“It’s color-changing.”
– BMW desvendou novo conceito de carro que troca a cor de acordo com o mood do motorista. But I see your true colors shining through.
Telefone Sem Fio
A notícia.
Acontece hoje a primeira reunião ministerial do governo Lula III.
Moendo os grãos.
Em meio a ruídos de comunicação, Lula marcou para hoje um get-together com os seus ministros, que andam falando demais. O presidente orientará aos subordinados que não deem declarações sem antes falar com ele. Lembrando: o chief-of-staff de Lula, Rui Costa (Casa Civil), veio a público negar que o governo mexeria na Reforma da Previdência, após o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), afirmar exatamente isso no discurso de posse.
Esplanada De Cara Nova
A notícia.
Ao longo da semana, novos ministros tomaram posse e deram indicações de suas prioridades
Moendo os grãos.
Após três dias, chegou ao fim as posses ministeriais. Enquanto isso, em entrevista ao Globo, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, afirmou que os ministérios entregue a aliados não possuem a tal ‘porteira fechada’, comentou o papel das siglas de direita e centro-direita no projeto petista, e ainda o fato do União Brasil (de Sérgio Moro) integrar a base do governo.
Bom, vamos aos principais pontos das posses dos ministros:
Fernando Haddad.
O ministro da Economia agradou analistas econômicos com seu discurso, mas o mercado financeiro continua desconfiado. Haddad criticou excesso de gastos do governo Bolsonaro e prometeu nova âncora fiscal em até seis meses.
Carlos Lupi.
O ministro do Trabalho disse que acabará com fila do INSS, e chacoalhou o mercado ao defender revisão parcial da Reforma da Previdência – bandeira que nem mesmo Lula levantou na campanha.
Flávio Dino.
O ministro da Justiça disse ser “questão de honra” elucidar o assassinato da vereadora Marielle Franco e orientou a PF a investigar os atos antidemocráticos que pediam golpe contra a posse de Lula.
José Múcio.
O ministro da Defesa foi na contramão de Dino e disse não ver necessidade de desarmar os atos em frente aos quartéis: “manifestações da democracia”. Ou seja, primeira crise do governo. Juristas também contestaram Múcio: ‘pedir golpe militar é crime’.
Nísia Trindade.
A ministra da Saúde, e ex-presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), defendeu a Ciência, a vacinação e o fortalecimento do SUS.
Silvio Almeida.
O ministro dos Direitos Humanos prometeu ações para diminuir assassinatos de jovens negros; e viralizou nas redes com seu discurso focado nas mulheres, negros, pobres e na comunidade LGBTQ+.
Marina Silva.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática (esse é o novo nome no ministério) criou secretaria para desmatamento: “Boiadas passaram onde deveriam passar apenas políticas de proteção ambiental”.
Margareth Menezes.
A ministra da Cultura afirmou que artistas e o setor cultural foram humilhados na gestão passada e sua equipe encontrou desmonte de 80% das verbas na área; a Fundação Palmares “não tinha nem luz elétrica,” afirmou.
Enquanto isso… Daniela Carneiro.
A ministra do Turismo, AKA Daniela do Waguinho, tirou fotos ao lado do miliciano Juracy Prudêncio na campanha de 2018 no Rio. As fotos voltaram a circular; ele foi condenado a 22 anos de prisão por homicídio.
SPARE
A notícia.
Em autobiografia inédita, Harry afirma que William partiu pra cima dele por causa de Meghan.
Moendo os grãos.
O livro super aguardado só será lançado na próxima semana, mas o jornal Guardian conseguiu acesso a uma cópia exclusiva da publicação. Nela, o príncipe Harry detalha briga com o irmão em 2019, na qual William chamou Meghan de “difícil” e “rude”. A briga então esquentou e o futuro rei da Inglaterra pegou o irmão pelo pescoço, arrancou sua corrente e o jogou no chão. As coisas na família real já andam bem tensas desde que Meghan e Harry lançaram série na Netflix.
Is winter really coming?
A Europa enfrenta uma onda de calor sem precedentes – em pleno inverno. Oito países, como Polônia, Dinamarca, Holanda, e Lituânia, registraram o dia de janeiro mais quente da história, desde que a meteorologia passou a existir. Na Bielorrússia, cuja média é zero grau nessa época do ano, os termômetros registaram 16oC.
- New year, new currency: Croácia começou o Ano Novo com moeda nova. O país europeu conhecido pelas lindas praias – e por tirar o Brasil da Copa – entrou nesta semana na Zona do Euro.
From Russia, with love.
Pela primeira vez desde o início da guerra, o presidente russo Vladimir Putin ordenou cessar-fogo temporário. Motivo: início do Natal ortodoxo. Enquanto isso, serviços de Inteligência da Ucrânia afirmam que Putin está doente há tempos e sofre de cancro terminal: “não lhe resta muito tempo de vida”. Em tempo, Kiev afirma já ter recuperado cerca de 40% do território tomado por Moscou.
- Nesta semana, houve o ataque ucraniano mais letal até agora: centenas de jovens soldados russos morreram.
Na terra do pateta.
Agora que deixou de ser presidente, Bolsonaro verá os processos na Justiça se avolumarem. Ainda no final do ano passado, a PF concluiu que o então presidente cometeu crime no cargo ao associar Aids à vacina da covid. Sem foro privilegiado, ele também voltará a ser denunciado por senadores da CPI da Covid, que acreditam que, diferentemente da PGR (Procuradoria-Geral), o Ministério Público do DF tocará adiante as investigações contra o ex-presidente.
Jagged little pills.
Após a decisão da FDA – espécie de Anvisa americana – que autorizou a venda de pílulas abortivas em farmácias, as gigantes CVS e Wallgreens se preparam para comercializá-las. A medida encabeçada pelo governo Biden visa contornar as proibições em estados conservadores, após a derrubada da constitucionalidade do direito ao aborto (Roe v. Wade) pela Suprema Corte no ano passado.
O amor de Julieta e Romeu.
Terminando… as estrelas de Romeu & Julieta (1968) processaram a Paramount por cena de nudez gravada há 50 anos.
I will follow you.
Para terminar, o primeiro ‘correspondente de CR7’. Jornal árabe procura repórter para cobrir exclusivamente Cristiano Ronaldo no novo lar.