espressouse 01

 

“Perfumes não mascaram os nossos cheiros em comum.”

– humanos escolhem amigos baseados em critérios que incluem odores corporais. Quando você passa eu sinto o seu cheiro.


espressoimportado 01

 

I Say A Little Prayer For You

 

A notícia.

Supremo dos EUA avança na corrosão da separação entre Estado e religião.

 

 

Moendo os grãos.

Em um caso considerado simbólico sobre os limites de atividades religiosas dentro da educação pública e os fundamentos do Estado laico, a Suprema Corte decidiu, por 6 a 3, que o funcionário público e técnico de futebol de uma escola de ensino médio em Bremerton, no estado de Washington, pode colocar os alunos para rezar em campo após os jogos de futebol.

 

 

Losing my religion.

A própria escola havia notificado o treinador Joseph Kennedy que as rezas em campo poderiam forçar alunos de crenças diferentes (ou até ateus e agnósticos) a participar de atos religiosos contra a sua vontade, mas o técnico ignorou o pedido da escola, e o caso chegou ao Supremo, que decidiu que a escola violou o direito à liberdade de expressão de Kennedy.

 

 

Ainda sobre decisões supremas.

Semana passada, a mais alta instância do Judiciário derrubou lei nova-iorquina de 1913 que exigia licença especial para portar armas nas ruas. Segundo o Supremo, o estado não pode restringir o direito dos cidadãos de portar arma em público.

Retrocesso Dominó

 

A notícia.

O fim de Roe é só o começo: outros direitos constitucionais devem ser extintos em breve.

 

 

Moendo os grãos.

O próprio juiz supremo Clarence Thomas escreveu em seu voto anti-Roe: “devemos reconsiderar precedentes legais estabelecidos por esta Corte, incluindo Griswold, Lawrence, e Obergefell.” Estes três casos são emblemáticos, e, assim como Roe, estabeleceram direitos civis históricos que, acreditava-se, não seriam mais retirados dos cidadãos americanos.

It’s a Small Digital World After All

 

Com a derrubada de Roe v. Wade.

A codificação e legislação sobre o direito ao aborto recai sobre os estados. Para quem acha que os EUA retornam agora à era pré-Roe, não é bem assim. Há 50 anos, quando Roe vs. Wade ainda não havia garantido a constitucionalidade do direito ao aborto, não existam redes sociais, iPhones ou as Big Tech. Os efeitos agora serão bem mais assustadores.

 

 

Por exemplo.

Vejamos o Texas, onde já foram implementadas leis contra quem tentar ajudar outras pessoas a abortar. É possível que dados digitais sejam usados para processá-los. Ou seja: não só quem tentar um aborto será investigado, mas também quem ajudar alguém a conseguir um aborto – e as conversas de WhatsApp, mídias sociais e outros rastros digitais poderão ser usados no processo.


espressoshots 01

 

Shots Escolinha do professor Milton.

Após 30 assinaturas*, a oposição formalizou ontem na presidência do Senado a CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) do MEC, que pretende apurar denúncias de corrupção no Ministério da Educação. Agora é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), leia o documento em plenário para que os trabalhos sejam iniciados. Apesar da pressão governista para que a CPI não seja instalada, ninguém sabe ao certo o que decidirá Pacheco.

*São necessárias um mínimo de 27 assinaturas.

 

 

Shots Sex and the city.

Condenada em dezembro passado por tráfico sexual, Ghislaine Maxwell recebeu a sentença ontem: 20 anos de cadeia. Presa há dois anos, a socialite aliciou meninas para deleite de seu ex-namorado Jeffrey Epstein, o bilionário nova-iorquino que trafegava acima de questões partidárias, e tinha amigos desde Bill Clinton a Trump, passando pelo príncipe Andrew; ele foi encontrado morto em sua cela em aparente suicídio.

 

 

Shots I did nazi that coming.

Did jew? Um guarda nazista de 101 anos de idade foi condenado ontem a cinco anos de cadeia por ajudar na morte de 3.500 pessoas durante a 2a Guerra Mundial. Ele é o mais velho nazista já julgado na História e chefiava o campo de concentração Sachsenhausen, perto de Berlim, onde cerca de 200 mil pessoas foram presas, incluindo judeus, ciganos e homossexuais.

 

 

Shots I see your true colors.

Milhares de noruegueses ignoraram pedido da polícia para evitar paradas LGBTQ+ e saíram às ruas em Oslo. No sábado, duas pessoas morreram e 21 ficaram feridas após um atirador abrir fogo em uma região com bares gays. A polícia falou em “ato terrorista” e cancelou as celebrações do mês do Orgulho Gay, mas a galera não se deu por vencida e se reuniu com placas como “vocês não podem nos calar” e “liberdade sexual”.

 

 

Shots A era do gelo.

Terminando… o mamífero mais bem preservado já encontrado nas Américas é um mamute de 35 mil anos.

 

 

Shots Zero stars.

Para terminar, o pior hotel do mundo.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e odores dignos de amizade pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma quarta-feira cheirosa. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *