“Ela tem de pedir desculpas para eu me apresentar.” – Kanye ameaça boicotar o Coachella, se Billie Eilish não desculpar-se com Travis Scott. So you’re a tough guy?
O Que É Um Arranhão
Pra Quem Já Está F*
A notícia.
Com Paulo Guedes queimando há tempos, Bolsonaro quer carbonizar de vez o Posto Ipiranga.
Moendo os grãos.
O ministro da Economia, que assumiu com suposta ‘carta branca’ – assim como o ex-ministro Sérgio Moro (agora rival à presidência) –, chegou ao quarto ano de governo mais solitário do que nunca. Em entrevista ao Estadão nessa semana, Guedes se diz “frustrado” e lamenta a “falta de apoio pra agenda liberal”, AINDA ASSIM, defende renovação da aliança entre conservadores e liberais.
Been there, done that.
Entre todas as máscaras que Bolsonaro usou para disputar as eleições de 2018, a mais bem colocada – com ajuda de Guedes – talvez tenha a sido a de ‘liberal’ na economia. Há 30 anos no Congresso, com agenda estatizante, corporativista, focada exclusivamente nos militares e no ataque às minorias, Bolsonaro conseguiu se tornar a aposta – de alto risco – do mercado.
Não demorou muitos meses.
A máscara de ‘liberal’ caiu por diversas vezes logo no início – desde a reforma da Previdência (ao tentar manter privilégios a classes específicas à intervenção no Banco do Brasil e na Petrobras). Imerso em uma fritura que já dura anos, Guedes nunca domou seu chefe – como pretendia? – e só não sai do governo por que a cadeira de ministro deve ser gostosinha demais.
Segura o teto.
No ano passado, ficou claro a movimentação do governo para estourar o teto de gastos – o suposto mecanismo de salvação do país criado por Temer em 2017. De olho na reeleição, abriu-se o caminho para aumentar gastos, estourar o teto fiscal e turbinar o Auxílio Brasil – releitura de Bolsonaro para o Bolsa Família.
Mas a bomba vem agora…
Tem mais?
Sim, é a PEC* dos Combustíveis, apelidada pela própria equipe econômica de ‘PEC Kamikaze’, pois geraria impacto de R$ 100 bilhões nos cofres da União. Além de reduzir impostos sobre diesel, gás e energia elétrica, a nova lei ainda cria ‘auxílio-diesel’ mensal a caminhoneiros. Um dos apoiadores da PEC é Flávio Bolsonaro. Nesta semana, o Banco Central culpou o governo pelo caos fiscal e disse que a PEC Kamikaze aumentaria preços, ao invés de diminuir inflação.
*Proposta de Emenda à Constituição
Mas em ano de eleição…
A gente sabe, populismo fiscal compensa.
Hold The Gold
A notícia.
Kamila Valieva é a primeira mulher da história a conseguir salto quadruplo em Olimpíadas – mas pode ficar sem medalha.
Moendo os grãos.
A polêmica tá rolando solta nas Olimpíadas de Inverno e as medalhas para prova de patinação artística ainda não foram entregues. Na segunda, a estrela russa, de apenas 15 anos, que já ganhou ouro em equipe, conseguiu um salto inédito e garantiu mais um ouro – ou não. Kamila testou positivo pra substância proibida, a Rússia se nega a confirmar o doping, e o Comitê Olímpico não quis comentar ontem.
Ainda na China.
As redes sociais por lá estão em polvorosa com a sino-americana Eileen Gu, atleta de dupla nacionalidade que decidiu competir pela China. Aos 18 anos, nascida em São Francisco, EUA, ela já é considerada um prodígio do esqui, conquistou ouro para a China – e acabou no meio da disputa geopolítica entre águia e dragão.
Enquanto isso.
Matéria sobre Olimpíadas terminou virando momento revolucionário em Cingapura: primeiro beijo gay na TV.
RIP.
Aos 89 anos, morreu o cientista francês que descobriu o HIV, Luc Montagnier. O seu trabalho, ao lado do colega Françoise Barre-Sinoussi, ajudou a pavimentar o caminho para terapias e medicamentos antirretrovirais que mantiveram o vírus sob controle e ajudaram milhões de pessoas. Em 2008, o virologista ganhou o Nobel de Medicina, mas nos últimos anos de vida, foi alvo de denúncias dos colegas de profissão por teorias conspiratórias relacionadas à Covid-19.
Domingo ela não vai?
Domingo é dia de Super Bowl – a final do campeonato de futebol americano – em Los Angeles, mas protestos de caminhoneiros podem atrapalhar este que é um dos maiores eventos esportivos do mundo. Inspirados nos colegas canadenses que vêm protestando contra vacinação da covid, caminhoneiros nos EUA estariam planejando protestos na Califórnia e em Washington D.C. Bom, o show de intervalo ficará por conta de Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige e Kendrick Lamar.
Shop it like it’s hot.
Falando nele, dias antes da apresentação no Super Bowl, Snoop comprou a lendária Death Row Records. É uma compra sentimental já que foi a Death Row que o lançou com o álbum “Doggystyle”. No mesmo dia em que anunciou a compra, o rapper também foi acusado de assédio sexual por ex-dançarina.
Feel the (geo)thunder?
Terminando… 40 satélites da SpaceX foram destruídos após tempestade geomagnética. Sobraram 9, de acordo com nossos cálculos.
Pretty please.
Para terminar, filhos do último rei italiano querem as joias da coroa de volta – e processaram o Estado.