terras federais e gastar mais com projetos de energia solar, eólica e outras fontes limpas.
- Ainda nos EUA, deputadas democratas como Alexandria Ocasio-Cortez e Ilhan Omar foram detidas próximo ao Supremo por protestar contra a (re)criminalização do aborto.
Tech wars.
Amazon entrou na Justiça contra mais de 10 mil administradores de páginas no Facebook – a gigante do e-commerce vem lutando contra notas e reviews falsos de seus produtos. Já a Meta, dona do Face, conseguiu que agência antitruste do Reino Unido revisasse o caso do Giphy. A gigante de tecnologia havia sido informada de que teria que se desfazer da compra de US$ 315 milhões dos GIFs.
Arteiro.
Aos 93 anos, morreu o colecionador de arte Gilberto Chateaubriand. Considerado o brasileiro com a maior e mais qualificada coleção de arte moderna e contemporânea do país, o filantropo é filho de Assis Chateaubriand que trouxe a TV para o Brasil nos anos 1950. Sua coleção tem mais de 8 mil obras de arte e ele estava também no board do MoMA, em NYC, e envolvido com diversos museus brasileiros.
Profits and no chill.
Terminando… Netflix perdeu quase um milhão de subscribers no último trimestre – mas Stranger Things parece ter segurado o êxodo de assinaturas.
Aonde estão meus olhos de robô.
Para terminar, Morti, robô de quatro patas, ensinou a si próprio a andar pela primeira vez.
Em processo de aprendizado parecido com o de animais.