“Por trazer melancia e gerar tumulto ao compartilhá-la com colegas.” – motivo pelo qual aluno foi suspenso em escola de São Paulo. Too cool for school.
Ensaio Sobre A Cegueira
A pergunta.
Eleição sem Telegram?
Calma, o aplicativo já voltou a funcionar.
Moendo os grãos.
Bolsonaro chamou de “inadmissível” a decisão do juiz supremo Alexandre de Moraes que estabeleceu na sexta o bloqueio da plataforma em todo o Brasil, após o Telegram, que não tem representação no país, ignorar sucessivas tentativas de contato do Poder Judiciário. Após a suspensão, o fundador do Telegram, o russo Pavel Durov, pediu desculpas ao STF e citou problemas técnicos com seus e-mails.
Too late now to say sorry?
Ontem Moraes restabeleceu o funcionamento do Telegram, após o cumprimento das determinações judiciais – que incluíam excluir postagem fake de Bolsonaro sobre integridade das urnas eletrônicas e ainda indicar representante oficial para o Telegram no Brasil. O app é considerado o mais permissivo disseminador de conteúdo falso e se tornou o queridinho da extrema-direita no Brasil.
Lei acima de todos.
A suspensão que durou de sexta à domingo não é ativismo judicial, já que o Marco Civil da Internet, aprovado em 2014, prevê a suspensão temporária ou até mesmo proibição de atividades dos provedores de internet (Lei 12.965/14). No passado, o WhatsApp foi alvo de medidas judiciais por diferentes razões.
Silêncio dos Inocentes
A notícia.
Cidade portuária de Mariupol vem sendo dizimada pela Rússia.
Moendo os grãos.
Mariupol tem sido palco das mais violentas batalhas na Ucrânia desde a invasão de Vladimir Putin, há três semanas. A cidade ao sul do país é estratégia para os russos já que liga a Crimeia (anexada pela Rússia em 2014) às regiões de Donetsk e Luhansk, enclaves pró-Rússia ao Leste. Completamente cercada e sob intensa artilharia há mais de uma semana, nada se salva.
Sob ataque.
Hospitais, igrejas e teatros já foram destruídos. Mais de 80% de todas as residências foram ao chão ou estão danificadas. Cerca de 40 mil pessoas conseguiram fugir com seus próprios carros, mas outras 300 mil pessoas continuam presas na cidade, que não tem eletricidade, água e nem gás. A Rússia também tem bloqueado o acesso a ajuda humanitária.
No sábado.
O presidente ucraniano chamou o cerco a Mariupol de “crime de guerra”. O ataque a um teatro que servia de abrigo e tinha escrito no chão um imenso “crianças” (para ser avistado do alto) se tornou emblemático. Mais de 130 pessoas, incluindo crianças e idosos, foram resgatados dos escombros do teatro, mas outros 1300 civis continuam soterrados.
Na Rússia…
Guerra de narrativas.
Em estado superlotado, Putin fez na sexta a primeira aparição pública desde o início da guerra. O evento para comemorar os oitos anos de anexação da Crimeia se tornou imensa manifestação pró-guerra com faixas: “Por um mundo sem nazismo. Pela Rússia”.
No Brasil…
Ciência sem fronteiras.
O governo do Paraná, que concentra a maior comunidade de imigrantes ucranianos no Brasil, criou programa de acolhida a cientistas da Ucrânia.
Quando o carro vira arma.
Seis pessoas morreram e dezenas ficaram feriadas após um motorista avançar com o carro sobre uma multidão na Bélgica, a cerca de 50 km da capital Bruxelas. Em alta velocidade, o carro passou por cima de cerca de 200 pessoas que esperavam por uma tradicional parada que acontece aos domingos. Os motivos do ataque ainda estão sendo investigados, mas a polícia já descartou terrorismo.
Bateu asas e voou.
O ex-tucano Geraldo Alckmin bateu o martelo e enfim acertou a filiação a PSB, sigla do falecido governador Eduardo Campos. Com a histórica mudança de partido, Alckmin sela o caminho para se tornar vice na chapa do ex-rival Luiz Inácio Lula da Silva. Falando nele, o ex-presidente esteve no Paraná no final de semana, fez a primeira visita a Curitiba desde que foi libertado e, em Londrina, criticou “o pior Congresso da história”; o presidente do Senado reagiu.
Because I’m happy.
Pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia é o país mais feliz do mundo, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade elaborado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda completam o top 5 das nações onde moram as pessoas mais satisfeitas. O Brasil – que caiu três posições em relação ao ranking do ano passado – aparece em 38o.
The (crazy) life of Pablo.
Terminando… Kanye foi proibido de se apresentar nos Grammys – depois de ser suspenso do Instagram por comentário racista contra Trevor Noah.
Batatinha quando nasce.
Para terminar, parece que a maior batata do mundo – que entrou pro Guiness – não é batata.