“Uvariopsis dicaprio.” – cientistas nomearam novo tipo de árvore em homenagem a Leo DiCaprio. Ok, mas ele é um cara que gosta mais de Roses.
No Paredão
A notícia.
Imenso pedaço rochoso desabou em cânion mineiro e deixou dez mortos.
Moendo os grãos.
Cinco vítimas são da mesma família e estavam na lancha chamada Jesus atingida pelo desabamento no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), a 300 km de BH. Duas lanchas afundaram e 32 pessoas ficaram feridas após as rochas se partirem do cânion. A Defesa Civil paralisou o turismo no local conhecido como ‘Mar de Minas’. O lago criado artificialmente em 1963 é a principal atração turística da região e a população de Capitólio chega a quadruplicar nos finais de semana; ambientalistas criticam o turismo predatório.
A Gente Se Juntou
A notícia.
Casos de gripe, covid, e a novata flurona dispararam no Brasil após festas de fim de ano.
Moendo os grãos.
Parabéns. Se você está lendo isso é porque sobreviveu ao Ano Novo. Agora pode ser que esteja não só gripado ou com covid, mas sim com o combo: covid e gripe juntinhas, já que Israel confirmou na semana passada o primeiro caso verificado de coinfecção de covid e influenza (o vírus da gripe). Apesar de possíveis casos anteriores de coinfecção simultânea, este é o primeiro caso confirmado pela OMS, e com o novo ano vem junto o novo vocábulo: Flurona.
Olha a (nova) onda.
O Réveillon foi, de fato, contagiante e destinos turísticos agora registram pico de covid e gripe. Diversas cidades brasileiras já reconhecem uma quarta onda do coronavírus e mais de 2 mil prefeitos pediram ajuda ao Ministério da Saúde para testes rápidos e remédios antigripais. A média de infecções subiu 477% em comparação com 14 dias atrás – mas o índice de mortes segue em queda.
Neste clima nada carnavalesco.
Após voltar atrás, o prefeito Eduardo Paes voltou novamente atrás depois de já ter voltado atrás e cancelou o carnaval de rua do Rio. Cerca de 20% dos profissionais de saúde da cidade estão afastados com influenza após a chegada da Ômicron. São Paulo também cancelou o carnaval de rua.
Em tempo.
Na quinta-feira, Goiás registrou a primeira morte no Brasil pela Ômicron, que já representa 92% dos casos de covid no país.
Enquanto isso.
Apesar do presidente brasileiro, e após muita polêmica, confusão, consultas públicas desnecessárias e adiamentos, começa nessa semana a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos.
Ano Novo, Vírus Velho
A notícia.
Tem muita gente esperançosa sobre 2022… mas Covid-19 ainda não é coisa do passado.
Moendo os grãos.
Em meio ao avanço galopante da Ômicron pelo mundo, já é possível se mostrar – cautelosamente – otimista. Detalhes sobre a nova cepa têm se revelado promissores. Calma. Não completamente promissores, já que hospitais ficarão lotados com pacientes moderadamente doentes. Mas as últimas evidências sobre a nova variante corroboram a teoria inicial de que a cepa é menos severa que as anteriores. É o começo do fim?
Enquanto isso…
Liberté, égalité, emmerder: a três meses das eleições presidenciais, que prometem ser quentíssimas, o presidente francês Emmanuel Macron causou verdadeiro alvoroço ao dizer que quer ‘chatear’ os não vacinados (na verdade, ele usou a gíria ‘emmerder’ considerada ofensiva). Macron respondia a uma pergunta sobre restrições contra a covid estarem irritando os franceses.
E cadê NoVax Djocovid?
Imagine viajar 14 horas, passar a noite sendo questionado, e receber o singelo aviso de que terá de retornar pra casa? Foi o que aconteceu com o tenista número 1, Novak Djokovic, que não defenderá seu título no Austrália Open. Ele não é vacinado e teria recebido algum tipo de “isenção” para participar do torneio, mas teve o visto negado no aeroporto, já que estrangeiros tem de estar vacinados para entrar no país. Oopsie.
Make Civil War Trendy Again
A notícia.
Aniversário de um ano da primeira tentativa de golpe da História dos EUA.
Moendo os grãos.
