“Viva Magenta.”
– é a cor do ano Pantone 2023. Bem Barbiecore.
Olha Quem Está de Volta
A notícia.
Após primeira derrota na fase de grupos desde 1998, Brasil enfrenta hoje a Coreia do Sul.
Moendo os grãos.
Apesar de perder por 1 a 0 para Camarões na sexta-feira, a Seleção Brasileira manteve a primeira colocação do grupo e enfrentará hoje os sul-coreanos pelas oitavas de final da Copa do Mundo – é a primeira vez que ambos os países se enfrentam no Mundial. Pela primeira vez em 24 anos, a fase de grupos terminou sem nenhum país com todas as três vitórias.
Sem precisar (teoricamente) vencer na sexta-feira, e sem poder contar com Neymar, Danilo e Alex Sandro (todos lesionados), Tite apostou em um time com reservas e viu o Brasil perder com gol nos acréscimos. O Brasil havia entrado em campo podendo fazer algo que não acontecia desde 2006, terminar toda a primeira fase de grupos com 100% de aproveitamento. Não rolou.
Ainda assim.
A seleção garantiu o primeiro lugar do grupo e hoje aposta no retorno de Neymar para continuar sonhando com o hexa. Já Tite vem enfrentado críticas pelas escolhas, a falta de gols e futebol burocrático.
Enquanto isso.
Jantar da seleção com carne folheada a ouro dividiu as opiniões nas redes.
God Save Notre King
A notícia.
França e Inglaterra voltam a se enfrentar em um Copa do Mundo pela primeira vez em 40 anos.
Moendo os grãos.
A atual campeã mundial derrotou a Polônia por 3 a 1 com dois golaços de Mbappé que assumiu a posição isolada de artilheiro em 2022 e já é considerado o melhor jogador da Copa. Com apenas 23 anos, e em sua segunda Copa, o francês tem um total de nove gols, e ultrapassou o rei Pelé em precocidade goleadora. Pelé tinha sete gols nesta idade. Os franceses voltam a ser um dos favoritos neste ano.
Acabou com o Senegal por 3 a 0 em uma vitória tranquila que incluiu o primeiro gol do capitão Harry Kane. As duas gigantes do futebol europeu, ambas favoritas para vencer a Copa no Qatar, se enfrentam agora nas quartas no sábado; é a terceira vez na História – e nas últimas duas vezes, deu Inglaterra (2 a 0 em 1966 na Copa da Inglaterra e 3 a 1 em 1982 na Copa da Espanha).
The unveiling of girl power.
O Irã aboliu a sua ‘polícia moral’. A medida visa apaziguar os maiores protestos em décadas no país que começaram após a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, morta nas mãos da tal polícia da moral – que é responsável por reforçar leis sobre uso de véu e vestimentas folgadas no país. Ela havia sido detida por usar o véu de forma inapropriada.
And we’ll never be royals.
Mais um escândalo racista abalou a família real britânica. Em um evento de caridade no Palácio de Buckingham, a britânica Ngozi Fulani, fundadora de uma ONG de combate à violência doméstica, foi questionada repetidamente por Lady Hussey, que é madrinha do príncipe William, de onde ela “realmente” era. Após o episódio, William soltou nota dizendo que racismo não tem espaço na sociedade; palácio chamou episódio de “lamentável”.
- Em tempo, Netflix divulgou primeiro trailer do doc de Harry e Meghan, que trouxe a questão do racismo institucional da monarquia para o centro do debate.
Tetas do Estado.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, concedeu a Bolsonaro aposentadoria da Câmara dos Deputados; o que faz a renda mensal de Bolsonaro superar R$ 75 mil em meio à aposentadoria como capitão reformado do Exército e outros benefícios. Bolsonaro foi deputado de 1991 a 2018, quando foi eleito presidente.
Nada sei.
Terminando… nave espacial militar secreta dos EUA bateu o recorde de missão mais longa do espaço.
Smart bandaids.
Para terminar, novos band-aids poderiam ganhara upgrade tecnológico.