“A maior produção britânica da década”
– Quentin Tarantino tem assistido muito Peppa Pig ultimamente. Tá aí um Espressou-se que achávamos que nunca escreveríamos.
Tiro, Porrada, Morte e Bombas
A notícia.
Aos gritos de “aqui é Bolsonaro”, policial penal invadiu festa e assassinou aniversariante petista.
Moendo os grãos.
Em Foz do Iguaçu (PR), Marcelo Arruda, 50 anos, guarda municipal que já foi tesoureiro do partido, comemorava aniversário temático com fotos de Lula, quando o policial apareceu de carro, xingou, e foi embora. Ele depois retornou armado e foi iniciada uma troca de tiros. O PT afirma que Marcelo foi vítima de ódio e violência política; o bolsonarista está no hospital sob custódia da polícia. “Apareceu do nada, dizia que ia matar todos os petistas, ninguém o conhecia,” afirmou ao Globo o filho do militante morto.
- Casos de intolerância política se acumulam nessa pré-campanha: só na quinta passada, a sede da Folha de S. Paulo foi alvo de um tiro, comício de Lula no Rio foi alvo de bomba caseira, e o carro do juiz que mandou prender o pastor e ex-ministro Milton Ribeiro foi atingido por fezes.
Piscininha, Amores
A notícia.
Manifestantes no Sri Lanka invadem casa do presidente, mergulham na piscina e tiram sefies – presidente promete renunciar.
Moendo os grãos.
Manifestantes dizem que continuarão na residência presidencial até que pulem fora o primeiro-ministro e também o presidente do Sri Lanka, país de maioria budista, vizinho à Índia. O presidente Rajapaksa deve renunciar nesta quarta-feira, de acordo com o líder do governo no Parlamento, mas o próprio presidente ainda não foi visto e nem falou nada desde que invadiram a sua casa no sábado.
Occupy Sri Lanka.
Há cerca de três meses, o Sri Lanka, uma ilha com população de 22 milhões, assiste aos maiores protestos desde que se tornou independente em 1948. Há anos, os dois irmãos Rajapaksa dominam o país. Em maio, a população já havia tentado invadir a residência dos Rajapaksas; e o Exército fez uma operação para salvá-los no meio da noite.
Super Mario Shinzo
A notícia.
Assassinato do ex-premiê Shinzo Abe choca o Japão, país praticamente sem mortes por arma de fogo.
Moendo os grãos.
Em ano eleitoral, o primeiro-ministro mais longevo da Historia do Japão foi morto a tiros em comício na cidade de Nara na sexta-feira. Ele fazia campanha para um candidato de seu partido nas eleições legislativas que aconteceram ontem. Um homem de 41 anos foi preso, ele serviu na Marinha, e produziu a arma do crime na própria casa – onde foram encontradas outras armas de fabricação caseira.
RIP.
O atual primeiro-ministro Fumio Kishida, do mesmo partido de Abe, suspendeu as campanhas: “um ato bárbaro que não pode ser tolerado”. Abe, de 67 anos, chegou a ser levado ao hospital, mas após muito sangramento não resistiu. Um dos tiros atingiu o pescoço. Após quatros mandatos como líder do Japão, ele renunciou em 2020 por problemas de saúde. Líderes mundiais como Obama lamentaram. Ontem o secretário de Estado dos EUA participou do funeral.
- O mundo boquiaberto: política de tolerância zero às armas tornou o Japão um dos países mais seguros do mundo. Para efeito de comparação, 9 japoneses dentre 125 milhões foram mortos por arma de fogo em 2018, 40 mil foram assassinadas por arma de fogo nos EUA no mesmo ano.
GoT: Game of Tweets.
Como ninguém todo mundo esperava, Elon Musk desistiu de comprar o Twitter. Após meses reclamando e colocando em dúvida dados da rede social, usuários e tal, o bilionário formalizou o fim do contrato de compra. De acordo com Musk, o Twitter não informou o número correto de ‘robôs’ na plataforma, que agora pretende processá-lo por quebra de contrato.
Lei da selva.
PF prendeu mandante dos assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira. O narcotraficante peruano Rubens Coelho, conhecido como “Colômbia”, que também tinha nacionalidade brasileira, foi preso na sexta-feira. Ele era chefe de um esquema de lavagem de dinheiro por meio de pesca ilegal, e teria ordenado colocar a “cabeça de Bruno a leilão,” pois o indigenista ameaçava seus interesses.
Direitos abortados.
Criticado pela reação fraca e lenta após a Suprema Corte derrubar o direito constitucional ao aborto, Joe Biden assinou na sexta-feira ordem executiva que garante acesso a medicamentos abortivos como pílulas anticoncepcionais, além de outros métodos contraceptivos. O fato é: o texto é super vago e em essência o governo não tem meios para se contrapor à decisão do Supremo.
- Enquanto isso, o comitê parlamentar que investiga a tentativa de golpe de Trump ouviu a portas fechadas o ex-advogado da Casa Branca, Pat Cipollone.
It’ll be okay.
Shawn Mendes suspenderá turnê mundial para focar na saúde mental. Em tempo, adolescentes podem aprender a lidar com o stress em menos de 30 minutos. Um estudo mostrou que uma aula de meia hora focada em diminuir a ansiedade possui poderosos efeitos na saúde mental dos jovens.
Wimble-done!
Novak Djokovic venceu Wimbledon pela 4a vez seguida e levou seu 21o Grand Slam. Ele deve perder torneios futuros, já que não é vacinado contra a covid.
Lotação máxima.
Terminando… hoje é o Dia Mundial da População. Em 2022, a população mundial atingirá o recorde de 8 bilhões de pessoas.
This is not a test!
Para terminar, Anitta e Missy Elliott trabalham juntas em uma música.