A quinta-feira passada marcou um ano do ataque ao Capitólio. Insuflada pela Grande Mentira do ex-presidente Donald Trump de que as eleições foram fraudadas e ele as venceu, a insurreição em Washington D.C. chocou o mundo, deixou eternas cicatrizes na democracia americana, seis mortos, e fez os americanos se darem conta do quão vulnerável é a própria democracia que eles construíram em casa ao longo de 200 anos. Assim andam as coisas um ano depois:
- Comissão na Câmara investiga a invasão ao Congresso e diversos aliados de Trump já foram intimados.
- Sem muito alarde, uma das maiores operações policiais da história dos EUA já processou mais de 700 pessoas ligadas à insurreição.
- 119 réus possuem ligações com grupos extremistas e conspiratórios como o QAnon.
- 72% dos americanos acreditam que os invasores “ameaçavam a democracia”; 52% dos republicanos creem que eles “defendiam a democracia”.
- 70% dos eleitores do Partido Republicano querem que Trump tente novamente a reeleição.
Ainda nos EUA.
No pior incêndio em mais de 30 anos em Nova York, 19 pessoas morreram, incluindo 9 crianças, ontem no Bronx – borough* que se encontra logo acima de Manhattan.
*NYC tem cinco boroughs: Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island.
Ano novo, guerra nova?
Já são mais de 100 mil soldados russos a postos na fronteira da Ucrânia e esta será uma semana decisiva na possível guerra entre Ocidente e Rússia. Hoje começam conversas de alto calibre entre diplomatas russos e americanos na Suíça. O presidente russo já colocou na mesa tudo o que ele quer – uma lista bem extravagante que inclui, por exemplo, o fim de toda e qualquer ação militar americana no Leste Europeu.
Caza caiu.
Em meio aos maiores protestos em décadas no Cazaquistão – causados pelo aumento no preço da gasolina, desigualdade social e corrupção –, dezenas de manifestantes anti-governo foram mortos pela própria polícia e o primeiro-ministro renunciou. A Rússia mandou militares e ‘soldados de paz’ ao país para tentar acalmar as coisas na ex-república soviética. Enquanto isso, preço do urânio disparou – o Cazaquistão é o maior produtor do elemento radioativo.
Manda foods.
É o fim do Uber Eats no Brasil. Diante do domínio do iFood, o Uber desistiu de fazer deliveries no país e anunciou que a última entrega será no dia 7 de março. Acusada de práticas monopolista pelas rivais, o iFood detém mais de 85% do mercado brasileiro. No fim de 2020, a colombiana Rappi pediu investigação contra o iFood no Cade*, que proibiu o app de exigir exclusividade dos restaurantes.
*Conselho de Defesa Econômica, que regula o mercado.
A maçãzinha é uma verdadeira maçãzona.
A Apple se tornou a primeira empresa da história avaliada em US$ 3 trilhões – mais que Walmart, Disney, Netflix, Nike, Exxon, Coca, McDonald’s, AT&T, Boeing, IBM e Ford juntas ou o dobro do PIB* do Brasil. Em 2025, ocorrerá o lançamento do primeiro Apple Car. Enquanto isso, Tesla causou polêmica após inaugurar showroom na província chinesa de Xinjiang – onde a China é acusada de violar direitos humanos contra a minoria uigur.
*Produto Interno Bruto de 2020.
Gold diggers.
Após a polêmica do Globo de Ouro no ano passado – a revelação pelo LA Times de que nenhum membro do grupo votante é negro –, Netflix, Amazon e WarnerMedia cortaram laços com a premiação e a NBC desistiu da transmissão ao vivo. Ontem não deu outra: os vencedores do Golden Globes foram apenas postados online. E aos 94 anos, morreu o primeiro ator negro vencedor do Oscar, Sidney Poitier, em 1964. RIP. Enquanto isso, os Grammys que aconteceriam no dia 31 de janeiro foram cancelados por causa da Ômicron.
Brothers & sisters: together we’ll make it through.
Quase terminando… gêmeos que vieram ao mundo com 15 minutos de diferença terminaram nascendo em anos diferentes: um em 2021, o outro em 2022.
Fica a dica.
Terminando… melhor investir em Lego do que em ouro. Retorno financeiro das pecinhas de plástico usadas cresce 11% ao ano.
Let’s play the blame game.
Para terminar, Balenciaga e Kanye juntinhos.