“Crash detection.”
– é o nome da nova função do iPhone14 que tem acionado erroneamente a polícia ao confundir montanha-russa com acidente. Stop telephoning me.
Então Fica Caladinho
A notícia.
Relatório paralelo sobre urnas está pronto, mas Bolsonaro pediu à Defesa que não o revele, pois não apresentou irregularidades.
Moendo os grãos.
Após meses de muito barulho e perguntas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Ministério da Defesa se mantém calado e, 10 dias após o primeiro turno, se nega a responder pedidos de informação sobre a fiscalização e a data para divulgação do tal relatório. Lembrando: Após trocar todo o Alto Comando das Forças Armadas* no ano passado, Bolsonaro passou a utilizar os militares na cruzada para desacreditar urnas e o processo eleitoral.
*Quando foram trocados, de uma só vez, os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica na pior crise militar desde 1977.
Enquanto isso.
Na véspera do feriado, o presidente voltou a atacar a segurança e a legitimidade das urnas e da Justiça Eleitoral, e foi além: pediu aos seus eleitores que cerquem seções eleitorais: “De verde e amarelo, vamos votar. E mais que isso, vamos permanecer na região da seção eleitoral até a apuração do resultado.” O nosso próprio ‘6 de janeiro’ vem aí?
- 6 de janeiro de 2021: é a data da primeira tentativa de golpe de Estado nos EUA, quando milhares de trumpistas invadiram o Capitólio (Congresso) na tentativa de impedir a certificação da vitória de Joe Biden; 5 pessoas morreram.
Já no feriado, guerra santa.
Lula foi a Salvador e esteve nas periferias do Rio; Bolsonaro esteve em Minas e Aparecida (SP), onde causou muita confusão; bolsonaristas hostilizaram a TV Aparecida. ‘Ou somos evangélicos ou somos católicos’, comentou o Arcebispo de Aparecida.
Após o ataque, o ‘recuo’.
Bolsonaro afirmou que plano de aumentar cadeiras no Supremo de 11 para 15 é ‘invenção da imprensa’; não, não é invenção.
Nos Ares de Damares
A notícia.
Supostos crimes sexuais contra crianças relatados por Damares circulam como ficção na web desde 2010; MP pediu esclarecimentos.
Moendo os grãos.
O Ministério Público do Pará solicitou ao Ministério da Mulher e Família, que já foi comandado por Damares Alves, agora senadora eleita pelo Distrito Federal, provas dos possíveis crimes de violência sexual contra crianças em Marajó. No final de semana, em culto evangélico, Damares fez um relato bastante grave e detalhado, sem apresentar provas, sobre ter descoberto, quando era ministra de Estado, que crianças têm os dentes arrancados para sexo oral na ilha de Marajó (PA).
- Xuxa divulgou abaixo-assinado pela cassação da senadora eleita que já conta com 500 mil assinaturas.
A Gente Se Juntou
A notícia.
Tebet, Marina Silva e Armínio Fraga se reunirão com eleitores indecisos.
Moendo os grãos.
A um grupo de convidados que apoiaram Simone Tebet no primeiro turno e agora não sabem em quem votar, a própria senadora do MDB, a deputada Marina Silva (Rede) e o economista Armínio Fraga apontarão os motivos que os levaram a apoiar a chapa Lula-Alckmin para a Presidência do Brasil. A iniciativa do encontro em SP partiu de alguns advogados, editores, ambientalistas e sociólogos de renome.
Em tempo.
Simone Tebet afirmou que ‘alguém precisa trazer juízo à campanha de Lula’ e sugeriu trocar o vermelho pelo branco nas ruas; sugestão foi adotada.
Fato é.
Aliança com Geraldo Alckmin e Simone Tebet já empurrou possível governo Lula para o centro.
Enquanto isso.
Lula fechará igrejas e criará banheiros unissex para crianças, Bolsonaro é satanista. Essas são algumas das fake news que circularam no início desse segundo turno. Elas se intensificam conforme dia 30 se aproxima.
- ‘Janonismo cultural’: defendido pelo aliado André Janones, o campo antibolsonarista copiou táticas da guerrilha digital da extrema direita ao usar fake news conta fake news para furar a bolha progressista.
Losing the info wars.
Um dos mais famosos conspiracionistas dos EUA, dono do site ultradireitista InfoWars, Alex Jones, foi novamente condenado. Dessa vez, ele terá de pagar US$ 1 bilhão às famílias de oitos vítimas do tiroteio na escola de Sandy Hook, em 2012. Processado por fake news, Jones passou anos dizendo que o massacre que deixou 20 crianças mortas foi encenação do governo Obama com atores.
Man, I feel like a woman.
Há cinco anos, neste mês, o New York Times e a revista New Yorker publicaram artigos sobre abuso sexual cometido pelo magnata de Hollywood Harvey Weisntein ao longo de muitas décadas. Tais revelações foram o gatilho do movimento “Me Too”, que expôs o problema estrutural do assédio sexual contra mulheres no espaço de trabalho. Nesta semana, em Los Angeles, começou o segundo julgamento de Harvey Weinstein – com a seleção do júri.
Se me odeia, deita na BR.
Auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) revelou fraudes que somam R$ 1 bilhão de um cartel de empresas de pavimentação de asfalto que atua na Codevasf*, a estatal federal entregue por Bolsonaro ao ‘centrão’ em troca de apoio politico. A Engefort, uma construtora maranhense sem nenhuma tradição, é quem lidera os repasses da Codevasf e também tem conquistado a maioria das licitações no governo Bolsonaro.
* Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco de do Parnaíba
- Após pedido da PF de Alagoas, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) afastou o governador Paulo Dantas (MDB), que é aliado de Renan Calheiros e disputa o 2o turno no estado contra Rodrigo Cunha (União), aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). O comando da PF em Alagoas foi trocado mês passado por Bolsonaro a pedido de Lira.
Too cool for school.
Duas escolas públicas brasileiras concorrem a título de melhores colégios do mundo; ambas estão entre as 15 finalistas do World’s Best Schools.
Bitch better have my money.
Quase terminando, Jean Paul Gaultier usou o Nascimento de Vênus de Botticelli sem permissão e arranjou problemas.
Save the dates.
Terminando… retorno de Blink 182 e coroação de Charles III.
Beetleslam.
Para terminar, nova espécie de besouro foi batizada em homenagem a Novak Djokovic.