“O templo se encontra sem monges.”
– templo budista na Tailândia se viu sem nenhum monge para contar a história, após todos serem pegos em teste de drogas. Carpe diem.
Micro Pen…Drive
A notícia.
Com Eduardo Bolsonaro no camarote (para distribuir pen-drives), Brasil se classificou para as oitavas de final.
Moendo os grãos.
Enquanto bolsonaristas ditos patriotas insistem em tocar o seu golpismo de uma nota só em frente a quartéis, o deputado federal Eduardo Bolsonaro estava sorridente e alegre assistindo ao jogo do Brasil em camarote no Qatar, mas o flagra não pegou muito bem entre apoiadores. Em meio às críticas, o filho 03 do presidente não reeleito se defendeu: “Espero que você não creia que aqui no Catar só se fala em Copa,” e explicou ter ido ao país-sede levar pen drives com “vídeos em inglês explicando a situação no Brasil”.
- 003 contra o comunismo: a viagem de Eduardo Bolsonaro ao Oriente Médio vai durar 12 dias, informou a Câmara dos Deputados.
No campo.
Casemiro marcou o único gol da seleção na partida de segunda-feira. Tá mais que bom. Tá ótimo. Em 1950 e em 2018, o Brasil empatou com Suíça, agora, pela primeira vez, finalmente vencemos os suíços em uma Copa do Mundo. O Brasil enfrenta amanhã, às 16h, Camarões, mas já estamos classificado para as oitavas.
- Neymar treinou ontem em piscina e disse estar ‘zerado’ e pronto para participar das oitavas de final.
Ainda no Catar.
Homem que invadiu o campo com bandeira LGBTQ+ (e camisa de super-homem com “Salve a Ucrânia” na frente e “respeite iranianas” no verso) foi banido da Copa do Mundo e expulso do país. Ontem a Argentina venceu Polônia e o sonho de Messi, o sul-americano com mais jogos em Copas, continua vivo; Austrália venceu a Dinamarca e voltou às oitavas após 16 anos.
No Brasil.
Pelé foi internado, mas seu quadro é estável. A notícia repercutiu no mundo.
I Want To Break Free
A notícia.
Antevendo-se ao Supremo, Senado dos EUA aprovou lei histórica de proteção ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Moendo os grãos.
Com apoio bipartidário, os senadores americanos aprovaram nova lei que denota uma real mudança na cultura política americana ao longo das últimas décadas. Por 61 a 36, incluindo 12 votos de senadores republicanos, o casamento igualitário foi concretizado como parte da legislação federal, protegendo assim todos os casais que firmaram laços desde que o Supremo dos EUA considerou a união entre pessoas do mesmo sexo um direito constitucional, em 2015.
Nada está garantido.
E a vigilância é eterna, já que direitos consagrados podem desaparecer num piscar de olhos, como deixou claro o Supremo, em junho, ao extinguir a constitucionalidade do direito ao aborto, que havia sido garantido ainda em 1973. Desde então, após a derrubada de Roe v. Wade, criou-se o entendimento de que o atual Supremo dos EUA – de maioria ultraconservadora – viria para cima do casamento igualitário e dos métodos contraceptivos em seguida.
Ainda nos EUA.
Líder de grupo de extrema direita foi condenado por sedição – o mais grave tipo de conspiração – ao ajudar a atacar o Capitólio no dia 6 de janeiro, quando trumpistas tentaram pôr fim à certificação de Joe Biden.
Brilho eterno de uma mente sem lembranças.
Dois meses depois dos laboratórios fabricantes anunciarem resultados “históricos” sobre sua droga experimental contra o Alzheimer – a forma mais comum de demência –, os primeiros dados de um estudo clinico foram divulgados. Lecanemab parece ser de fato promissor. O medicamento retardou em cerca de 1/4 a progressão da doença terminal ao atacar uma proteína cerebral específica, mas ainda é preciso cautela.
Vou nas asas de um tucaninho.
Eduardo Leite será o próximo presidente do PSDB. O governador do Rio Grande do Sul passa a comandar os tucanos a partir de 2023. Já no Partido Novo, o membro-fundador – suspenso no mês passado por anunciar apoio a Lula – João Amoedo anunciou sua desfiliação: “O Novo atual idolatra mandatários, não reconhece os erros, ataca os Poderes constituídos da República e estimula ações contra a democracia.”
- Enquanto isso: Faltando 30 dias para o fim de seu governo, Bolsonaro – irritado com aproximação entre Lula e Arthur Lira – agora enfim tenta tirar o ‘orçamento secreto’ das mãos do Congresso.
Lulapalooza.
A posse de Lula deve contar com um público de 150 mil pessoas e terá um line-up de peso que inclui desde Caetano Veloso, Gil, Emicida e Gabi Amarantos passando por Pablo Vittar, Ludmila e Valesca Popozuda. Em tempo, uma juíza voltou a negar que Chico Buarque seja autor de “Roda Viva”, mas ele é.
Keeping up.
Kim Kardashian disse estar reavaliando sua relação com a Balenciaga após a controversa campanha de fim de ano, na qual crianças apareciam com bolsas de ursinhos, mas os ursinhos apareciam com o que parecia ser vestimenta BDSM (sigla que denomina prática fetichista sobre dominação e sadomasoquismo). A marca excluiu toda a campanha das redes.
- Em tempo, Kim e Kanye finalizaram papelada do divórcio, o rapper pagará mensalmente US$ 200 mil de pensão.
(Un)wrapped.
Terminando… Bad Bunny foi o artista mais ouvido do mundo no Spotify – pelo terceiro ano seguido.
Quem quer pão?
Para terminar, “250 gramas de mágica e perfeição”: baguete francesa é patrimônio cultural da Unesco.
Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, baguetes, e seus artistas mais ouvidos de 2022 pra espresso@espressonoticia.com. br
É Copa, é Natal, é fim de ano… ficar sem não dá! Estamos aqui.
Uma excelente véspera de sexta. Até amanhã.