“Meu celular há 10 anos.” – sul-coreana cujo número aparece em ‘Squid Game’ vem sendo bombardeada; Netflix editará cenas. Round me deixa fora dessa.
*Squid Game = Round 6, título em português
Nazis Tupiniquins
A notícia.
A polícia do Rio encontrou coleção nazista avaliada em 3 milhões de euros.
Moendo os grãos.
Na casa de um suspeito de estuprar uma menor de idade, a Polícia Civil do Rio de Janeiro encontrou uma megacoleção de memorabilia nazista com cerca de mil itens – de armas a objetos, passando por recortes de jornais, pinturas, insígnias nazistas, imagens de Hitler, medalhas e bandeiras do Terceiro Reich. Só um dos uniformes nazistas está avaliado em 250 mil euros.
You did nazi that coming.
Did jew? O suspeito não teve a identidade revelada, mas tem 58 anos de idade, vem de uma família rica de investidores, e teria usado a herança para construir sua coleção. A relação do suspeito com outros grupos neonazistas e de extrema-direita ainda é investigada pela polícia. “É um cara inteligente e articulado, mas nega o Holocausto, é homofóbico, pedófilo e diz que caça homossexuais”, afirmou o delegado Luis Armond que cuida do caso.
Falando em estupro.
A Justiça de Santa Catarina manteve absolvição do acusado de estuprar Mariana Ferrer. Empresário foi inocentado por 3 a 0.
It’s Lit
A notícia.
A Tanzânia ganhou Nobel de Literatura.
Moendo os grãos.
Nascido em Zanzibar, o tanzaniano de 73 anos, Abdulrazak Gurnah, venceu o Nobel de Literatura e se tornou apenas o 4o autor negro a levar o prêmio mais importante das letras universais em mais de 120 anos. Radicado no Reino Unido, a sua língua materna é o suaíli, mas Gurnah fez do inglês a sua língua literária e escreveu 10 romances como “By the sea” e “Paradise”, além de diversos contos.
Entre escrituras e es(culturas).
Com um olhar intransigente e compassivo, ele penetra nos efeitos do colonialismo e nos destinos de refugiados, em meio aos abismos entre culturas e continentes com livros que fogem do estereótipo e apresentam ao leitor um Leste Africano diverso e desconhecido.
Hoje temos o Nobel da Paz.
A OMS, ativistas pró-democracia de Hong Kong, Black Lives Matter, a líder neozelandesa Jacina Arden e o líder oposicionista russo Alexei Navalny são alguns dos 329 candidatos. Ah, tem até um brasileiro.
Dragon vs. Eagle.
O chefe da CIA anunciou ontem a criação de um centro interno especializado em China. É o Centro Missão China – ótimo nome. A reorganização da agência de inteligência coloca o foco na ‘nova Guerra Fria’. Ainda nos EUA, o Congresso enfim entrou em acordo e aumentou o teto da dívida – mas só até dezembro. E já próximo a China, Taiwan alertou sobre invasão chinesa até 2025. Nessa semana, 150 aviões chineses sobrevoaram o espaço aéreo da ilha – demonstração de força nunca vista antes.
O sagrado feminino.
Bolsonaro vetou distribuição de absorventes a mulheres pobres ao sancionar a criação de um programa de saúde menstrual, que garantiria absorventes femininos e outros cuidados básicos a alunas de baixa renda e mulheres em situação de rua. O presidente vetou a proposta ao dizer que não estava indicada “fonte de custeio”; mas o texto previa que os custos saíssem do SUS e do Fundo Penitenciário Nacional.
Afundou.
Investidores estrangeiros não se interessaram e fracassou o leilão da ANP (Agência Nacional de Petróleo) que incluía áreas de petróleo próximas a santuários ecológicos. Das 92 áreas oferecidas pelo governo, só cinco foram arrematadas. Os blocos criticados por ambientalistas, como o de Fernando de Noronha (PE) e Atol das Rochas (RN), não receberam oferta de nenhuma petroleira.
Super cool.
Após nomear São Francisco a cidade “mais bacana” do mundo, a Time Out partiu para a seleção dos bairros “mais bacanas” ao redor do planeta. Nørrebro, em Copenhagen, foi escolhido o bairro ‘número um’ do mundo, em meio à vibe foodie, iniciativas comunitárias, e exibições públicas. Andersonville, em Chicago, conhecido pela cena LGBTQ+, veio em segundo e Jongno-3, em Seul, em terceiro.
Wish I could be part of your world.
Quase terminando…. os EUA têm muito mais monumentos dedicados a sereias do que a deputadas estaduais e federais.
Ruim pra cachorro.
Para terminar, o filme “Cats” fez com que o lendário compositor original, Andrew Lloyd Webber, corresse para comprar um cão – tamanha a sua decepção.