“Novas provas das incríveis habilidades do ‘melhor amigo do homem’.”
– cães têm capacidade de ‘cheirar’ o nosso estresse. Who let our stress out?
Chegou A Hora Dessa Gente
Bronzeada Mostrar Seu Valor
A notícia.
A campanha para o 2o turno já começou; pauta de costumes deve estar no centro.
Moendo os grãos.
O QG de Lula já procurou o PSDB e todos os candidatos a governador que enfrentarão bolsonaristas no segundo turno, como Eduardo Leite no RS. Aliança com Simone Tebet já é considerada quase certa pela campanha, que também ‘planeja carta aos brasileiros’ para conservadores (no estilo do que foi feito com o mercado em 2002). Bolsonaro apostará em palanques no Sudeste, como SP com Tarcísio Freitas e Minas com o já eleito Romeu Zema. A campanha também reforçará a guerra ideológica.
- Um dia após o primeiro turno, governo decidiu antecipar o pagamento do Auxílio Brasil para quatro dias antes do 2o turno.
Bola de Cristal
A notícia.
As pesquisas falharam ao não captar a força do voto bolsonarista nos principais colégios eleitorais.
Moendo os grãos.
A primeira surpresa foi o próprio desempenho do presidente Bolsonaro, que aparecia com 37% dos votos válidos e terminou com mais de 43% de preferência do eleitorado. Mas as pesquisas ainda falharam ao não prever vitória em primeiro turno de Castro no Rio, Tarcísio na frente em SP, além da força dos ex-ministros Marcos Pontes para o Senado em SP, e Onyx Lorenzoni para o governo do RS.
Para especialistas.
A margem de Lula estava certa na margem de erro (48%), mas é preciso entender se o voto de Ciro migrou para Bolsonaro, analisar movimentos, entender o tal “voto útil”, se houve ‘voto envergonhado’ em Bolsonaro e o eleitorado de 10% de indecisos. De fato, institutos terão que rever sua metodologia.
No domingo.
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, convocou eleitores bolsonaristas a não responderem aos institutos de pesquisa no 2o turno.
- “Pesquisa já eram postas em xeque por bolsonaristas, agora, serão pelo resto da sociedade. Não é manipulação, mas é uma limitação que precisamos entender,” afirma o professor da USP e pesquisador do bolsonarismo Pablo Ortellado.
Força Suprema
A notícia.
Com redesenho do Senado, impeachment de ministros do Supremo fica mais fácil para Bolsonaro.
Moendo os grãos.
Além de manter seu capital eleitoral de 2018 e chegar forte ao segundo turno em 2022, Bolsonaro conseguiu eleger aliados hardcore para o Senado, a mais importante casa do Congresso, que tem prerrogativas como sabatinar – e ‘impeachar’ – membros da mais alta corte do país. São 81 senadores no total e 41 votos necessários para o impeachment de membros do Poder Judiciário – obsessão do atual presidente.
Vamos às contas.
O PL, partido de Bolsonaro, tem sozinho 14 senadores. O PP, base do presidente, 7; o Republicanos, 3. Faltam assim 21 votos, que poderiam ser recolhidos em outras legendas mais à direita como PSD, PSDB, ou União Brasil, que elegeu, por exemplo, Sergio Moro.
Falando em Moro.
O ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro de Bolsonaro comemorou sua eleição ao Senado com ‘faixa presidencial’. Já Deltan Dallagnol, ex-procurador-chefe da Lava Jato, foi eleito para a Câmara e declarou ontem apoio a reeleição de Bolsonaro.
Não deu.
Eduardo Cunha, Alexandre Frota, Joice Hasselmann, Janaína Paschoal são alguns dos nomes que tentaram se eleger para o Congresso, mas não conseguiram.
- No Rio, Fabrício Queiroz não conseguiu se eleger deputado estadual. Já o vereador cassado Gabriel Monteiro elegeu a irmã deputada estadual e o pai deputado federal.
Domingo ela não foi.
A taxa de abstenção foi a maior desde 1998. Mais de 34 milhões de eleitores deixaram de votar neste primeiro turno. Ou seja, uma taxa de 23,14%. Rondônia foi o estado com a maior abstenção, que deverá ser ainda maior no segundo turno, já que historicamente – por não haver disputas para Congresso, governador – as taxas de abstenção crescem.
- Já o número de votos brancos e nulos diminuiu; foi o menor desde 2006.
Cuscuz klan?
Após a esmagadora vitória de Lula na região Nordeste, apoiadores de Bolsonaro passaram a atacar nordestinos com ofensas e críticas preconceituosas nas redes. Enquanto que Bolsonaro venceu em todos os estados do Centro-Oeste e Sul, Lula venceu em todos os estados do Nordeste. Um usuário, por exemplo, postou imagem do Brasil com a região pintada de vermelho: “Cuba do Sul”. Outro comentou, “merecem morrer de sede” e “bando de FDP, deixa morrer de fome”
Keeping up with crypto.
Terminando… Kim Kardashian entrou em acordo judicial e pagou multa de mais de US$ 1 milhão 1por promover criptomoedas.
We’ll always have Paris spray-on dress.
Para terminar, vestido de Bella Hadid criado com spray em plena passarela.