“É feito com muito carinho.”
– o dono de café multado em mil euros após cliente chamar a polícia por causa do espresso de 2 euros. O local não tinha preço visível. Bitch better have my money.
Mais Que Amigos, Friends
A notícia.
Bolsonaro se encontra hoje às 10h com Elon Musk.
Moendo os grãos.
No interior de São Paulo, na cidade de Porto Feliz, o presidente do Brasil encontra hoje o homem mais rico do mundo: “esta pessoa veio ajudar nossa Amazônia,” afirmou Bolsonaro, que estará acompanhado por três ministros. Nesta semana, Musk perdeu US$ 12 bilhões após declarar voto no Partido Republicano e atacar no Twitter* o que chamou de “justiceiros sociais de araque” e “agenda esquerdista.”
- *Buyer’s remorse: Musk parece ter se arrependido da compra do Twitter.
Grande Pátria Desimportante,
Em Nenhum Instante
Vou Lhe Trair
A notícia.
Governo aumenta previsão de inflação; Bolsonaro volta a ameaçar o sistema eleitoral brasileiro.
Moendo os grãos.
O Ministério de Economia revisou ontem para cima a projeção da inflação para 2022, que estava em 6,5% e subiu para quase 8%. Horas antes do aumento na estimativa, o ministro Paulo Guedes afirmou que o Brasil “está saindo do inferno da inflação”. Então tá. Guedes, que não manda mais em nada – quem manda mesmo é o centrão –, disse também que continuará em eventual segundo mandato do chefe.
Falando no candidato à reeleição.
Em meio aos crescentes ataques à Justiça Eleitoral e à credibilidade das eleições no Brasil, Bolsonaro afirmou ontem que há “sombra de suspeição” sobre o processo de votação. Após voto impresso, contagem por militares, ações contra Alexandre de Moraes, Bolsonaro agora exige “contagem pública e auditável” — o que já ocorre.
Fique sabendo.
Para além do que imagina o presidente por “contagem pública”, as urnas são auditáveis e já imprimem os chamados boletins de urna – um comprovante com o total de votos nela registrados. O documento é sempre colado na porta de cada seção eleitoral.
Drão
A notícia.
Guerra na Ucrânia deve causar escassez global de alimentos.
Moendo os grãos.
A invasão da Ucrânia agravou a insegurança alimentar principalmente em nações pobres, afirmou o secretário-geral da ONU. E o mundo deve enfrentar crises agudas de fome ao longo dos anos, se as exportações ucranianas não forem reestabelecidas a níveis pré-guerra. A Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos do mundo.
Em Kiev.
Começou o primeiro julgamento de um soldado russo por crimes de guerra. O soldado russo Vadim Shishimarin, de 21 anos, é acusado de atirar em um civil desarmado. Ontem ele pediu perdão à viúva da vítima. O julgamento acontece com grandes partes da Ucrânia ocupadas pela Rússia, que também possui prisioneiros ucranianos em suas mãos.
Em Bucha.
Ucraniana armada com pincéis e latas de tinta vem pintando flores nos buracos de bala para ajudar Ucrânia a florescer.
Em tempo.
A União Europeia revelou o plano para interromper a utilização de todo o gás russo até 2030 e de 2/3 até o final desse ano. A Rússia fornece 40% do gás natural da Europa e 27% do petróleo usado no continente.
Enquanto isso…
Freud explica?
George W. Bush disse que guerra no Iraque foi “injustificável”, mas se corrigiu logo em seguida – ele quis dizer na Ucrânia. Oopsie. Muitos críticos, de fato, apontam como injustificável a invasão ao Iraque em 2003, com alegações falsas. Há inclusive quem descreva o ex-presidente como ‘criminoso de guerra’, mesmo rótulo aplicado agora a Putin.
Kangaroos and koalas and votes, oh my.
Mais de 17 milhões de australianos vão às urnas amanhã em eleições parlamentares que definirão o futuro líder da nação, lógico. Afinal, o líder do partido vencedor será primeiro-ministro. A coligação conservadora do atual primeiro-ministro Scott Morrison tenta o quarto mandato consecutivo, mas, dessa vez, as pesquisas apontam a oposição de centro-esquerda na frente.
- Ainda do outro lado do mundo: começa hoje viagem de Joe Biden à Ásia. Ele visitará o Japão e Coreia do Sul.
Meta-nerves.
A partir de julho, dois meses antes das eleições, o Facebook adotará mais transparência em posts patrocinados sobre racismo e armas. Por exemplo, rótulos como “pago por” e “propaganda eleitoral” serão exibidos – tais mudanças já foram adotadas pelo Facebook nos EUA em 2018. E nos EUA, a procuradoria de Nova York investigará o papel das mídias sociais no massacre de cunho racista em Buffalo.
House of Gucci.
O estilista do icônico vestido de Marylin Monroe considerou “erro grande” o uso de sua criação por Kim Kardashian. Sobre novas criações (icônicas?), Gucci & Adidas lançaram guarda-chuva de US$ 1.600 que não protege da chuva.
O humano na sala.
Terminando, elefantes têm direitos humanos? É o que decidirá uma corte em NY sobre Happy, capturada com 1 ano, ela vive no Zoo do Bronx desde 1977.
We found love.
Para terminar, Rihanna deu à luz.