“smalldickenergy@getalife.com”
– Greta Thunberg em resposta a Andrew Tate, o tal ‘rei da masculinidade tóxica’, preso por tráfico humano, após entregar localização em briga com Greta. Meta de 2023: limpar o apê assim como Greta limpa o planeta.
Calendário Mundial 2023
Fevereiro, dia 25.Eleição presidencial na Nigéria.
Maio, dia 6.Coroação do Rei Charles III em Londres.
Maio, dias 19-21.Reunião do G7 em Hiroshima, Japão.
Junho, dia 18.Eleição Geral na Turquia.
Julho, dia 20, a Agosto.Copa do Mundo Feminina de Futebol na Austrália.
Setembro, dias 12-25.Assembleia-Geral da ONU em NYC.
Outubro, dia 29.Eleição presidencial na Argentina.
Novembro, dia 30, a Dezembro.Conferência do Clima, COP28, em Dubai.
Preso no Personagem
A notícia.
Bolsonaro anunciou medidas de governo e ignorou posse do novo mandatário. Nas redes, ele continua “presidente do Brasil”.
Moendo os grãos.
Fora do país desde a sexta-feira, dia 30 de dezembro de 2022, o ex-presidente resolveu se fazer presente no Twitter e no Instagram postando ações do seu governo. De Orlando, ele postou ontem sobre projeto de telemedicina: “em dezembro, sancionamos Lei que regulamenta a prática de telesaúde”. Para analistas, esta é a estratégia para se manter visível até 2026.
Enquanto isso.
Lula voltou a despachar ontem do Palácio do Planalto. Em meio à transição caótica, houve atrasos nas varreduras da PF realizadas entre diferentes governos para detectar falhas de segurança, grampos, etc.
- Fun Fact: equipe de Lula encontrou maioria das portas trancadas e teve de chamar chaveiro.
Se Apossar
A notícia.
Sem a presença de Bolsonaro, o que poderia ter sido crise da democracia, se tornou uma das mais bonitas cenas da história das posses presidenciais.
Moendo os grãos.
O antecessor faltar à posse do sucessor é algo raríssimo e desde que o Brasil voltou à normalidade democrática isso não havia acontecido. A última vez que um presidente de saída se recusou a entregar a faixa foi em 1985, quando o último presidente da Ditatura Militar, o general João Figueiredo, preferiu sair pelas portas do fundo do palácio. Ao viajar para a Flórida, Bolsonaro deu de presente a Lula uma foto simbólica digna dos livros de História. Bom, vamos a 6 pontos da cerimônia:
- O ‘povo’ subiu a rampa.
Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de oito representantes da sociedade civil, incluindo minorias como indígenas e deficientes.
- Lágrimas e sol.
O presidente chorou ao receber a faixa das mãos de uma mulher negra e ao listar exemplos de retrocesso vividos nos últimos quatro anos.
- Sem revanche e “sem anistia”.
Ao discursar no parlatório, ele afirmou que não haverá revanchismo, mas quem ‘subjugou a nação’ responderá dentro do “devido processo legal”; a plateia entoou gritos de “sem anistia”.
- Um ex-tucano para chamar de meu.
Sempre ao lado de Lula (inclusive no carro aberto), e usado como exemplo da ‘frente ampla’, Alckmin foi citado várias vezes e teve papel central na posse.
- Ditadura nunca mais.
“Democracia” foi a palavra mais usada por Lula no dia da posse e se tornou parte do novo lema cunhado por ele: “democracia para sempre“.
- Revogaço logo de cara.
Os primeiros atos do governo Lula III foram realizados já no próprio domingo.
Lula X Bolsonaro.
Compare imagens da ambas as posses.
Não vamos colocar meta.
União Europeia multou a Meta em 390 milhões de euros por práticas ilegais de publicidade. Agências reguladoras europeias consideraram que, sob a lei europeia, a empresa agiu ilegalmente ao forçar usuários a aceitarem ads personalizados no Facebook e no Instagram. A decisão fará com que a gigante tecnológica tenha de alterar sua estratégia de marketing no continente, um de seus maiores mercados.
- Em tempo, o Instagram liberou nova função no Brasil, já existente nos EUA, que permite colocar pronomes (incluindo os ‘neutros’) na bio do perfil.
Ano novo, velhos problemas.
A saga do Twitter continua. O bilionário Elon Musk, dono da plataforma desde o fim do ano passado, agora enfrenta processos judiciais por não pagar o aluguel de espaços para escritório do Twitter.
Na pista da paixão e valeu o boi.
Aos 49 anos, morreu a cantora Rita Cássia, após um ano de luta contra fibrose pulmonar (forma crônica de pneumonia). Referência no forró, ela compôs mais de 500 canções. Nos EUA, morreu Walter Cunningham, o último astronauta ainda vivo da histórica missão Apollo 7, a primeira a aterrissar na Lua em 1968. RIP.
I workout.
Em 2023, tente estes 12 exercícios para se sentir melhor ao longo do ano. Aproveite e se jogue no ‘desafio dos 7 dias’ proposto pelo New York Times para começar o ano mais conectado e feliz consigo mesmo.
Happy walrus, happy year.
Terminando… cidade britânica cancelou festa (e fogos) de réveillon por causa de morsa que parou por lá para descansar.
Que gata é essa.
Para terminar, a gata de Taylor Swift. Avaliada em US$ 90 milhões, Olivia Benson é o terceiro pet mais caro do mundo.