“Encontramos um imperador.”
– arqueólogos descobriram moeda de ouro que prova existência de imperador romano ‘perdido’ excluído da História. Old, but gold.v
Pru Pru Pru Pru
A pergunta.
Quem é Richarlison, o Pombo?
Moendo os grãos.
O astro da estreia do Brasil na Copa, Richarlison de Andrade, tem 25 anos e nasceu em Nova Venécia, no Espírito Santo. Passou a jogar no exterior há cinco anos, quando se destacou no Fluminense e então foi defender o pequeno Watford e o Everton, na Inglaterra. Neste ano, foi comprado pelo Tottenhan, um dos maiores clubes de Londres, cujo principal jogador é Kane, o capitão inglês na Copa.
Mesmo em clube mediano.
O seu bom futebol – que mescla velocidade, raça e técnica – fez com que começasse a ser convocado para a Seleção em 2018. Atacante de 1,84, ele joga bem tanto nas laterais (assim joga nos clubes), como centralizando (é o atual centroavante da seleção) e se tornou o primeiro camisa 9 desde Ronaldo, o Fenômeno, a marcar o primeiro gol da Copa.
Gigante no campo.
Gigante nas causas sociais. Richarlison é conhecido pelo lado político, seus posicionamentos mais à esquerda, e seu lado social. Quando Dom Philips e o indigenista Bruno Pereira desapareceram na Amazônia, o jogador fez um pedido às autoridades para que os encontrassem com urgência. Na pandemia, ele fez doações para do desenvolvimento de vacinas e o combate à Covid, quando se tornou também embaixador da USP-Vida. “Quando tiver um causa importante vou sempre botar a cara,” afirmou, em 2020, o nosso mais novo artilheiro.
- Em tempo, entenda a briga judicial entre Richarlison e Flávio Bolsonaro por mansão milionária no Rio.
Bora, pombo!
Apelidado de Pombo em 2018, após fazer a coreografia da música “Dança do Pombo”, de MC Faísca, em brincadeira com amigos, ele não se incomodou com o apelido e o perpetuou nas comemorações de gols.
A Copa do Mundo É Nossa
A notícia.
Com o gol mais bonito da Copa, Richarlison levou o Brasil a uma de suas melhores estreias – e hoje tem mais.
Moendo os grãos.
Brasil volta a jogar hoje, às 13h, agora contra a Suíça. O histórico das Copas mostra que Sérvia e Suíça não são rivais fáceis, mas Sérvia já era e o Brasil agora entra em campo com fôlego renovado. “Sim, este é o Brasil do qual lembrávamos,” escreveu o inglês Guardian sobre o 2 a 0 contra a Sérvia. “Richarlison, o Brasil e o começo de algo especial,” destacou o New York Times em suas páginas de esporte.
Brazil is back.
Após quatro anos de uso político da canarinho, brasileiros voltaram a usar o uniforme sem medo de ser confundido com apoiador de candidato A ou B. É a Copa tomando forma de Copa, ainda que seja sediada em um país nada tradicional no futebol. Mas mesmo que mereça olhar crítico, a Copa no Qatar não pode ser analisada por olhos de preconceito.
Voando alto.
Richarlison já é um dos goleadores do Qatar e tentará fazer mais gols hoje – são 19 em 29 jogos pela seleção –, quando o Brasil jogar contra a Suíça.
Enquanto isso.
Neymar está fora dos jogos da primeira fase – após ter se machucado na estreia. Ronaldo escreveu carta aberta em apoio ao número 10 da seleção.
- Nova lesão e apoio a Bolsonaro transformaram Neymar na grande discórdia das redes sociais da Copa 2022.
Made in China.
Nos maiores protestos desde que Xi Jinping assumiu poder, há mais de 10 anos, milhares de chineses têm protestado contra a política de Covid zero. Ontem no terceiro dia seguido, eles enfrentaram a polícia em Xangai e em dezenas de outras cidades; estudantes de diferentes universidades também têm se juntado aos protestos em um show de força e provocação sem precedentes contra o governo chinês.
Nazis tupiniquins? Temos.
Um adolescente de 16 anos, filho de um policial militar, abriu fogo em duas escolas na região de Aracruz, região norte do Espírito Santo. O rapaz, que usava um traje militar e uma suástica nazista, primeiro matou duas professoras na escola estadual Primo Bitt, ele então dirigiu para um colégio particular, Praia do Coqueiral, onde matou uma aluna de 12 anos. Tanto o filho quanto o pai (que ajudou na prisão do menor) tinha fotos com Bolsonaro nas redes sociais.
- Nos últimos três meses, foram três ataques em escolas brasileiras. Em 26 de setembro, o filho de um PM matou colega cadeirante em Barreiras (BA); no dia seguinte, um adolescente ateou fogo em escola na Chapa Diamantina (BA). Em outubro, um rapaz disparou em escola do Ceará.
Mais Copa.
Alemanha empatou ontem com a Espanha e continua no Mundial, mas terá que vencer a Costa Rica na quinta-feira para avançar para a próxima a fase. Argentina também respirou aliviada ao vencer o México por 2 a 0. Já a França se tornou a primeira seleção a conseguir vaga nas oitavas de final.
- Em tempo, população, riquezas e a democracia de um país podem ajudá-lo a vencer uma Copa do Mundo? The Athletic analisa (em inglês).
Bra-gil.
Terminando… Gilberto Gil foi hostilizado e se tornou alvo de agressões de bolsonaristas no Qatar.
So call me maybe.
Para terminar, Elon Musk pensa em lançar celular para brigar com iPhone e Android.