“Código um: Roar and Snore.”
– cinco leões fugiram de seu recinto no zoológico de Sydney e forçaram lockdown no zoo. The lions sleep tonight?
Chorando Se Foi
A notícia.
Abandono de aliados, uso das polícias por governadores, e silêncio de generais enterram golpismo de Bolsonaro.
Moendo os grãos.
Em SP, ação contra os bloqueios antidemocráticos em rodovias de fato começou a ser tomada após o procurador-geral de Justiça de SP, Mário Sarrubo, abrir investigação contra movimentos golpistas, e o governador Rodrigo Garcia (PSDB) se reunir com a cúpula da PM paulista, onde ficou acertada mudança de estratégia. Outros Ministério Públicos estaduais também passaram a indicar abertura de inquérito contra os manifestantes bolsonaristas.
- Nos quartéis, o silêncio impera – generais não falam e nem cabos ou soldados se sentem mobilizados para um golpe.
45 horas.
Nos quase dois dias em que se manteve em silêncio, Bolsonaro se encontrou com militares e pediu informações sobre a auditoria paralela do Ministério da Defesa. Foram vários os aliados que neste meio tempo apelaram ao presidente para que se pronunciasse, mas Bolsonaro ainda tentativa achar um caminho para reverter a vitória de Lula, o que se tornava mais difícil a cada conversa, a cada hora que passava, a cada aliado que reconhecia o resultado das urnas.
Em tempo.
Em grupos de conversa, militares e PMs demonstram frustração com resultado e temem futuro com Lula, mas descartam golpe ou qualquer tipo de intervenção.
No Supremo, Bolsonaro encontrou ministros da corte e de forma “cordial” disse que era momento de “olhar para frente” e deixar eleição para trás. Tá.
- Universo paralelo: bolsonaristas comemoraram prisão do presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Um único detalhe: ele nunca foi preso.
Climão
A notícia.
COP27 convida presidente eleito Lula – e deixa claro isolamento internacional do presidente Bolsonaro.
Moendo os grãos.
Equipe de transição de Lula já informou que o novo presidente brasileiro irá ao Egito na próxima semana para participar da principal conferência climática do planeta, a Cúpula do Clima da ONU, que ocorreu em Glasgow, Escócia, no ano passado, e agora será na costa egípcia de Sharm El-Sheikh, famosa pelas praias. Os anfitriões, as próprias autoridades do Egito, fizeram questão de estender o convite a Lula.
Será algo inusitado.
Já que serão dois presidentes brasileiros – o atual e o eleito – presentes na cúpula. Quer dizer, tradicionalmente mandatários comparecem à cúpula, mas Bolsonaro sempre deixou essa pauta ambiental em segundo plano e não foi a Glasgow no ano passado. Ainda assim, a questão no Egito desagradou o governo.
O fato é.
A volta de Lula traz alívio e otimismo a ambientalistas.
Enquanto isso.
Alemanha afirmou que descongelará pagamentos ao Fundo da Amazônia, que foram suspensos em 2019 após Bolsonaro enfraquecer medidas de proteção ambiental. Noruega também decidiu retomar os investimentos ambientais no país.
Meu Brasil brasileiro.
O governo de ultradireita na Itália planeja criminalizar festas raves, podendo penalizar organizadores com até seis anos de prisão. Ao citar uma rave sem autorização perto de Modena, o ministro do Interior italiano afirmou que a proposta acordada pelo governo de Giorgia Meloni seria contra reuniões não autorizadas de ao menos 50 pessoas que representassem risco à saúde, segurança ou ordem publica.
Mein (brasilianischer) kampf.
Ministério Público investiga saudação nazista feita por bolsonaristas em ato em Santa Catarina; vídeos viralizaram na internet. Em tempo, menino foi fantasiado de Hitler à festa da escola no interior de SP.
Sexual healing extinction.
Terminando… sexo, e não guerra, é o que pode ter levado à extinção dos neandertais.
Put a ring on it.
Para terminar, Miss Argentina e Miss Porto Rico casaram.