“Temporada de cura.” – Jada Pinkett Smith falou pela primeira vez sobre o tapão de seu marido em Chris Rock. Oscar night… always hits you hard.
I Wish You Peace
A notícia.
Após 34 dias de guerra, negociações parecem avançar e Rússia promete “reduzir drasticamente” ataques.
Moendo os grãos.
Após uma nova rodada de conversas entre russos e ucranianos ontem em Istambul, Moscou decidiu diminuir o ritmo dos ataques militares na região de Kiev como forma “de aumentar a confiança mútua e criar as condições necessárias para negociações futuras”. Os EUA e o Reino Unido, no entanto, falaram em “cautela” sobre a promessa russa e disseram que só acreditam vendo.
Muita calma nessa hora.
A Ucrânia também deu um passo a frente e pela primeira vez ofereceu oficialmente neutralidade militar. Ou seja, o país incluiria uma mudança na Constituição, proibindo-o de entrar para blocos (como a União Europeia) ou alianças militares (como a Otan). Lembrando que nunca houve nenhum tipo de formalização ou negociações reais sobre a vontade da Ucrânia de entrar em tais organizações.
Assim caminha a guerra.
Além das duas promessas nas negociações de paz…
- Bélgica e Holanda expulsaram diplomatas russos, a maioria deles acusada de espionagem
- O presidente francês Macron telefonou a Putin para conversar sobre a caótica situação humanitária na cidade portuária de Mariupol
- Em plena guerra, Trump pediu a Putin que divulgue qualquer informação prejudicial que a Inteligência russa tenha contra o presidente Joe Biden.
- Moscou chegou mais perto da cidade de Odessa, maior porto da Ucrânia, que continua sob controle ucraniano.
Peacemaker,
You Got The Best of Me
A pergunta.
Por que o bilionário Roman Abramovich tenta mediar a paz entre Rússia e Ucrânia?
Moendo os grãos.
Ninguém tem certeza. O oligarca russo sancionado pelo Ocidente, 142o homem mais rico do mundo, e dono do clube inglês Chelsea, sempre evitou os holofotes, nunca deu entrevistas, mas agora vive cruzando de Moscou a Kiev e Istanbul em seu jatinho particular, ainda que não seja parte da delegação russa. Ontem na Turquia, ele foi fotografado com seus headphones participando das negociações.
Spotted.
Seu papel nos bastidores parece que tem sido significativo, mas a real natureza é incerta. A imprensa ucraniana o trata como um “partido neutro” e o Kremlin afirmou que Abramovich não é membro oficial de sua delegação, mas tem ajudado a estabelecer contatos entre ambas as delegações. Já o embaixador da Ucrânia foi sarcástico: “não faço ideia do que ele esteja fazendo ou diz estar fazendo aqui. Se ele quer melhorar a sua imagem ou se tem, de fato, sido útil.”
Bom…
Venenosa, ê, ê, ê.
Mais perguntas surgiram desde que Abramovich se tornou uma das três pessoas doentes por suposto envenenamento em negociações em Kiev, de acordo com reportagem do Wall Street Journal em parceria com o veículo investigativo Bellingcat. O envenenamento é visto com desconfiança, e em raríssima concordância, Washington e Moscou não creem na história: “algo ambiental”. Bellingcat mantém a história: “Não sabemos quem foi, mas algo aconteceu sim”.
Não é mentira.
A partir de sexta, 1o de abril, servidores do Banco Central entrarão em greve por reajuste salarial. A mobilização deve afetar serviços não essenciais por lei, como o Pix. Seguindo o BC, funcionários do Tesouro e auditores da Receita também planejam greves. Já os policiais, como medo de que Bolsonaro recue no seu reajuste, marcaram reunião hoje para ver se também aumentam a pressão.
Cala a boca já morreu.
Após muita polêmica, contra-ataque dos artistas e o fim do festival (que durou de sexta a domingo), o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) voltou atrás e revogou censura ao Lollapalooza. De acordo com Raul Araújo, ele achou que “a organização do evento promovia propaganda política”, mas que artistas tem ampla liberdade de expressão “individualmente”. O próprio partido de Bolsonaro, o PL, que entrou com a ação, pediu o arquivamento após a péssima repercussão.
Deus e o diabo na terra da garoa.
Terminando… São Paulo tem visto surgir uma nova igreja evangélica por semana.
Coelhinho da Pá$coa.
Para terminar, o ovo de Páscoa de R$ 6 mil vendido aqui no país de 51 milhões de famintos.