“Holiday.”
– Madonna fará nova turnê só de hits para celebrar 40 anos de carreira – mas o tour celebratório não vem ao Brasil. Life is a mystery.
Por Entre Fotos e Nomes,
Sem Livros e Sem Fuzil
A notícia.
Lula dispensou 44 militares que trabalhavam na segurança dos palácios presidenciais.
Moendo os grãos.
Na última semana, o presidente afirmou estar convencido de que as portas do Palácio do Planalto foram abertas para que os golpistas vandalizassem tudo por lá. Ontem militares foram oficialmente dispensados de suas funções no Planalto e no Palácio da Alvorada. Por sinal, o Ministério da Justiça, possui um dossiê com nomes de militares que se associaram ao golpismo e pretendem derrubar Lula.
- O Washington Post publicou uma reportagem investigativa em que afirma que militares impediram o ministro da Justiça de prender radicais bolsonaristas no dia 8 de janeiro.
Enquanto isso.
A PGR (Procuradoria-Geral da República), o comando do Ministério Público, fez 1a denúncia após os ataques golpistas. Os procuradores denunciaram ao Supremo um total de 39 suspeitos pelo vandalismo no Senado Federal e pediram R$ 40 milhões em bloqueio de bens dos alvos da acusação.
- Em tempo, Jovem Pan espalhou ao vivo desinformação que ajudou golpistas a relativizar barbárie em Brasília. Por sinal, Rodrigo Constantino e Zoe Martinez terminaram demitidos da emissora que é investigada por ‘notícias’ falsas.
Apesar de Você
A notícia.
Ministério da Saúde revogou norma que dificultava aborto legal; MEC aumentou piso salarial de professores.
Moendo os grãos.
A ministra da Saúde cancelou seis portarias do governo Bolsonaro. Entre elas, está uma assinada em 2020 pelo então ministro Pazzuelo que previa, em caso de estupro, ultrassom pra ver o feto e aviso prévio à polícia. Já o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou ontem reajuste de 14,9% no piso salarial dos professores. O piso salarial é a base da carreira do magistério público e considera jornada de 40 horas semanais.
- Em tempo, não é verdade que o governo Lula reajustou auxílio-reclusão para valor maior do que o salário mínimo.
No Ministério da Ciência.
O ex-diretor do Inpe*, Ricardo Galvão, comandará o CNPq**, a principal agência de estímulo à pesquisa científica. Ele foi demitido do governo anterior, após atritos com Bolsonaro sobre os números do desmatamento.
*Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
**Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
It’s a Party in Switzerland
A notícia.
Oxfam alertou sobre a crescente concentração de riqueza e sugeriu taxar bilionários.
Moendo os grãos.
A neve cai – bem menos intensamente do que em anos anteriores (mudança climática, é você?) –, enquanto a elite mundial se reúne nos Alpes Suíços para discutir como andam as coisas no nosso Planeta Terra. Como é de praxe, diferentes organizações e entidades divulgam relatórios, estudos e dados para embasar as discussões por lá. Entre as resenhas que merecem destaque:
- Dois terços dos economistas-chefes em Davos acreditam que haverá recessão mundial em 2023 e vislumbram maior aperto monetário na Europa e nos EUA, de acordo com o World Economic Forum’s Economist Outlook.
- Nos últimos dois anos, o 1% mais rico do planeta acumulou o dobro da riqueza obtida por todo o restante do planeta junto, de acordo com a Oxfam, que mede e publica dados sobre a desigualdade desde os anos 1940. A Oxfam sugere taxar bilionários em até 5% anualmente, o que tiraria 2 bilhões de pessoas da pobreza.
Made in China.
Pela primeira vez desde os anos 1960, a população da China encolheu. Foi ainda em 2016, que a crise demográfica começou a se insinuar e o governo chinês iniciou os esforços para tentar reverter o prenúncio de queda na taxa de natalidade ao cancelar a histórica política do filho único e aumentar o limite para dois filhos e, em 2021, para três filhos. Ainda assim, a tendência de queda não diminuiu.
- Com o encolhimento da população – e da força de trabalho – ficará cada vez mais difícil sustentar a população que envelhece. Neste ano, a Índia tomará o lugar da China como o mais populoso do mundo.
Queen of the North.
Greta Thunberg foi detida na Alemanha após protestar contra uma mina de carvão a céu aberto. O governo alemão argumenta que a expansão da mina é necessária, em meio à crise energética por causa da guerra na Ucrânia. Em tempo, um helicóptero caiu hoje na Ucrânia em uma creche, o ministro do Interior estava a bordo e morreu, assim como crianças na escola.
All I want(ed) for Christmas.
A pedido do Ministério Público, a presidente do Supremo, Rosa Weber, suspendeu ontem o indulto natalino de Bolsonaro aos PMs condenados no massacre do Carandiru. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou contra o perdão presidencial. Entre reviravoltas e anulações, o julgamento do Carandiru levou mais de 30 anos.
Amigos para siempre.
Qual o fator mais importante para o bem-estar e a qualidade de vida? Não é exercício físico, nem alimentação, nem yoga, mas sim a conexão e a longevidade das relações pessoais. A conclusão é do estudo com mais de 85 anos de duração realizado pela Harvard. Foram analisados 724 homens e seus mais de 1330 descendentes por três gerações e a conclusão é de que laços fortes e amizades genuínas são o que mais importam para a saúde mental e felicidade em geral.
Korean films and chill.
Terminando… em meio ao sucesso de Squid Game, Netflix anunciou a chegada de 34 obras sul-coreanas. É o maior line-up coreano de sua história.
An apple a day.
Para terminar, novo MacBook Pro.