“US$ 300 mil.”
– brinquedinhos do McLanche Feliz estão sendo vendidos por este singelo preço no eBay. Realmente amo muito tudo isso.
Abaixa Que É Tiro (e Granada)
A notícia.
Moraes revogou prisão domiciliar e mandou PF à casa de Roberto Jefferson – que reagiu com tiros e granadas contra a polícia.
Moendo os grãos.
O ex-deputado, que é investigado por atuação em milícias digitais contra o estado democrático de direito e já cumpre prisão domiciliar, reagiu com tiros de fuzil e três granadas à abordagem policial em sua residência neste domingo – dois policiais ficaram feridos. A abordagem da PF aconteceu um dia após Jefferson gravar um vídeo no qual chama a ministra do Supremo, Cármen Lúcia, de “vagabunda arrombada”. Em vídeos na internet, o ex-deputado diz, “não vou me entregar, vou enfrentá-los”. Ele agora está preso por dupla tentativa de homicídio.
- A uma semana da eleição, bolsonaristas se dividiram no Twitter entre aqueles que apoiaram a atitude de Jefferson e os que disseram que o presidente não o conhecia. Já Bolsonaro criticou a reação armada à ordem de prisão, mandou ministro da Justiça ao Rio, mas também criticou a própria ordem de prisão da PF.
Huge Big Lies
A notícia.
Em meio à guerra das fake news, TSE decidiu, por unanimidade, que Lula terá direito de resposta dentro da propaganda de Bolsonaro.
Moendo os grãos.
Na reta final da campanha presidencial, o ex-presidente Lula poderá ficar com cerca de 50% a mais de tempo de TV do que Bolsonaro, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que garantiu 116 vídeos ao petista no tempo destinado ao atual presidente. As peças têm de ser distribuídas em 24 inserções, que são aquelas exibidas de repente, ao longo da programação dos canais de TV, e não alteram os blocos fixos, mais longos, da propaganda oficial eleitoral.
Veja bem.
O alcance das fake news na eleição tem superado o da informação: conteúdos com mentiras tiveram 2,2 milhões de interações a mais do que postagem sem distorções.
Enquanto isso.
Governo avança em sua cruzada contra as pesquisas de opinião e conseguiu assinaturas no Congresso para abrir CPI contra institutos. Em sua essência, a articulação é para desacreditar o próprio processo eleitoral. São três eixos: atacar pesquisas de intenção de voto, desacatar tribunais e autoridades eleitorais, e deslegitimar a própria apuração do resultado das eleições.
No mais.
Onda de ‘bondades’ pré-eleitorais de Bolsonaro já ultrapassou os R$ 68 bilhões e deixará ainda mais complexo o desafio de reestruturar o arcabouço fiscal.
- Em tempo, a proposta do ministro Paulo Guedes de desvincular a correção do salário mínimo da inflação se tornou um dos principais temas de campanha nas últimas 48 hrs.
E 20 anos depois.
Lula voltou a escrever carta de compromisso aos eleitores. Mas se em 2002, a ‘Carta ao Povo Brasileiro’ contemplava a pouca numerosa elite econômica, o destinatário agora é o eleitor evangélico: o que revela sinais dos novos tempos.
Inhale, Exhale
A notícia.
Sofrimento mental ligado à política aumenta conforme o dia 30 de outubro se aproxima.
Moendo os grãos.
Especialistas, psiquiatras e psicólogos avaliam que a política se tornou de fato tema de consultas em 2018 – foi nesta época que a polarização política entrou nos consultórios do Brasil. Nas eleições de 2022, os casos se multiplicaram e o silenciamento diante do medo de rompimentos com familiares e amigos se tornou tema recorrente. De um lado, pacientes se sentem ameaçados com os votos recebidos por Bolsonaro; do outro, há quem se sinta ameaçado com a volta de Lula.
Dragon Roll Forever
A notícia.
Xi Jinping assegurou inédito terceiro mandato e poder absoluto sobre a China.
Moendo os grãos.
No sábado, chegou ao fim o 20o Congresso do Partido Comunista Chinês (PPC) e os 2,3 mil delegados endossaram um histórico terceiro mandato ao presidente Xi Jinping, o que consolida sua liderança, reforça seus poderes sem precedentes e influência não vistos desde Mao Tsé-Tung, o líder fundador da China comunista. Ainda foi aprovada uma reforma que retira importantes membros do alto escalão do governo e do partido, o que dará a chance a Xi de indicar aliados próximos em cargos vitais pelos próximos cinco anos.
- Mas nem todo chinês tá feliz com o governo super autoritário de Xi, tendo em vista os cartazes pedindo eleições vistos em 7 cidades, incluindo Pequim.
Em tempo.
O ex-presidente da China foi retirado à força e de forma misteriosa da reunião do Partido Comunista. O que aconteceu com ele?
Não, não me a-Bannon-done.
Começa hoje em Nova York o julgamento por fraudes fiscais da Trump Organization. A empresa do ex-presidente americano é acusada de fraudes, crimes e sonegação fiscal e a o julgamento deve afetar ainda mais as finanças da família Trump. Em tempo, Trump foi formalmente intimado a depor na investigação do ataque ao Capitólio no dia 6 d janeiro, a primeira tentativa de golpe dos EUA.
- Em tempo, ex-estrategista-chefe de Trump, e fundador do grupo global de extrema direita The Movement*, Steve Bannon, foi condenado a quatro meses de prisão por desrespeitar intimação do Congresso.
*Que tem Eduardo Bolsonaro como liderança na América Latina.
Tagliatelle a torto e à direita.
Pela primeira vez, uma mulher é primeira-ministra da Itália – e pela primeira vez desde a 2a Guerra Mundial, é a extrema-direita quem governa a Itália. No sábado, Giorgia Meloni, do partido neofascista Irmãos da Itália, fez história ao ser empossada como a nova líder italiana. O seu governo de coalizão – o mais à direita da desde o ditador Benito Mussolini – conta com aliados desde Matteo Silvani, símbolo da ultradireita, a Silvio Berlusconi, ex-premiê conservador.
O mundo é uma bola.
A seleção brasileira feminina de futebol enfrentará França e Jamaica na estreia da Copa do Mundo Feminina, que começa no dia 20 de julho de 2023 na Austrália e Nova Zelândia; o sorteio foi realizado no sábado. Em tempo, falta um mês para a Copa do Mundo… o Qatar está preparado?
Halloween countdown.
Terminando… Zebra peidando e pinguim petulante estão entre finalistas do Comedy Wildlife Photo. Já essa formiga bem de pertinho é só assustadora mesmo.
Ye, ye, ye.
Para terminar, Balenciaga enfim cortou laços com Kanye.