“O metaverso requer um computador imenso.” – Mark Zuckerberg anunciou que a Meta vem construindo o computador mais rápido da história. Fast & furious.
Sergio Moro Num País Tropical
A notícia.
Deputados planejam CPI para investigar atuação de Moro no setor privado.
Moendo os grãos.
Em novembro de 2020, o já ex-juiz da Lava Jato e já ex-ministro da Justiça de Bolsonaro foi contratado pela empresa Alvarez & Marshall, responsável pela recuperação judicial da maioria das empresas envolvidas na megaoperação que tomou conta do país de 2014 a 2020. Os honorários da firma, entregues ao TCU, mostram que 78% de receita da empresa vieram justamente de alvos da Lava Jato.
Vai, Serginhooo.
Nesta semana, deputados começarão a colher assinaturas para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar suposto “conflito de interesses” de Sérgio Moro. A CPI precisa de 171 assinaturas para tomar vida, só os parlamentares de esquerda somariam mais de 140. A base de apoio do presidente Bolsonaro também não é muito fã do ex-magistrado.
Lembrando.
A Pedido do Ministério Público, o ministro do TCU Bruno Dantas determinou, mês passado, que a Alvarez & Marshall revelasses quanto foi pago ao ex-ministro desde que ele largou a empresa para se lançar candidato à presidente. Moro nega que tenha lucrado com a Lava Jato, mas também se nega a revelar quanto ganhou ao atuar no setor privado.
Pizza, Vino Rosso e Elezioni
A notícia.
Parlamento italiano iniciou eleição para o novo presidente da Itália.
Moendo os grãos.
Na Itália, o presidente é chefe de Estado, mas não de governo. Em grande parte, é um cargo cerimonial – assim como a rainha da Inglaterra. Ele serve a um mandato de sete anos e tem poderes específicos, como receber líderes estrangeiros e promulgar leis aprovadas no parlamento, que pode ser dissolvido por ele em alguns cenários. Ou seja, seu principal poder: ajudar a resolver crises políticas.
Roma, cidade aberta.
Ontem começou a votação secreta que envolve 630 deputados, 315 senadores eleitos (um punhado de senadores vitalícios), e 58 delegados regionais. Serão várias rodadas até o vencedor que substituirá Sergio Mattarella no dia 3 de fevereiro. Semana passada, o barão da mídia Silvio Berlusconi, 85 anos, que foi primeiro-ministro por quatro vezes, desistiu da corrida, pois não conseguiu apoio.
Mamma mia, here we go again.
Não há um nome claro de quem será o novo presidente, e nem a esquerda, nem a direita possui votos suficientes para dar as cartas. Mas muita gente quer que o atual premiê Mario Draghi assuma a presidência.
O golpe tá aí.
O ano de 2021 bateu recorde de golpes– e tentativa de golpes de Estado – no mundo. A moda parece que não passou no novo ano. O presidente de Burkina Faso foi detido no palácio presidencial e preso em um acampamento por soldados amotinados em aparente golpe militar – o governo nega o golpe. Os militares estão insatisfeitos com a maneira com que o governo vem combatendo extremistas islâmicos. É o terceiro golpe de Estado na parte ocidental da África desde maio.
Loading…
Em nome de “defesa coletiva”, a OTAN – a aliança militar EUA-Europa criada após 2a Guerra Mundial – passou a reforçar ontem as fronteiras no Leste Europeu com tropas em solo, no mar e no ar contra uma possível invasão russa. Os EUA também se preparam para enviar 8500 tropas para a região. Na Ucrânia, os EUA e o Reino Unido começaram a evacuação das famílias de funcionários das embaixadas.
I’ve got the Powell.
Autoridades do Federal Reserve – o Banco Central dos EUA – se reúnem hoje e amanhã, em meio a mercados instáveis em todo o mundo. Ninguém aumentará a taxa básica de juros por lá (o que deve rolar em março) e nenhum grande anúncio é esperado, mas o mercado obviamente estará de olho para ver como anda a análise do presidente Jerome Powell sobre a subida da inflação. Ontem, às vésperas da reunião, e em meio à tensão Rússia-Ucrânia, o dólar subiu aqui.
Staying alive.
Terminando… passageiro clandestino foi achado com vida em roda de avião após 11 horas de voo.
Wine not?
Para terminar, este vinhozinho feito de arroz – que voltou com tudo na Coreia do Sul.