“Eu já havia feito isso nos anos 2000.”
– dois artistas passaram a brigar na justiça para saber quem primeiro colou fruta na parede usando fita adesiva. This lawsuit is bananas.
Imagine All The People
A notícia.
Guerra na Europa completa seis meses.
Moendo os grãos.
Esta semana marca os seis meses desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. Desde então, a guerra dominou manchetes internacionais, interrompeu as cadeias de suprimentos globais e acendeu um novo espírito de cooperação na Europa e de solidariedade no Ocidente. Para muitos europeus, o momento marcou um “ponto de virada na história” – como o chanceler alemão Olaf Scholz declarou logo no início do conflito.
6 meses depois.
A guerra na Ucrânia continua a pleno vapor. Além das trincheiras e das cidades destruídas, há ainda o choque de ideologias, e de visões sócio-histórico culturais. Ao se recusar em se curvar às ambições imperialistas de Putin, os ucranianos se veem na linha de frente de uma guerra global entre democracia e autocracia. Essa é uma visão que tomou conta do Ocidente, incluindo o próprio presidente Biden.
Já Putin vê tudo bem diferente.
O exército da Rússia invadiu o país vizinho em 24 de fevereiro, depois que o presidente russo fez um discurso cheio de rancor histórico e revisionismo, ao pintar a Ucrânia como um país artificial cujo regime “nazista” funcionava como marionete do Ocidente – e bradar contra a expansão da OTAN. Mas a guerra que Putin achava que seria fácil e rápida, seis meses depois, continua sem fim à vista.
Enquanto isso.
Explosão de carro bomba matou a filha do ‘guru’ de Putin nos arredores de Moscou.
Meu coração, não sei por quê.
Emprestado ao Brasil por Portugal em meio à celebração de 200 anos de independência, o coração de d. Pedro 1o chega hoje à Brasília sob intensas críticas de intelectuais, sociólogos e cientistas pelo uso político feito por Bolsonaro. O órgão preservado em formol foi solicitado pelo governo Bolsonaro para as comemorações do bicentenário ‘como se o imperador estivesse vivo’. Whatever that means.
Negócios da China?
Mais um político americano pousou em Taiwan, because why not. O governador da Indiana e uma delegação chegou ontem à ilha para uma viagem de negócios sobre desenvolvimento econômico. A Ásia está em alerta desde que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taiwan e Pequim revidou com recados militares ainda não vistos antes.
I did nazi that coming.
Terminando… museus em NYC agora precisam estampar quais obras foram confiscadas de judeus na Europa pelos nazistas.
Winter is back.
Para terminar, ‘a Casa do Dragão’.