espressouse 01

 

“Significativo com muitas ramificações.” – Netflix se prepara para oferecer jogos de vídeo game, além de séries e filmes. Win and chill.


espressonacional 01

 

Saúde É o Que Interessa

 

A notícia.

Coronéis, atravessadores de vacinas, negociatas paralelas no Ministério da Saúde: a CPI tá animada.

 

 

Moendo os grãos.

A tragicomédia da pandemia no Brasil continua com novos capítulos, enredos intricados, e a covid ainda ceifando milhares de vidas. Ontem na CPI que investiga a atuação do governo durante a pior crise sanitária em mais de um século, Cristiano Carvalho, que é representante da empresa Davati Medical Supply, depôs e nos apresentou a diversos novos personagens.

 

 

Conta mais.

O representante da Davati no Brasil afirma que o policial que fazia bico como atravessador de vacina, Luiz Paulo Dominguetti, foi quem o levou até o Ministério da Saúde. Ate então, Cristiano nunca tinha trabalhado com governos, mas a insistência e procura do próprio ministério – que foi atrás da Davati, diferentemente do que fez com o Pfizer – o fez embarcar nessa.

 

 

Coronelismo.

O que fiou claro são os vários personagens de origem militar, e de que havia dois grupos paralelos dentro do Ministério da Saúde negociando vacinas inexistentes da AstraZeneca através da intermediação de uma empresa sem nenhum tipo de credencial, a Davati, enquanto grandes laboratórios mal conseguiam ter e-mails lidos.

 

  1. O grupo de Roberto Dias, ex-sargento da Aeronáutica, servidor de carreira há 20 anos, e ex-diretor de Logística do ministério acusado de pedir propina de US$1 por vacina, inclui o Coronel Blanco, ex-assessor de Dias, que teria armado o encontro de Dias com Cristiano e Dominguetti.

  2. Já o grupo do Élcio Franco, ex-secretário e número dois do ministério na gestão de Pazzuelo, contava com reverendo Amilton, que é presidente de uma ONG bolsonarista, e coronel Hélcio Bruno, que possui o Instituto Força Brasil, outra ONG bolsonarista acusada de fake news. Eles levaram a Davati para encontro com alto escalão do ministério.

 

 

Coffee break.

O Congresso entra hoje em recesso por duas semanas e a CPI aperta pause neste período.


espressoimportado 01

 

Wait a Minute, Mr. President

 

A notícia.

Comandantes das Forças Armadas chegaram se preparar para frear tentativa de golpe de Trump.

 

 

Moendo os grãos.

O medo do alto comando militar de que o então presidente utilizasse os militares para tentar um golpe após a eleição era real e planos para preveni-lo foram discutidos, de acordo com o novo livro “I Alone Can Fix It: Donald Trump’s Catastrophic Final Year”*, de dois jornalistas do Washington Post. Eles descrevem o pacto entre generais para se autodemitirem, caso Trump tentasse algo. O ex-presidente reagiu ontem: “Ridículo! Se eu fosse dar um golpe nem usaria o general Miley”. General Miley não quis comentar relatos do livro.

*Tradução livre: “Eu sozinho resolvo: O catastrófico último ano de Donald Trump”.


espressoshots 01

 

Shots Ay, caramba.

Supremo Tribunal da Espanha classificou o lockdown na pandemia de inconstitucional e a galera multada por furar a quarentena agora terá o direito de processar o governo por reembolso. Já no Japão, o número de casos diários bateu a maior marca em mais de seis meses – e as Olimpíadas vêm aí. Nos EUA, em meio à variante Delta, Los Angeles voltará e exigir máscaras. Aqui no Brasil, o governador João Doria foi diagnosticado com covid pela 2a vez.

 

 

Shots Tudo azul.

A Blue Origin de Jeff Bezos revelou ontem o nome do quarto passageiro de seu primeiro voo espacial tripulado. É um adolescente holandês de 18 aninhos, Oliver Daeman, filho de um executivo de fundos de investimento. Ele tomará o lugar do vencedor do leilão de US$ 28 milhões, que decidiu embarcar em viagem futura. Oliver se tornará a pessoa mais jovem a visitar o espaço, e viajará ao lado de Bezos, do irmão de Bezos e de Wally Funk, 84 anos, ícone da aviação americana.

 

 

Shots Wear sunscreen.

 

A Johnson & Johnson retirou das prateleiras cinco de seus protetores solares, após testes revelarem que os produtos continham baixa porcentagem de benzeno, um químico que pode causar câncer.

 

 

Shots Fly me to the moon.

Terminando… pedra lunar retirada em 1972 por Apolo 17, última missão tripulada da NASA, enfim ajudou a responder algumas perguntas sobre a Lua.

 

 

Shots Hieróglifos.

 

Para terminar, os emojis que devem estrear no iPhone nesse ano.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, emojis, e Netflix games pra espresso@espressonoticia.com.br

Happy Friday!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *