“É carga!” – passageiros no Heathrow receberam 40 caixas de peixe congelado ao invés de suas malas. A British Airways desculpou-se. Fishy, to say the least.
Não Existe Covid em São Paulo
A notícia.
Pela primeira vez desde o início da pandemia, SP não registrou mortes por covid.
Moendo os grãos.
Em meio ao avanço da vacinação, a Secretaria de Saúde do Estado de SP registrou ontem 359 novos casos, mas nenhuma morte por Covid-19. Tradicionalmente, os dados compilados às segundas-feiras já são mais baixos que o restante da semana, ainda assim, desde a primeira morte confirmada pela doença, em março do ano passado, nenhuma segunda-feira havia passado em branco.
Enquanto isso.
O secretário especial (com status de ministro) da Cultura, Mario Frias, aprovou ontem uma portaria negacionista que proíbe projetos culturais – como peças e shows – que tenham utilizado financiamento através da Lei Rouanet de exigir comprovação de vacinação. Projetos que fizerem questão de comprovação de imunização serão vetados pela secretaria.
Lembrando.
O presidente Bolsonaro nunca se vacinou e é contra os chamados “passaportes de imunidade”. Ele chegou a criticar a criação desse tipo de documento sanitário em seu discurso na Assembleia-Geral da ONU.
Atualizando.
75% dos brasileiros já tomaram pelo menos uma dose; 57% completaram o ciclo vacinal; 5% tomaram ainda dose de reforço.
Don’t Wanna Be Obamaself
A notícia.
Um dos principais arquitetos dos Acordos de Paris, Barack Obama, discursou na COP26.
Moendo os grãos.
Na superconferência ambiental da ONU em Glasgow, Escócia, o ex-presidente americano acusou o Partido Republicano de praticar “ativamente hostilidades contra a ciência climática” e alertou que o mundo já não tem mais tempo a perder se quiser dar jeito na crise climática. Obama ainda acusou o ex-presidente Donald Trump e lideranças republicanas de reverterem políticas ambientais implementadas em seu governo.
Lembrando.
O Acordo do Clima de Paris, assinado por quase 200 países em 2015, abrange uma série de prerrogativas para tentar evitar que o mundo esquente mais de 2 graus Celsius (preferencialmente 1,5o C), quando comparado com as temperaturas pré-revolução industrial. Durante a Era Trump, os EUA se tornaram único país a abandonar esse acordo internacional.
Climão.
“O progresso foi interrompido” quando “meu antecessor saiu sozinho do acordo”, disse Obama sobre Trump. “Não fiquei muito feliz com isso”, afirmou o ex-presidente ao implorar a líderes mundiais que ‘intensifiquem o jogo’ se quiserem evitar uma catástrofe climática.
Estamos indo embora.
Faltando apenas 13 dias para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o Ministério da Educação enfrenta uma debandada jamais vista antes: 33 funcionários se demitiram de uma só vez do Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais). Em tempo, 15 cientistas condecorados pelo governo Bolsonaro enviaram uma carta ao Ministério da Ciência fazendo renúncia coletiva à honraria. Obrigado, de nada.
Moro num país tropical.
O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro continua divulgando novos pôsteres de sua candidatura à presidência. Moro oficializou sua campanha presidencial na semana passada. Dias depois, o ex-procurador Deltan Dallagnol, outro pilar da extinta Lava Jato, também anunciou sua entrada na política. Enquanto isso, Bolsonaro – que não possui partido político – se filiará hoje ao PL (Partido Liberal), sigla de Valdemar Costa Neto, condenado no chamado ‘mensalão’.
Out of space.
Após seis meses na Estação Espacial Internacional, quatro astronautas (de fraldas) retornaram à Terra a bordo de sua cápsula Crew Dragon na madrugada de hoje, caindo no Golfo do México, e encerrando assim mais uma missão de sucesso da SpaceX – apesar dos probleminhas no banheiro.
Show do milhão.
Terminando… com modelo de negócios do cinema em apuros, AMC investirá em pipoca.
La vie en rose.
Para terminar, os diamantes de Maria Antonieta.