“Empatia é função essencial na conversação da inteligência artificial.”
– cientistas passaram a ensinar robôs uma nova habilidade: conseguir rir na hora correta. Laughter lines.
ROYAL GOODBYE
A notícia.
Enfim o funeral da rainha Elizabeth.
Moendo os grãos.
O funeral de um líder querido é sempre um grande evento, mas o funeral da mais longeva monarca britânica é algo não visto em décadas. Após 10 longos dias de espera e tributos, Elizabeth II será enterrada hoje no Castelo de Windsor e antes o mundo estará de olho no Funeral de Estado que contará com líderes de quase 200 países – tamanho o prestígio da monarquia britânica.
Her majesty.
Na semana passada, milhares de pessoas enfrentaram filas de ao menos 12 horas para prestar homenagens ao caixão no Westminster Hall. Agora, é chegada a hora de dar o último adeus à rainha e o funeral é um dos maiores encontros diplomáticos da ultimas décadas. Presidentes como Joe Biden e Bolsonaro, primeiros-ministros como Justin Trudeau e imperadores como o do Japão são alguns dos presentes. Putin não foi convidado.
- O funeral acontece na mesma Abadia de Westminster onde, há 69 anos, ela foi coroada e onde, há 75 anos, ela se casou o príncipe Philip, falecido no ano passado.
Com tanta gente poderosa…
Além de 1 milhão de pessoas esperadas para visitar Londres hoje, o Reino Unido implementou o maior plano de segurança desde a 2a Guerra Mundial. São 10.000 policiais uniformizados de plantão (além daqueles à paisana), snipers e atiradores posicionados em telhados e uma unidade especial.
- O Aeroporto de Heathrow interromperá voos durante a procissão da abadia ao Castelo de Windsor.
Reino de Bolsonaro
A notícia.
No Reino Unido para o funeral da rainha, Bolsonaro usa varanda da embaixada como palanque e faz comício.
Moendo os grãos.
Em Londres, Bolsonaro seguiu o protocolo de outros chefes de Estado e ontem visitou o caixão de Elizabeth e assinou o livro de condolências, mas logo em seguida ele transformou a viagem em ato de campanha. Discursando a um grupo de apoiadores, ele falou em “ideologia de gênero”, aborto, e que vencerá as eleições no primeiro turno.
- Quem integra a comitiva de Bolsonaro é o pastor Silas Malafaia que não tem cargo no governo e tem sido chamado de “conselheiro”.
Hungary games.
Em decisão inédita, o Parlamento Europeu decidiu que a Hungria não pode ser mais considerada uma “democracia plena”. Ao longo dos últimos 10 anos, Viktor Orban criou um Judiciário paralelo, colocou veículos de imprensa nas mãos de aliados, aprovou leis contra a comunidade LGBTQIA+ e, desde 2019, por causa da “pandemia”, governa por decretos – a contragosto da oposição.
- Em tempo, o nível da democracia global médio declinou a valores anteriores a 1989.
Todo fim é um começo.
Nos EUA, Joe Biden afirmou que a pandemia de Covid-29 “terminou’. Na China, Ministério de Saúde alertou: “Não toque em estrangeiros,” após o primeiro caso de varíola dos macacos no país.
Royal dogs out.
Terminando… nova super-heroína israelense da Marvel vem causando polêmica entre árabes.
Lunar new year.
Para terminar, novo mineral acaba de ser descoberto na Lua.