“É um novo mundo.”
– Brad Pitt virou escultor e estreou com uma exposição na Finlândia. It’s the Pitts.
Chama o Meirelles
A notícia.
Lula chega mais perto do 1o turno; Bolsonaro já fala em eleição fraudada.
Moendo os grãos.
Após uma semana que mostrou estagnação, a nova pesquisa Ipec é bastante favorável ao ex-presidente e um banho de água fria para o atual presidente. Na reta final da campanha presidencial, o petista continua com vantagem sobre Bolsonaro (PL) e voltou a oscilar para cima, ele foi de 46% par 47% (dentro da margem de erro), já Bolsonaro continua com os mesmos 31%.
- Ciro Gomes (PDT) se manteve com 7%, Simone Tebet (MDB) foi de 4% para 5%.
Estacionado.
Ao se levar em conta apenas votos válidos (quando são excluídos brancos e nulos), o petista aparece com 52%, o que garantiria sua eleição em primeiro turno. O cenário não é nada bom para o presidente, que mesmo após alterar a Constituição, mexer na Lei Eleitoral, turbinar benefícios e bondades sociais, usar o 7 de setembro como palanque de forma irregular, não conseguiu alavancar a intenção de voto.
Enquanto isso.
Henrique Meirelles, um liberal que já foi presidente do Banco Central, declarou apoio a Lula; bolsa subiu.
New York, New York
A notícia.
Começa hoje o debate geral da Assembleia-Geral da ONU – como é tradição, Brasil é o primeiro a discursar.
Moendo os grãos.
Líderes de todo o planeta voltam a se reunir hoje em Nova York para a 77a Assembleia-Geral das Nações Unidas. Como é praxe desde 1947, o Brasil dá o ponta-pé inicial, e Bolsonaro já está lá – no ano passado, ele era o único líder não vacinado contra covid. O presidente americano, que tradicionalmente é o segundo a discursar, só chega amanhã de Londres. A guerra na Ucrânia deve dominar os debates e amanhã um dos discursos mais esperados é o do presidente ucraniano.
Following the leaders.
Criada após a 2a Guerra Mundial, em 1946, a primeira Assembleia-Geral contou com 51 líderes mundiais, em Londres. Desde então, a lista cresceu e, ao longo da semana, serão quase 100 líderes mundiais discursando por lá.
Sobre monstros japoneses.
O tufão Nanmadol, uma das maiores tempestades a atingir o Japão em anos, chegou ontem no sul do país e já deixou dois mortos. São mais de 6 milhões de japoneses sendo evacuados, em meio à chuva recorde e mares agitados. O Japão é alvo de cerca de 20 tufões por ano, normalmente no outono, mas eles estão mais fortes e movimentando-se mais devagar– o que é atribuído às mudanças climáticas.
Todo fim é um começo.
Para deleite de bolsonaristas em Londres, a polícia Metropolitana deteve manifestante que protestava pacificamente com cartazes ao lado da casa do embaixador do Brasil, onde estava hospedado Bolsonaro. Ela não foi presa, mas apenas algemada e levada para longe da residência, enquanto bolsonaristas gritavam, aplaudiam e Eduardo Bolsonaro gravava tudo dizendo: ‘britânicos também não gostam de comunistas’.
- Enquanto isso, bolsonaristas atacaram a imprensa em Londres na cobertura do funeral da rainha aos gritos de “comunistas”, “nossa bandeira jamais será vermelha”, e “shame on you”.
Um-break my heart.
Terminando… o coração mais antigo já encontrado pertence a um peixe de 380 milhões de anos.
Galileo, Figaro.
Para terminar, Justin Trudeau cantando Bohemian Rhapsody.