“Ele não tem a voz como a minha e nem se move como eu.”
– Mick Jagger sobre Harry Styles. I haven’t got the moves like Jagger.
Le Gusta La Gasolina
A notícia.
Bolsonaro trocou de novo o presidente da Petrobras.
Moendo os grãos.
Com pouco mais de 40 dias no cargo, José Mauro Coelho é o terceiro chefe da maior empresa brasileira demitido por Bolsonaro. Até ele ficou surpreso com o ponta pé. A troca acontece depois de um novo aumento da gasolina e também é consequência direta de outra demissão: a do ministro de Minas e Energia, há duas semanas. Existem regras que tentam blindar a Petrobras de interferência política – mas Bolsonaro vai conseguindo martelá-las.
Você Partiu Meu Coração
A notícia.
João Doria desistiu da corrida presidencial.
Moendo os grãos.
Por livre e espontânea pressão, o ex-prefeito e ex-governador de São Paulo desistiu de concorrer à presidência da República. “Me retiro da disputa com o coração ferido, mas a alma leve,” afirmou Doria ao lado de Bruno Araújo, presidente do PSDB, e da esposa Bia Doria. Isolado no ninho tucano, Doria enfim cedeu às lideranças do tucanato e abriu caminho para a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB).
Got milk?
Desde que venceu as primárias do PSDB, ele enfrenta resistência, traições, e tentativas de golpe no partido. O ex-governador gaúcho, Eduardo Leite, derrotado nas prévias, tentou a todo custo cancelá-lo, e ainda contou com a ajuda do mineiro Aécio Neves. Recentemente até o governador de SP, o então aliado Rodrigo Garcia, que assumiu após Doria renunciar para mirar a presidência, o desconvidou para um jantarzinho.
Pianinho.
Doria até poderia ter ido à Justiça como ameaçou várias vezes – e provavelmente sairia vitorioso de uma disputa judicial, já que o regulamento partidário prevê que o vencedor das prévias saia candidato –, mas teria sido asfixiado financeiramente e politicamente. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
The Hills Are Alive
A notícia.
Bilionários, presidentes, filantropos e jornalistas já estão em Davos – ou então, estão a caminho de lá.
Moendo os grãos
Cancelado em 2020 e 2021, o encontro anual da elite global na cidade-resort de Davos nos Alpes Suíços está de volta. Ao longo da semana, líderes mundiais, megaempresários, astros e estrelas se reunirão para debater como andam as coisas no planeta. É o Fórum Econômico de Davos.
Com algumas diferenças.
- Está bem menos frio do que os encontros passados, que tradicionalmente ocorrem em janeiro, ápice do inverno. A galera tá menos agasalhada.
- Todos têm de apresentar teste negativo de covid.
Ah, e tem uma guerra rolando.
A Rússia sempre ocupou lugar de destaque em Davos. Havia até o “Russia House”, local cheio de exposições, painéis, festas e coquetéis, que servia de bandeira do ‘soft power’ de Moscou. Já era. Russia House virou “Russia War Crimes House”. E políticos e oligarcas russos estão proibidos de pisar lá.
Bolsonaro não tá proibido…
Mas ao contrário de 2019, não quis comparecer. Quem está em Davos é Guedes tentando defender o Brasil.
Got lost in the game.
Na Ásia, Joe Biden parece ter jogado no lixo décadas de política diplomática americana ao declarar que os EUA estão dispostos a intervir em Taiwan, caso Xi Jinping ataque a ilha. Em 1949, após a Revolução Comunista na China, o então governo fugiu para Taiwan e até hoje diz ser o governo legítimo chinês. Pequim afirma obviamente que só existe uma China e Taiwan é parte dela. Os EUA adotaram desde o início:
- “Ambuiguidade estratégica”: ou seja, Washington sempre demonstrou estar comprometido com a defesa de Taiwan, mas nunca explicitou o quanto, nem nunca nutriu desejos de independência dos taiwaneses.
Who run the world?
A lista da Time das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022 está aqui. No ano passado, apenas Luiza Trajano conseguiu a graça de ingressar na lista. Neste ano, são dois brasileiros entre os mais influentes do mundo. O cientista Tulio de Oliveira, que ajudou a identificar a variante Ômicron na África do Sul, e a liderança indígena Sônia Guajajara estão na categoria Pioneiros. De Oprah, Pete Davidson, Zelenskyy, Gabriel Boric e Tim Cook: lista completa.
Alô, alô, marciano.
Terminando… raro livro de 1698 prevendo existência de aliens oferece visão única de como a galera na época interpretava a possibilidade de vida extraterrestre.
Pugs, not drugs.
Para terminar, Pugs não são “cães típicos,” de acordo com a Ciência.