“Guarda Costeira foi acionada.” – homem planejava ‘correr’ da Flórida até Nova York sobre a água em espécie de veículo-bolha. Spoiler: não deu muito certo.
Agro É Tiro
A notícia.
Conflitos no campo bateram recorde e atingiram o maior número desde 1985.
Moendo os grãos.
Em virtude do Dia do Agricultor, o governo usou foto de caçador armado (de um banco de imagens) para desejar “feliz dia do agricultor”. Afinal, nada ilustra melhor ‘colheita de tomates’ do que uma boa espingarda, de acordo com a Secom (Secretaria de Comunicação) que prestou a homenagem aos produtores rurais. A arma de fogo, no entanto, nos lembra que disputas por terra vêm crescendo.
Soy capitan, soy capitan.
O número de conflitos por terra apresenta alta desde 2016, mas disparou no governo Bolsonaro. Ano passado, foram registradas mais de 2 mil ocorrências envolvendo 1 milhão de pessoas, de acordo com levantamento feito há 35 anos pela CPT, ligada à Igreja Católica. Tais conflitos no campo, que acontecem principalmente na região Norte, resultaram em 18 assassinatos – incluindo indígenas, ribeirinhos e PMs.
Enquanto isso.
Bolsonaro baixou decreto que muda a dinâmica do Ministério de Cultura, amplia o controle sobre projetos e altera as regras de incentivo da Lei Rouanet, que passa a contemplar arte sacra – que é toda a produção artística destinada ao culto sagrado. O governo é acusado de ‘dirigismo cultural’.
All I Do Is Win
A notícia.
Olimpíadas 2020 2021.
Moendo os grãos.
A maior ginasta de todos os tempos e maior estrela de Tóquio, Simone Biles, desistiu de disputar a final individual geral que acontece agora às 7h50. Ela ainda pode disputar outras finais individuais nos próximos dias. Sem Biles, a brasileira Rebeca Andrade chega hoje com a melhor nota na final individual geral e é uma das favoritas, podendo conquistar medalha inédita.
Não para não.
Após vencer Tunísia e Argentina, seleção masculina de vôlei teve a primeira derrota em Tóquio para os russos, e enfrenta hoje os EUA. No futebol, o Brasil avança. No judô, a arbitragem na eliminação de Maria Portela foi questionada no Brasil por ex-judocas olímpicos.
Ainda sobre Olimpíadas.
As Filipinas ganharam a primeira medalha de ouro da história; Bermuda se tornou o menor país do mundo a conquistar ouro; e Fiji, após primeira medalha olímpica no Rio, levou a segunda com o bi no rugby.
Enquanto isso.
Tóquio bateu novo recorde e superou os 3 mil casos de Covid-19 pela primeira vez.
Coisas concretas.
Com apoio de democratas e republicanos, o Senado abriu caminho ontem para uma dos principais projetos de Joe Biden, seu plano de infraestrutura avaliado em US$ 1 trilhão. Em tempo, americanos e europeus poderão entrar na Inglaterra sem a necessidade de quarentena a partir da próxima semana, quando o Reino Unido abrirá as fronteiras para viajantes imunizados dos EUA e da União Europeia.
Hey, Macarena.
O ex-rei da Espanha, Juan Carlos, 83 anos, foi processado pela ex-amante por ‘espionagem ilegal’. Em tribunal de Londres, Corina zu Sayn-Wittgenstein acusa o monarca e o serviço secreto espanhol de espioná-la no Reino Unido. Ele nega, mas o caso só deve complicar os esforços de seu filho, o rei Felipe VI, para restaurar a confiança dos espanhóis na monarquia. Investigado por corrupção, Juan Carlos se autoexilou ano passado em Dubai.
I want to break free.
Jogadora do time de futebol canadense, Quinn, de 25 anos, fez história nessa semana ao se tornar a primeira atleta trans da história dos Jogos Olímpicos. Já o britânico Tom Daley, 13 anos após sua primeira Olimpíada, fez um emocionante discurso sobre o orgulho de ser gay ao ganhar ouro no nado sincronizado. Tóquio marca as Olimpíadas com maior número de atletas abertamente LGBTQ da história.
Nada sei. Nado sem saber.
Terminando… natação é melhor para o cérebro do que outros esportes e tem efeito positivo na memória e função cognitiva – cientistas ainda não sabem o porquê.
Ensaio sobre a cegueira.
Para terminar, Love is Blind.