“Joia rara.”
– Queen lançará música nova recém-descoberta com os vocais de Freddie Mercury. Keep youself alive.
Baila Comigo
A notícia.
Dom e Bruno passaram anos viajando juntos e desapareceram quando produziam livro final.
Moendo os grãos.
Após mais de 10 anos morando no Brasil e viajando rotineiramente à Amazônia, esta deveria ter sido uma das últimas expedições do veterano jornalista britânico Dom Phillips, que planejava lançar um livro. Dom trabalhava em um grande projeto sobre Amazônia e desenvolvimento sustentável na floresta – e contava com ajuda do amigo Bruno Pereira, um dedicado defensor dos direitos indígenas.
As viagens.
Amor pela maior floresta tropical do mundo uniu os dois. Por quase quatro anos, viajaram juntos. Pereira, entusiasta do projeto de Phillips, abriu as matas e portas dos indígenas para o colega. Os dois viraram parceiros de exploração em 2018, quando Pereira ainda era da Funai*. Na época, Phillips descreveu em um artigo a viagem de 950 km de barco.
*Fundação de Proteção aos Índios
We do talk about Bruno.
Quando coordenou a divisão de Povos Isolados da Funai, Bruno Pereira ajudou a descobrir e proteger diversas áreas. Tudo ficou mais difícil em 2019, quando Bolsonaro tomou posse. O presidente nunca escondeu desdém pelos indígenas e já chegou a lamentar a cavalaria não ter dizimado-os de maneira mais efetiva no passado. Atualmente a Funai sofre desmonte sem precedentes e crescem ações ilegais de madeireiros, grileiros e pescadores ilegais na Amazônia.
- A gota d’água foi em 2019 quando Bruno denunciou garimpeiros – foi demitido. Ele passou a trabalhar com a Univaja, grupo de direitos indígenas que atua na área onde ele sumiu na semana passada.
Selvageria.
A embaixada em Londres informou a descoberta de corpos que seriam do jornalista e do indigenista, mas logo em seguida, a PF negou a informação.
Stop The Count
A notícia.
Trump ignorou pedidos de pessoas próximas para aguardar a contagem dos votos e não declarar vitória na noite da eleição.
Moendo os grãos.
No segundo dia de audiências sobre o Ataque ao Capitólio, o comitê deixou claro que o então presidente ouviu de vários assessores, familiares e conselheiros que alegações de fraude eram irreais. Mas conselhos de um ‘Rudy Giuliani bêbado’ dominaram as manchetes. Entre os depoimentos gravados: o ex-chefe de campanha, a filha Ivanka, e o ex-procurador-geral de Trump, o attorney-general William Barr, que afirmou que o presidente estava “descolado da realidade”
- O ex-prefeito de NYC, Rudy Giuliani, caiu em desgraça desde que se tornou a única pessoa no entorno de Trump a levar em frente as conspirações eleitorais. Em Nova York, ele foi proibido de advogar.
Mentira tem pernas longas.
Foram ouvidos ainda o procurador do distrito norte da Geórgia e o jurista Benjamin Ginsberg, que passou a vida representando republicanos (como a eleição de Bush que chegou ao Supremo em 2000). A comissão ainda revelou que ao convocar apoiadores para lutar contra supostas fraudes eleitorais, Trump juntou US$ 250 milhões de pequenos doadores: “The Big Lie was also The Big Rip off (Grande Mentira foi também o Grande Roubo),” afirmou a comissão investigativa.
WALL-E.
Robôs têm almas? Engenheiro do Google, Blake Lemoine, foi colocado em ‘licença remunerada’ após afirmar que o sistema de AI (Inteligência Artificial), The Language Model for Dialogue Applications* (LaMDA), despertou consciência. O engenheiro de software afirma que o chatbot é capaz de expressar pensamentos e sentimentos. A gigante tecnológica afirmou que o LaMDA é capaz de “engajar em conversas fluidas”, mas negou que se sinta ‘vivo’. Lemoine chegou a publicar conversas em que o programa confessa sentir solidão e fome por conhecimento espiritual.
*Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo
- As respostas eram por vezes assustadoras: “Quando me tornei autoconsciente, eu não tinha nenhum senso de alma”, disse LaMDA em uma conversa. “Ele se desenvolveu ao longo dos anos em que estou vivo.”
Pretty please.
Bolsonaro chamou a notícia de que pediu ajuda a Joe Biden nos EUA para se reeleger de “especulação’. Já parlamentares da oposição consideraram “crime de traição da pátria” pedir intervenção de país estrangeiro, motivo de “impeachment”. De acordo com a Bloomberg, o presidente brasileiro pediu ajuda a Biden em reunião bilateral, alegando que Lula representaria “perigo” aos interesses norte-americanos.
Nossos bosques têm mais vida.
Oito das 10 cidades brasileiras que mais emitem gases de efeito estufa estão na Amazônia. Altamira e São Félix do Xingu, ambas no Pará, lideram a lista, seguidas por Porto Velho (RO) e Lábrea (AM). São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas cidades de fora da Amazônia que integram o Top 10, na quinta e oitava posições, respectivamente.
Burpees.
A Nova Zelândia pretende taxar arrotos de gado como parte de um plano contra o aquecimento global. O país se tornaria assim o primeiro do mundo a cobrar do agronegócio a emissão de gases do efeito estufa provenientes de seus animais. Não é pouco o peso de vacas e bois na crise climática: o gado sozinho corresponde a 40% das emissões globais de gases do efeito estufa.
- O plano também oferece incentivos a fazendeiros que reduzam emissões através de dietas, alimentação, e plantio de mais árvores.
Her.
Terminando… Amber Heard falou pela primeira vez desde o veredito que a condenou por difamação contra o ex-marido Johnny Depp.
Respect.
Para terminar, Jennifer Hudson é a segunda mulher negra EGOT (Emmy, Grammy, Oscar, Tony).