“São reações mais sutis.”
– gatos prestam atenção em você… mesmo quando parece que eles te ignoram, de acordo com novo estudo. I see you, baby, shaking that ass.
I’m Leaving on a Jet Plane
A notícia.
Lula enfrenta críticas após viajar ao Egito para participar da COP27 em jatinho particular de empresário.
Moendo os grãos.
O presidente eleito ganhou as eleições prometendo desfazer os danos ambientais causados por Bolsonaro e recolocar o meio-ambiente no topo da agenda de prioridades do país. O desmatamento atingiu a maior alta em mais de 15 anos no governo Bolsonaro. Mas a decisão dele de viajar para o encontro climático da ONU a bordo do avião do empresário José Seripieri Filho, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde, causou polêmica entre opositores e também aliados.
- O empresário já delatou uso de ‘caixa de 2’ na campanha de José Serra.
Um amor em cada (aero)porto.
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin minimizou: “[O empresário] está indo junto para COP. Não tem empréstimo, estão indo juntos no mesmo avião”. Lula chegou a ser alertado sobre custo político do jatinho, mas não viu alternativa. Apesar de eleito, ele ainda não tem direito a avião da FAB e teria de pedir emprestado ao governo Bolsonaro. A opção de voo comercial foi descartada, pois sua presença no aeroporto e no próprio avião poderia causar tumulto.
Enquanto isso, no Egito.
Ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro, Joaquim Leite, criticou líderes políticos que foram a COP27 em jatinhos e cobrou redução da emissão de carbono.
I’m Back, B*tches
A notícia.
Trump, que sofreu impeachment duas vezes, vem aí – de novo
Moendo os grãos.
Começou a corrida do Partido Republicano para a Casa Branca em 2024 e o ex-presidente derrotada nas eleições de 2020 anunciou ontem a pré-candidatura. Trump, o primeiro presidente em 200 anos de democracia americana a não aceitar a derrota eleitoral (e alegar ‘fraude’), enfrentará dura oposição dentro do próprio partido pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, que também quer ser candidato.
- Mais uma péssima notícia para Trump: a sua candidata ao governo do Arizona, Kari Lake, foi derrotada no estado historicamente republicano.
It’s a Big, Big World After All
A notícia.
Mundo chegou a 8 bilhões de habitantes – a imensa maioria vive em sistemas não democráticos.
Moendo os grãos.
A população mundial bateu a incrível marca de 8 bilhões, de acordo com a ONU. É um crescimento sem precedentes no ultimo século. Em 1925, eram 2 bilhões de seres-humanos rondando o planeta; em 1975, já eram 4 bilhões – e agora, em menos de 50 anos, dobramos população mundial novamente. Tudo graças ao avanço da ciência e da medicina, já que mortalidade infantil e pobreza extrema caíram, e novos medicamentos foram descobertos e criados.
Agora chega.
Em 2080, no entanto, a população atingirá seu pico, cerca de 10,4 bilhões, e então, após algumas poucas décadas, começará a cair – pela primeira vez na História. Em meio à diminuição na quantidade de filhos e menores taxas de fertilidade, diversos países já não produzem bebês suficientes para manter a população em crescimento. Até 2050, diversos países europeus perderão 1% de sua população.
De olho.
Mapas e infográficos explicam e ilustram brilhantemente como mundo chegou a 8 bilhões de pessoas.
Moscou contra 007.
Enquanto as maiores economias mundiais se reúnem em Bali para o G-20, a Rússia – cujo presidente Vladimir Putin não compareceu (o ministro Sergei Lavrov foi em seu lugar) –, atacou a capital ucraniana com mísseis e também a Polônia. O ataque aconteceu em meio ao discurso do presidente ucraniano que apareceu por vídeochamada e se referiu ao grupo como G-19 (ignorando a existência da Rússia). Bolsonaro, por sinal, decidiu não comparecer ao G20.
- Já o chinês Xi Jinping, um dos principais aliados de Putin, fez criticas indiretas à Rússia, um dia após se encontrar com Joe Biden. Ui.
PRF 40 graus.
Ministério Público do Rio pediu afastamento do diretor-geral da Polícia Federal Rodoviária, Silvinei Vasques, do cargo por 90 dias. De acordo com o MP, Vasques fez “uso indevido do cargo, com desvio de finalidade, bem como uso de símbolos e imagens da PRF para favorecer a reeleição de Jair Messias Bolsonaro.”
Bezos, me liga.
O quarto homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, anunciou em entrevista para a CNN que doará parte de sua fortuna de US$ 124 bilhões. É a primeira vez que o CEO da Amazon faz esse tipo de promessa, que acontece após críticas de que sua ex-esposa é muito mais ativa no mundo filantrópico do que ele.
- Em tempo, Bezos planeja mandar a namorada ao espaço em 2023.
Category: bad bitch.
Com 9 indicações, Beyoncé lidera os Grammys 2023 e igualou recorde de indicações do marido Jay-Z, que tem um total de 83 nomeações, seguido por Paul McCartney com 81; Beyoncé tinha 79 até ontem. Já Anitta, indicada na categoria revelação, fez história ao se tornar a primeira brasileira, desde Astrud Gilberto em 1965, entre as principais categorias do Grammy.
Climão.
Após Van Gogh, Picasso e Monet, ativistas climáticos se voltaram ontem contra a obra do austríaco Gustav Klimt, “Morte e Vida”, que foi alvo de um líquido preto. Dias atrás, ambientalistas jogaram cola na obra “O Grito”, de Munch, em Oslo.
A Copa do mundo é nossa
(menos dos gays).
Terminando… a CBF iniciou campanha para despolitizar camisa da seleção e desassociá-la do bolsonarismo. Faltam 4 dias para a Copa.
Baby.
Para terminar, trecho da praia de Ipanema será batizado de Dunas de Gal.