“Não vai. A lugar. Nenhum.”
– é a mensagem mais que romântica que Ben Affleck colocou na aliança de J.Lo.
Florão da América
A notícia.
Bolsonaro entregará uma Amazônia com recorde de desmatamento. Em 4 anos, desmate total foi 59% superior às gestões anteriores.
Moendo os grãos.
O Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), órgão do Ministério de Ciências, divulgou nessa semana a taxa de desmatamento anual, que vai de agosto de 2021 a julho de 2022, e a derrubada de florestas ficou em 11.568 km², é segunda pior marca em 15 anos, mas ainda assim houve uma queda de 11% quando comparada com a taxa de desmatamento dos 12 meses anteriores.
É a primeira queda desde 2017.
Mas a taxa de desmatamento ainda é alta e o novo governo Lula herdará um desmatamento recorde. Neste ano, assim como no ano passado, o governo Bolsonaro repetiu a estratégia de esconder os dados durante a COP, a conferência climática da ONU. Nesta COP27, quando perguntado sobre dados do desmatamento, o ministro do Meio Ambiente afirmou: “não faço ideia!”.
Camarão Que Dorme A Onda Leva
A notícia.
Sem necessidade de vitória, seleção enfrenta hoje Camarões.
Moendo os grãos.
Já classificado para as oitavas, o Brasil entra em campo, às 16h, com time misto e os reservas devem ser escalados. Tite revelou que Daniel Alves, 39 anos, jogará. É a terceira vez que as duas seleções se enfrentam em Copas do Mundo e, se depender do histórico, há grandes chances de goleada, o que garantiria o primeiro lugar do Brasil no grupo.
Pela primeira vez.
Um jogo da Copa do Mundo foi apitado por mulheres. Após uma espera de 92 anos, um trio de arbitragem inteiramente feminino comandou uma partida da Copa do Mundo masculina de futebol. A árbitra principal Stéphanie Frappart, da França, a 1a árbitra assistente, a brasileira Neuza Back, e a 2a árbitra assistente, a mexicana Karen Diaz Medina, conduziram o jogo entre Alemanha e Costa Rica, e fizeram história como as primeiras árbitras escaladas pela Fifa.
- Lembrando: Durante 40 anos, de 1941 a 1979, mulheres foram proibidas por lei de jogar bola no Brasil. A primeira mulher árbitra no mundo estreou justamente na década de 1970: a brasileira Léa Campos.
E apesar de ganhar da Costa Rica.
Alemanha foi eliminada na fase de grupos – pela segunda Copa consecutiva. Uma derrocada sem precedentes para a seleção tetracampeã que venceu em 2014, ficou em terceiro em 2010 e 2006, foi vice em 2002, mas desde que fez 7 a 1 contra o Brasil não consegue avançar em Copas. A ‘maldição do 7×1’ é deles, não nossa.
Morte lenta.
União Europeia alertou Elon Musk de que o Twitter pode ser banido no continente, caso não siga as claras regras de moderação de conteúdo – que visam combater fake news e discurso de ódio. Em tempo, sem muito alarde, o Twitter interrompeu seus guidelines de combate à desinformação contra a covid. Propagar mentiras sobre uma doença que pode levar à morte é mesmo ‘liberdade de expressão’?
Meu coração é vermelho.
Congresso Nacional foi iluminado de vermelho ontem, Dia Mundial de Combate à Aids. “Combater estigma e exclusão é urgente,” afirmou a ONU. Lembrando: Bolsonaro não foi um aliado no combate à aids. Pelo contrário, trabalhou para estigmatizar vítimas da doença e afirmou que vacina da Covid causa Aids – ele é investigado no Supremo pela afirmação inconsequente. O governo Bolsonaro também reduziu verbas para tratamento de aids no país.
Robocop, is that you?
A polícia de São Francisco ganhou direito de usar robôs assassinos em suas missões de patrulhamento. Por 8 a 3, a capital tech do mundo garantiu à força policial a habilidade de usar robôs armados controlados por controle remoto – apesar das questões éticas envolvidas na novidade distópica.
Geek’d up.
Terminando… começou a Comic Con em SP, maior evento da cultura geek, após dois anos de forma virtual.
Manda foods.
Para terminar, cores do prato podem influenciar gosto da comida psicologicamente; evite prato vermelho.
Fica a dica.