“Oswald, o Coelho.”
– Disney ressuscitou o personagem que já estava há 100 anos esquecido. Circle of life.
Desordem e Retrocesso
A notícia.
No dia da diplomação de Lula, bolsonaristas vandalizam a Capital Federal, colocam fogo em veículos e tentam invadir a sede da PF.
Moendo os grãos.
Após a prisão de indígena bolsonarista que disse que Lula não tomaria posse e convocou expressamente pessoas armadas para impedir a o ato de oficialização do presidente, vândalos de verde e amarelo tocaram o terror em Brasília. A prisão temporária do indígena José Acácio Xavante foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, após pedido da PGR em nome da “garantia da ordem pública”.
Após a prisão.
Centenas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro tentaram invadir a própria PF, mas foram impedidos. Vestidos com camisas amarelas e bandeiras do Brasil, eles então quebraram veículos estacionados no prédio da Polícia Federal, invadiram restaurantes, depredaram prédios públicos, e se espalharam por outros pontos. Em meio ao vandalismo, a Praça dos Três Poderes foi fechada, o trânsito na Esplanada dos Ministérios foi interrompido e o hotel de Lula foi cercado pela polícia.
Horas após diplomação.
O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que ‘Estado brasileiro tem o dever de agir’ e acalmou os rumores de que em nenhum momento Lula foi exposto a risco. “A segurança do presidente Lula foi garantida.” Às 21h, era possível ver ônibus pegando fogo ao lado do hotel onde o novo presidente do Brasil está hospedado. Policiais do grupo de elite da PF foram enviados às pressas para o local e agentes da PM com armamento mais pesado se posicionaram na entrada.
Que país é este?
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, repudiou a violência e a atribuiu a uma “minoria raivosa”. A PGR afirmou que “a manifestação, em tese, criminosa e antidemocrática, revestiu-se do claro intuito de instigar a população a tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado democrático de Direito, impedindo a posse do presidente da República eleitos.”
Ao longo da noite de caos.
Bolsonaro chegou a fazer três publicações em sua conta no Telegram, mas nenhuma delas mencionou o ataque que sofreu a Capital Federal pelos seus apoiadores extremistas e golpistas.
Pisco bem sour.
Mergulhado em nova crise desse que o então presidente tentou um golpe de Estado e terminou preso, o Peru registrou novas mortes em meio a protestos violentos que vem rolando desde que a vice Dina Boluarte assumiu. Ela chegou a antecipar eleições gerais, mas nada disso acalmou os manifestantes que exigem eleições imediatas, a dissolução do atual Congresso e a libertação do ex-presidente Castillo.
O mundo é uma bola.
Argentina enfrenta a Croácia hoje na primeira semi final da Copa no Qatar. Mas nem só de Messi e Modric vivem as respectivas seleções, veja quem mais pode fazer a diferença. Enquanto isso, por aqui, a CBF procura um sucessor par a Tite e o técnico italiano do Real Madrid entrou no radar.
I’m alive.
Terminando… Celine Dion revelou ter uma rara doença – e adiou seus shows.
Golddigger.
Para terminar, ‘Os Banshees de Inisherin’ lidera as nomeações para o Globo de Ouro; veja a lista.