“Eles são bem parecidos.”
– mulher canadense confundiu o próprio gato fujão com um outro gato; ela depois devolveu o gato errado. You’ve got to be kitten me.
CaiXXXa
A notícia.
Investigado por assédio sexual, caiu o presidente da Caixa Econômica Federal.
Moendo os grãos.
Vinte horas após a eclosão de um escândalo sexual em um dos principais bancos estatais do país, o presidente Pedro Guimarães pediu demissão. Presente desde o início no governo, Guimarães foi indicação de Paulo Guedes e rapidamente se tornou um dos principais aliados de Bolsonaro. Ontem pela manhã ele chegou a discursar ao lado da esposa, mas sua presença se tornou insustentável.
À tarde.
Ao negar novamente as denúncias de assédio sexual e moral, ele soltou uma carta de demissão: “Não posso prejudicar o governo.” As denúncias são investigadas em processo sigiloso no Ministério Público. A primeira denúncia chegou por lá no início de maio. Quem assume a chefia do banco é Daniella Marques, braço direito de Geudes que comanda uma secretaria no ministério.
Ainda em 2019.
Começaram as suspeitas na Caixa. Um segurança foi então demitido ao flagrá-lo com uma funcionária dentro do carro no estacionamento privativo no subsolo. Em meio a “práticas e crenças inusuais”, ele recebeu o apelido de ‘Pedro Maluco’ pelos colegas de mercado – apelido depois adotado por integrantes do governo junto ao o Planalto. Segundo relatos, foram diversas demissões de funcionários que presenciaram situações de assédio. Antes, ele foi demitido do Santander por machucar uma colega na festa da firma.
Sobre apelidos.
Pedro Maluco não era o único codinome do agora ex-presidente da Caixa, que também era chamado em Brasília de PG2 – em referência a Paulo Guedes. Por sinal, as primeiras denúncias de assédio sexual chegaram a Guedes ainda em 2021.
Timing.
Grandes empresários veem a crise na Caixa como um duro golpe contra Bolsonaro em período considerado delicado.
Fora do governo.
Pedro Guimarães receberá ao longo de 6 meses ainda R$ 330 mil.
Eu também.
Me too brasileiro apoiará funcionárias da Caixa que denunciaram o então presidente.
Boteco Presidencial
A notícia.
Bolsonaro foi condenado em 2a instância por ofensa sexual contra jornalista.
Moendo os grãos.
Por 4 a 1, o Tribunal de Justiça de SP manteve a condenação do chefe do Executivo, que em março de 2021 foi condenado pela 19a Vara Civil de SP por difamar Patrícia Mello Campos com insinuação sexual: “Queria dar o furo.” Em meio ao novo tipo de cruzada contra a credibilidade do jornalismo profissional – usando calúnias contra a honra de repórteres mulheres –, Bolsonaro chegou a dizer que ela “se insinuou sexualmente” em troca da reportagem.
Lembrando.
Patrícia, que é comentarista na Band, passou pelo Estadão, foi correspondente em Washington, cobriu as guerras na Síria e Serra Leoa, epidemia de Ebola, e ganhou prêmios como Troféu Mulher Imprensa (2016) e Prêmio de Jornalismo do Rei da Espanha (2018). Ela virou alvo do clã Bolsonaro em 2018 ao assinar matéria sobre empresários partidários que financiavam – ilegalmente – envio em massa de fake news no WhatsApp.
C’est fini: Coupable
A notícia.
Após 10 meses, chegou ao fim o maior julgamento da História da França.
Moendo os grãos.
Desde setembro, seis anos após os piores ataques terroristas de sua história, a França julgava 20 acusados (a maioria deles considerados mortos) pelas explosões e tiroteios que deixaram 130 mortos em bares, cafés, no Bataclan, e no estádio da capital francesa. Ao longo do “julgamento do século”, o principal réu Salah Abdeslam, cidadão francês já condenado por um tribunal belga, tentou justificar a carnificina como retaliação pela ação militar contra o grupo ‘Estado Islâmico’ (ISIS). Ele pegou prisão perpétua.
To the east, to the east.
Durante a reunião da Otan* que começou nesta semana em Madrid, Joe Biden anunciou ontem maior presença militar na Europa e, pela primeira vez, classificou a China como “ameaça estratégica”. Em meio à guerra na Ucrânia, o presidente americano falou em QG permanente na Polônia, entrega de dois esquadrões aéreos de jatos F-35 ao Reino Unido, e de brigadas de combate na Romênia.
*A aliança militar EUA-Canadá-Europa.
Don’t catch you slippin’ now.
As audiências sobre o ataque ao Capitólio vão de vento em popa. Na terça, prestou depoimento Cassidy Hutchinson, a ex-assistente de Mark Meadows, ex-chefe de gabinete da Casa Branca. Seu depoimento é arrasador e pinta Trump como um tirano furioso que, no dia 6 de janeiro, derrubou parte da mesa, atirou comida nas paredes, agrediu agentes do Serviço Secreto e tentou agarrar o volante da limusine ao exigir que fosse levado ao Capitólio em plena invasão.
- Fica claro que a insurreição não foi ‘acidental’ e que o ex-presidente participou ativamente da tentativa de golpe: “Por favor, tenham a certeza de que ele não vá ao Capitólio. Seremos acusados de todo tipo de crime inimaginável, se esse movimento acontecer”, advertiu Cipollone, um dos advogados da Casa Branca.
Surviving R. Kelly.
Nove meses após ter sido condenado em Nova York por crimes sexuais, R. Kelly recebeu a sentença ontem. O cantor de 55 anos recebeu uma sentença de 30 anos de prisão por assédio, abuso e tráfico sexual.
Meu vício agora.
Terminando… País de Gales planeja proibir bebidas cafeinadas para menores de 16 anos – em nome da saúde.
Não tem festa lá no meu apê.
Para terminar, Airbnb proibiu festinhas em suas locações – permanentemente.