“Tem algo vindo aí.” – filho de 4 anos após usar UberEats no telefone celular do pai para comprar US$ 1.139 em sorvete. I scream.
Você Tem Fome de Que?
A notícia.
O mundo pode estar prestes a enfrentar uma crise global nos alimentos.
Moendo os grãos.
O preço dos alimentos vêm subindo ao redor de todo o globo. Os custos do fertilizante está altíssimo. No Afeganistão, cerca de 23 milhões de pessoas – mais da metade da população no país – enfrentarão insegurança alimentar com risco de vida nos próximos meses. Madagascar enfrenta a maior seca em mais de 40 anos e está em busca de ajuda internacional.
É uma crise global alimentar?
Em entrevista nessa semana, o economista-chefe da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, Torero Cullen, afirmou que o mundo ainda não chegou lá, mas está muito perto, e já vem testemunhando um aumento de conflitos gerados por crises de fome, especialmente na África. Ao redor do mundo, no entanto, o aumento do preço do alimento ainda não disparou tanto quanto algumas últimas fases críticas como em 2007/2008.
O que não significa que não chegaremos lá.
A pandemia causou um aumento global na fome, que foi de 118 milhões de pessoas em 2020 para 768 milhões de pessoas sem ter o que comer nesse ano. Já as pessoas que vivem com insegurança alimentar – ou seja, que não possuem uma nutrição adequada por quantidade ou qualidade – aumentaram para 2,38 bilhões. Ou seja, 318 milhões de novas pessoas.
Comida no prato.
Com a desigualdade vacinal e a recuperação econômica mundial mais lenta do que se esperava, Cullen prevê uma piora no cenário em 2022.
Eu fiz um pé la no meu quintal.
Malta se tornou o primeiro país da União Europeia a legalizar o uso recreativo e cultivo da cannabis. Por 36 a 27, o parlamento do país liberou o porte de até 7 gramas da planta, além do cultivo de 4 pés em casa; fumar maconha em público em frente das crianças continua proibido. Outros países como Alemanha, Luxemburgo e Suíça têm planos parecidos.
Dirty little secrets.
Por 222 a 208, a Câmara dos EUA decidiu recomendar a abertura de acusações criminais contra o ex-chief-of-staff (espécie de ministro-chefe da Casa Civil) de Trump, Mark Meadows, que se recusa a cooperar com investigações do ataque ao Capitólio no 6 de janeiro. Agora o caso vai direto para o Departamento de Justiça que pode indiciá-lo ou não. Em mais de 200 anos, essa é a primeira vez que os parlamentares recomendam indiciamento contra um ex-membro do Congresso.
Partidão.
O maior partido de direita do Brasil, o União Brasil, discute hoje se deve fechar uma aliança com Sérgio Moro ainda no primeiro turno. O União Brasil surgiu a partir da fusão entre o PSL e o DEM (ex-PFL) em outubro e se tornou a maior força de direita do país em mais de 20 anos. Eles possuem atualmente a maior bancada da Câmara, e ainda maior fatia anual do fundo eleitoral, cerca de R$ 150 milhões.
Contrata-se.
Terminando… MGM vem usando realidade virtual e óculos de realidade aumentada para entrevistas de trabalho.
Just do it.
Para terminar, Nike entrou na onda do metaverso.