espressouse 01

 

“Holy Ears”

– é o nome do petisco de maconha em formato de orelha lançado por Mike Tyson e Evander Holyfield. Sou todo ouvidos.


espressoimportado 01

 

QATASTRÓFICO

 

A notícia.

Copa do Mundo estreia neste domingo ofuscada por polêmicas e escândalos.

 

 

Moendo os grãos.

Ainda em 2009, assim que a ditadura árabe foi selecionada como sede da Copa do Mundo, a indignação ocidental teve início. O alemão Bild escreveu na época que apenas os ‘petrodólares’ e a corrupção poderiam explicar tal escolha: “A única explicação é que a Fifa vendeu a Copa para os sheiks deste pequeno Estado do deserto. Não existe outra explicação.”

 

 

Vai te Catar.

Já o francês Liberation indagou na época: “Como pode um país tão pequeno e sem tradição esportiva organizar um evento tão importante? Em vários pontos demográficos, econômicos, ambientais, esportivos e turísticos, a escolha nos faz a pensar,” escreveu o diário francês. Doze anos depois, e faltando dois dias para a Copanada mudou.

 

 

Cold, cold heart.

Dua Lipa e Rod Stewart são alguns dos artistas que recusaram convite para cantar na cerimônia de abertura. A popstar britânica afirmou que ficará feliz em visitar o país, mas apenas quando o Qatar honrar suas promessas relacionadas aos direitos humanos. O jogador Philipp Lahm, que levantou a taça quando a Alemanha ganhou a Copa em 2014, também afirmou que não irá a Doha e citou preocupação com o histórico de direitos humanos no país.

 

 

Em diversos países.

Fãs do futebol têm protestado e deixado claro sua insatisfação com o país-sede. Na Alemanha, faixas foram exibidas em partidas locais em Hamburgo, Berlim e Ruhr. As críticas vão desde os abusos contra os direitos humanos, à própria monarquia autoritária do Qatar e ainda perseguição contra LGBTQs, além do tratamento desumano de trabalhadores imigrantes.

 

 

Mais que futebol.

“5.000 mortos para 5.760 minutos de futebol. Vocês deveriam se envergonhar,” dizia uma das mensagens exibidas na Alemanha – referência às estimativas de mortes dos trabalhadores durante a construção dos estádios e da ambiciosa infraestrutura no Qatar ao longo desses 12 anos. Tenso.

 

 

Na semana passada.

Até mesmo o ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que escolha da ditadura árabe como sede do torneio foi “erro”. 

Fun times.

Enquanto isso…

 

No Brasil.

Bolsonarismo vem complicando a venda da camisa verde e amarela da Seleção.


espressoshots 01

 

Shots Procura-se.

Sumido desde que perdeu as eleições, Bolsonaro vem aumentado sua reclusão e delegando funções básicas ao vice Hamilton Mourão. O presidente – que continua no cargo até 1o de janeiro – decidiu não comparecer ao G-20 e nem a COP27, e nesta semana colocou Mourão para receber embaixadores estrangeiros. Já Mourão afirmou que não passará faixa presidencial a Lula: “não sou presidente”. A expectativa era de que o vice fizesse o gesto, já que Bolsonaro planeja deixar o país na cerimônia de posse.

 

 

Shots Isabel, ma belle.

Aos 62 anos, morreu Isabel Salgado, ícone do vôlei brasileiro; seu corpo foi velado ontem no Rio. Referência nas quadras e fora dela, a ex-atleta passou pelo Flamengo e foi a primeira jogadora de vôlei brasileira a atuar na Europa. Em 2016, ela foi um dos nomes que carregou a tocha olímpica no Rio. Conhecida pelo ativismo e ações sociais, ela também estava envolvida com o novo governo e chegou a ser indicada para a pasta de esportes na equipe de transição de Lula. RIP.

 

 

Shots The boss.

Vários ex-funcionários da SpaceX afirmam ter sido demitidos após criticar o chefe Elon Musk em carta aberta – eles agora processaram o bilionário e levaram o caso para as agências reguladoras americanas. O caso da SpaceX faz ressurgir questões sobre as práticas trabalhistas nas empresas do homem mais rico do mundo, onde há pouco espaço para discordância e organização sindical.

 

 

Shots Que nadie.

Quase terminando… a primeira-dama do Chile, a primeira millenial no cargo, quer enterrar de vez a função.

 

 

Shots Manda foods.

Terminando… Casa do Porco, em SP, é o 4o melhor restaurante do mundo, de acordo com o novo ranking do 50 Best.

 

 

Shots Soy loco por ti, Latin America.

Para terminar, Grammy Latino.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e o bolão da Copa do Mundo pra espresso@espressonoticia.com.br

Happy Friday!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *