“Mil carros estavam a bordo.” – navio cargueiro com milhares de Porsches novinhos pegou fogo no meio do oceano. These Porsches are on fire.
O Tsunami Que Veio do Céu
A notícia.
Prefeitura de Petrópolis sabia dos riscos em área de tragédia.
Moendo os grãos.
Um plano apresentado em 2017 já havia mapeado os pontos problemáticas e apontado a necessidade de intervenção estrutural justamente nos locais destruídos pelas fortes chuvas e deslizamentos da semana passada. Antes, no temporal de 2011, a ‘CPI da Região Serrana’ na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) também sugeriu diversas recomendações que até hoje não foram adotadas.
Rios de lama.
Mais de 200 pessoas continuam desaparecidas e o número de mortos subiu para 146 em Petrópolis após o temporal transformar a cidade em cenário de guerra. Em meio ao luto, moradores e voluntários têm peregrinado em busca de roupas, alimentos e água. Bolsonaro, que foi criticado por ignorar a tragédia na Bahia, sobrevoou a Região Serrana do Rio e o governo federal prometeu liberar dinheiro.
Enquanto isso.
O que é o laudêmio? A chamada ‘taxa do príncipe’ é cobrada até hoje dos cidadãos de Petrópolis. O dinheiro fica com herdeiros da família imperial e não tem qualquer lastro com investimento público. Ou seja, os ‘impostos do príncipe’ não retornam como investimento em saúde, educação ou prevenção de desastres.
A Lista de Putin
A notícia.
Os EUA afirmam que Rússia tem lista de alvos que deveriam ser mortos na invasão.
Moendo os grãos.
Os americanos disseram na ONU possuir evidência de que os russos prepararam uma lista de pessoas que devem ser mortas ou detidas na Ucrânia. No final de semana, o presidente Joe Biden afirmou que Putin já tomou a decisão de atacar a Ucrânia e forjará um pretexto. Já Putin falou em “genocídio do povo russo” em solo ucraniano – o que já seria um ótimo pretexto para invasão.
Enquanto isso.
A Casa Branca afirmou na sexta-feira, após encontro de Bolsonaro com Putin, que o Brasil parece estar do lado oposto da comunidade internacional. Antes, o governo americano já havia criticado o encontro pelo Departamento de Estado.
Freedom?
Após 22 dias de protestos que interoperam o trânsito e bloquearam pontes no Canadá, centenas de policiais federais começaram a prender caminhoneiros antivacina em Ottawa. As forças de segurança têm sofrido críticas por terem agido muito lentamente e deixado as manifestações fugirem do controle. Já o primeiro-ministro Justin Trudeau também vem sofrendo críticas por usar uma lei emergencial nunca antes usada, o que deve agravar as divisões no Canadá.
Alô torcida do Flamengo.
O Rio decidirá hoje sobre a retirada das máscaras. A média móvel de casos já vem caindo o que indica o início do recuo da variante Ômicron no Brasil. Em meio à queda na média de infeções, o número de mortes também já tem sido impactado e chegou estável ao terceiro dia – após mais de um mês de alta. Em tempo, janeiro foi o mês mais mortal para criança por Covid-19 no país, mostram estudos.
Arquivo confidencial.
Os Arquivos Nacionais dos EUA confirmaram na sexta o que já corria há algumas semanas na imprensa: Donald Trump levou ilegalmente documentos da Casa Branca que deveriam ter sido entregues ao órgão federal independente que cuida da preservação e documentação dos registros governamentais e históricos. Há sinais inclusive que ele destruiu alguns documentos de sua Presidência.
God save the Queen.
Aos 95 anos, Rainha Elizabeth II testou positivo para o coronavírus. Ela é triplamente vacinada e vem apresentando sintomas leves como o de um resfriado.
I did nazi that coming.
Terminando… Elon Musk decidiu deletar o tuíte super basiquinho de que o canadense Justin Trudeau é pior que o nazista Adolf Hitler.
Bank$y.
Para terminar, o primeiro Banksy leiloado no Brasil.