“Ele está animado.” – Pete Davidson será o próximo passageiro a embarcar rumo ao espaço em um voo Blue Origin de Jeff Bezos. Bezos, me liga.
Mamãe Rodei
A notícia.
Deputado estadual Arthur do Val desistiu de candidatura após áudios sexistas sobre ucranianas.
Moendo os grãos.
O agora ex-candidato ao governo de SP pelo Podemos anunciou dias atrás que foi à Europa acompanhar de perto a guerra. Ele partiu com o amigo Renan Santos, um dos dirigentes do MBL. Agora se sabe o que foram fazer na Ucrânia (além de ganhar likes nas redes sociais): assediar ucranianas. Em áudios misóginos, o Mamãe Falei afirma que ucranianas são fáceis pois são “pobres” e que a fila de refugiados de guerra tem mais mulheres bonitas do que a “melhor balada do Brasil”.
Em um segundo áudio.
O deputado descreve como o deputado teria usado os 730 mil seguidores no Instagram para se aproximar de mulheres ucranianas: “E aqui, cara, minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história”, diz. Não é claro se Arthur do Val e Renan Santos de fato chegaram à Ucrânia ou se estacionaram nas fronteiras. Eles agora estão em voo a caminho do Brasil, e o MBL está analisando os áudios.
Não Diga Guerra
A notícia.
Rússia bloqueou Facebook e Twitter; e criminalizou a cobertura jornalística de guerra na Ucrânia.
Moendo os grãos.
O parlamento russo aprovou novas leis que punem a publicação de “informações falsas” sobre o Exército da Rússia, o que na prática, criminaliza a cobertura da guerra da Ucrânia, já que chamar a guerra de guerra em vez de “operação militar especial” pode acarretar pena de 1 a 15 anos de prisão. Como consequência, BBC, DW, Facebook e Twitter foram bloqueados.
Enquanto isso.
Marcas ocidentais continuam abandonado a Rússia. No final de semana, Zara, PayPal e Nike suspenderam os negócios no país por causa da guerra na Ucrânia. A Samsung também fechou todas as suas lojas russas.
Em tempo.
Putin afirmou que sanções contra a Rússia são equivalentes a uma “declaração de guerra”.
E as conversas continuam.
Hoje acontece terceira rodada de negociações entre russos e ucranianos.
Prioridades.
Agora se sabe que o Planalto vetou alerta de guerra e pedido de evacuação de brasileiros na Ucrânia para não estragar a viagem de Bolsonaro à Rússia. Dias antes do presidente embarcar rumo a Moscou, a Presidência vetou uma recomendação do setor consular da Ucrânia para alertar aos brasileiros no país que procurassem sair.
Filho de peixe.
O Supremo deu cinco dias para que a comitiva presidencial explique o porquê de Carlos Bolsonaro acompanhar o presidente da República na viagem à Rússia. A decisão de Alexandre de Moraes atende a um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) a respeito da presença de Carlos, que é vereador pelo Rio de Janeiro.
Gimme shelter.
Terminando… pessoas ao redor do mundo tem alugado Airbnb na Ucrânia como forma de ajudar a população local com abrigos.
With a little help.
Para terminar, NFT da bandeira ucraniana levantou mais de US$ 6,7 milhões para ajuda humanitária na guerra.