“Gostinho de segurança.”
– cervejaria finlandesa lançou cerveja chamada OTAN. Beer diplomacy.
Tchetcherêrêtchetchê
A notícia.
Gusttavo Lima chora, Flávio Bolsonaro o consola e Brasil discute cachês milionários pagos por prefeituras.
Moendo os grãos.
Em 12 de maio, Zé Neto, da dupla Zé Neto & Cristiano, criticou Anitta, a tatuagem íntima dela e se gabou de não depender da tal Lei Rouanet. Ninguém esperava o que estava por vir. O show em que ele criticou a lei de incentivos fiscais à cultura custou R$ 400 mil em verbas municipais de Sorriso (MT) – começaram então os questionamentos sobre cachês milionários pagos com verbas públicas* por pequenos municípios no interior a cantores sertanejos como eles.
*Muitas vezes realocados da área de educação e saúde.
Embaixador do dinheiro público.
Ontem o senador Flávio Bolsonaro garantiu o seu apoio na live em que Gusttavo Lima desabafou, negou irregularidades e afirmou estar pensando em jogar a toalha: ‘fique bem meu irmão, você é um cara do bem,’ escreveu o filho do presidente. Na semana passada, o sertanejo afirmou que não era o seu papel fiscalizar o dinheiro. Em meio à polêmica, vamos às diferenças entre ambas as formas de garantir recursos públicos:
Lei Rouanet:
- Apresentação de projeto à Secretaria de Cultura.
- Passar por critérios técnicos para aprovação.
- Homologação do CNIC (Comissão de Incentivo à Cultura).
- Após aprovação, buscar patrocinadores*.
- Valor do cachê limitado.
- Prestar contas de cada gasto feito.
*Patrocinadores então podem deduzir do imposto o valor do cachê
Verba de prefeitura:
- Gasto público direto sem licitação.
- Prefeitura escolhe artista, negocia e banca os custos.
- Valor do cachê ilimitado.
- Não é preciso prestar contas a ninguém.
Turn Up the Bass
A notícia.
Maior cidade no leste ainda nas mãos da Ucrânia já foi praticamente tomada pela Rússia.
Moendo os grãos.
Já tendo capturado as cidades de Mariupol e Melitopol, ambas ao sul, Moscou avança em meio ao seu objetivo de conquistar a faixa que vai do sul ao leste da Ucrânia. O poder bélico russo está agora todo concentrado em Severodonetsk, a principal cidade de Donbass, a região no leste do país onde ficam aquelas províncias separatistas pró-Rússia de Luhansk e Donetsk.
Roleta russa.
A ofensiva russa começou a se intensificar desde segunda-feira e o som da artilharia só aumenta desde então. De acordo com testemunhas, os soldados russos já estão no centro da cidade e o cenário lembra a situação catastrófica de Mariupol. Ainda assim, soldados ucranianos resistem.
I want to break free.
Após dois meses de lockdown real – até delivery suspenso –, a maior cidade chinesa, e importante hub econômico internacional, Xangai, encerrou hoje a quarentena total, em meio à frustração generalizada dos chineses e muito desgaste político. Transportes públicos voltam a funcionar, comércio reabre com lotação de até 70%, mas cinemas, museus e academias continuam fechados. Por aqui, em SP, comitê do governo paulista recomendou volta da máscara em locais fechados: “não é obrigatório”, afirmou.
Dei meu tiro certo em você.
Uma semana após o massacre no Texas, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau apresentou um projeto de lei que proíbe compra, venda e importação de revólveres: “o Canadá é muito diferente dos EUA e aqui porte de arma é privilégio, não direito”. Arquivado no ano passado em meio às eleições, Trudeau retornou agora com o pacote de controle às armas, que inclui ainda a suspensão de licença para envolvidos em violência doméstica, além de outros pontos.
Royal stones.
Em meio às celebrações que começam amanhã para o Jubileu de Platina, imagem da rainha Elizabeth II é projetada em Stonehenge – e causa polêmica.
This Shit is BA-NA-NAS.
Terminando… bananas induzem à ansiedade. Pelo menos, em ratos.
Heart of glass.
Para terminar, a mais longa ponte de vidro do mundo.