“Mulher Jovem com Chapéu de Pena.” – Rússia quer de volta pinturas que emprestou à Itália. Sim, a guerra chegou às artes.
Cancelado
A notícia.
A Rússia já não tem Instagram, mas tem mercenários.
Moendo os grãos.
O Kremlin resolveu fazer aquilo que todos nós pensamos em fazer quando nossos stories não estão gerando tanto engajamento quanto gostaríamos ou os posts não têm tantos likes: pôr fim ao Instagram. A partir de hoje, o aplicativo está proibido em território russo. Depois do Facebook (que é dono do Insta) e do Twitter, agora chegou a vez do Instagram.
The gram.
A decisão de Putin veio depois que a Meta decidiu mudar algumas de suas regras para permitir, ao longo da Guerra na Ucrânia, que usuários ucranianos, poloneses e de outras nacionalidades façam posts violentos e até possam pedir pela morte de soldados russos. Também está temporariamente permitido: pedir a cabeça de Putin ou do ditador bielorrusso Alexander Lukashenko, because why not. É guerra!
Falando em soldados russos.
Eles precisam de ajuda e, na sexta, Vladimir Putin anunciou que enviará a Ucrânia 16 mil “voluntários” do Oriente Médio (ou seja, da Síria, região dominada pela Rússia desde a Guerra Civil contra o ditador sírio aliado de Putin, Bashar Al-Assad), para lutar com as tropas russas na Ucrânia. Por voluntários, leia-se: mercenários.
Números.
Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, 1300 soldados ucranianos foram mortos. Já o número de soldados russos mortos está entre 3 mil e 4 mil.
Vodka and diamonds and caviar, oh my!
Na tentativa de aumentar o isolamento cultural e econômico de Moscou, Joe Biden partiu para a proibição da vodka, caviar e dos diamantes russos também. Nenhum desses itens podem ser importados ou comercializados nos EUA.
Não para Não
Na Rússia.
Mais de 13 mil russos já foram presos pelo Kremlin por protestar contra a Guerra na Ucrânia.
E a lista cresce.
Netflix, H&M e Ikea: veja as empresas que continuam cortando laços com Moscou. Apple já não vende mais produtos na Rússia. Ford também pulou fora.
Be our guest.
Disney informou que suspenderá doações políticas para a Flórida, após a aprovação da polêmica lei “Don’t say gay”, um retrocesso que torna o estado mais homofóbico na medida em que proíbe discussões sobre orientação sexual e identidade de gênero nas escolas. A Disney pediu desculpas pelo “silêncio” ao longo da tramitação. De acordo com a nova lei, professores ainda são obrigados a informar à família se um aluno sair do armário mesmo de forma confidencial.
Laundry service.
O Ministério Público ampliou as suas investigações contra o líder do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos, por suspeita de lavagem de dinheiro. Renan foi companheiro de viagem do deputado – prestes a ser cassado – Mamãe Falei em sua viagem à Ucrânia. O coordenador do MBL tem dívidas de R$ 6,3 milhões com a União – o que incluem tributos federais e multas trabalhistas.
Metalizado.
Terminando… moeda de cinco centavos americana, o nickel, já vale mais de 10 centavos, em meio ao preço exorbitante dos metais na guerra.
Lost in translation.
Para terminar, os porcos falam pra caramba – a gente só precisa entender o que eles estão dizendo.