“Será processado.” – homem com covid se disfarçou como a própria esposa para conseguir viajar. Sua identidade só foi descoberta no voo. Fly me outta here.
Children of The Revolution
A notícia.
A primeira pessoa condenada sob polêmica nova lei em Hong Kong aguarda sentença.
Moendo os grãos.
Ativista de 24 anos, Tong Ying-kit, se tornou ontem a primeira pessoa condenada com base na chamada Lei de Segurança, aprovada ano passado, que proíbe “revoltas, separação e subversão” e essencialmente põe fim a protestos e manifestações políticas no território que até recentemente era região autônoma da China. A lei é apontada como o “fim de Hong Kong” por críticos.
Made in China.
Outras dezenas de pessoas, recém saídas da adolescência, aguardam o mesmo destino de Ying-kit, que pode pegar até prisão perpétua. Ele foi condenado por “terrorismo” e “incitação à separação”. A bandeira que ele carregava com os dizeres “Hong Kong, revolução de nossos tempos” foi considerada inerentemente separatista; advogados passaram dias discutindo a frase. Desde 2019, quando Hong Kong presenciou os maiores protestos desde que deixou de ser colônia britânica, os chineses vêm apertando o cerco contra a região que pede liberdade.
It’s Simone’s World,
We Are Just living In It
A notícia.
Abalada mentalmente, a maior estrela dos Jogos, Simone Biles, não sabe se continua na Olimpíada.
Moendo os grãos.
Medalhista de ouro por quatro vezes, a americana de 24 anos e 1,40m já é a maior ginasta de todos os tempos. São quatro movimentos nomeados depois dela. Não deve ser fácil. Ontem Biles admitiu que a pressão emocional é forte demais. Em uma cena dramática, sem precedentes, após marcar 13,766 pontos no salto sobre cavalo (sua pior pontuação), Biles concedeu uma entrevista poderosa sobre saúde mental.
Because she can.
Ao se abrir sobre sua exaustão mental, ela disse esperar ajudar mais do que ganhando várias medalhas de ouro. O mundo inteiro só tinha olhos para Biles em Tóquio, que se classificou para seis finais nos próximos dias. Terminou pegando a todos de surpresa: “Não quero mais fazer isso – acabou,” disse ela ao treinador, após um único salto. O stress e cobranças para repetir e superar a Rio-2016 vêm afetando-a mentalmente.
De Phelps a Hypólito.
Estes são outros atletas que já enfrentaram crise na saúde mental.
Sobre deusas que desmoronaram.
A estrela japonesa do tênis, Naomi Osaka, que acendeu a pira olímpica na cerimônia de abertura, perdeu nas oitavas. No final de maio, Osaka preferiu abandonar os torneios do Grand Slam para focar na saúde mental.
Anota aí.
É para todo mundo retornar com o uso de máscara – sim, mesmo que você esteja 100% vacinado. Voltando atrás em decisão feita há apenas dois meses, os EUA recomendaram máscaras para todos, de novo. A CDC (Centro de Controle de Doenças) citou a variante Delta. Por aqui, já está valendo em São Paulo nova lei que coloca ‘sommelier de vacina’ no fim da fila. Quem recusar marca de vacina só será vacinado após o término de todos os grupos. Opa.
Sou camaleão, sou seu amor.
O principal nome do centrão*, o senador Ciro Nogueira (PP), aceitou ontem convite para comandar o coração do governo, o Ministério da Casa Civil. Ciro que já foi alvo da Lava Jato, enalteceu Lula e chamou Bolsonaro de ‘fascista’, é agora espécie de chief-of-staff do presidente. Na prática, os militares voltam a perder espaço no governo. “Se gritar pega centrão, não fica um meu irmão,” dizia o general Heleno, atual ministro do GSI, há três anos. Nada como um dia após o outro.
*Grupo fisiológico de partidos de centro-direita sem agenda programática que se aliam a quem estiver no Poder, independentemente de ideologia.
Monte Olimpo.
Com cinco medalhas, essa é a melhor estreia do Brasil em Olimpíadas. Em mais um jogo emocionante no vôlei, o time feminino venceu a República Dominicana. No futebol, a seleção feminina pegará Canadá nas quartas de final. No tênis de mesa, Hugo Calderano levou o Brasil às quartas pela primeira vez. Na natação, o húngaro Milak quebrou recorde de Phelps e levou ouro na borboleta; Leo de Deus ficou em 6o. Vôlei e final de ginástica masculina: agenda de quarta pela manhã.
A lua que eu te dei.
Recém-saído de sua trip para o espaço, Jeff Bezos se ofereceu para cobrir US$ 2 bilhões em custos da NASA, se a agência espacial fechar com a sua empresa, Blue Origin, um contrato para levar astronautas de volta à Lua. Em abril, a NASA fechou com a rival de Bezos, a SpaceX, de Elon Musk, parceria para construir uma espaçonave em nome do governo americano.
Automatic, systematic, hydromatic!
Terminando… deixa que a estrada recarrega. Empresa alemã vem testando com o governo americano concreto magnetizado com habilidade de carregar caminhões.
Jesus Cristo, eu estou aqui.
Para terminar, esse besouro anda sobre a água – de ponta cabeça.