espressouse 01

 

“Não vendemos produtos russos aqui.” – bares nos EUA pararam de vender vodka russa e passaram a vender vodka ucraniana. Choose your battles.


espressoimportado 01

 

WAR (What Is It Good For?)

 

A notícia.

A Ucrânia resiste.

 

 

Moendo os grãos.

A resistência ucraniana tem sido mais feroz do que antecipou Vladimir Putin ao dar início a sua guerra. Tanques avançam, mísseis, bombardeios e ataques russos ocorrem a todo momento por diversas vezes nas principais cidades, mas as coisas não caminham tão rapidamente como planejou o presidente russo. Os russos já entraram na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, e Kiev está cercada.

 

 

Kiev, aqui vou eu.

Apesar da chegada das tropas russas, o prefeito de Kharkiv afirmou que soldados ucranianos ainda mantêm controle. Mas o que se desenha agora é a grande batalha pela capital Kiev. Hoje é o sétimo de guerra e mais de 666 mil civis já fugiram da Ucrânia. As principais cidades já não têm água, energia e suprimentos básicos.  A ONU estima que o total de refugiados ucranianos pode chegar a 4 milhões.

 

 

Não adianta ficar Putin.

Na segunda, a ONU lançou uma raríssima Assembleia-Geral emergencial, a galera discursou, votou… e Putin tá bem isolado. “Ainda há tempo de parar esta guerra, este é momento decisivo no mundo,” declarou o embaixador brasileiro com extensa carreira no Itamaraty, Ronaldo Costa Filho, ao adotar tom bem diferente do próprio Bolsonaro, que se recusa a condenar a guerra. A própria China não usou meias palavras contra Moscou na ONU: “outra guerra fria não interessa a ninguém.”

 

 

Ele já chegou lá.

A opção nuclear: ainda nos primeiros dias de guerra, Putin demostrou que está inseguro e já colocou armas nucleares na mesa. A Casa Branca disse ‘não ver motivo para alterar o alerta nuclear’ após a ameaça de Putin, que ordenou que as forças de dissuasão nuclear russas fossem colocadas em alerta máximo.

Uni-Vos

 

Um por todos e todos por um.

A reação do Ocidente liderada por Joe Biden é a melhor possível e tem criado cenas inimagináveis. Líderes europeus têm superado divisões internas e burocracias para isolar Putin:

 

 

As sanções são históricas.

Em meio à pressão da União Europeia, EUA, e Canadá está a suspensão da Rússia do sistema de mensagens SWIFT, uma importantíssima rede que conecta mais de 11 mil bancos de mais de 200 países sem todo o mundo. Simplesmente, o SWFIT é a coluna de sustentação das finanças internacionais: A medida foi chamada de “arma nuclear financeira” pelo ministro da Economia da França.

 

 

Temperatura máxima.

A União Europeia afirmou que esta não é uma guerra apenas física, mas de informação e Putin não quer só a Ucrânia, mas a mente das pessoas, por isso afirma que vai banir veículos russos como o Sputnik e financiará a mídi independente na Ucrânia e na Rússia. “Temos medo de que a Rússia não pare só na Ucrânia,” afirmou.

 

 

Nos esportes.

A FIFA proibiu a Rússia de disputar a Copa do Mundo. Putin perdeu o título de presidente honorário da federação internacional de Judô e a contraofensiva esportiva ao presidente russo é inédita. A F-1 tirou da Rússia o GP de Sochi e o magnata russo Roman Abramovich foi obrigado a entregar o comando do clube inglês Chelsea depois que parlamentares pediram que ele deixasse a Inglaterra.

Guerra 101

 

Afinal por que a Rússia invadiu Ucrânia?

Ainda que a civilização russa tenha se originado mais ou menos ali onde é hoje território ucraniano, a Ucrânia é um estado com mais de mil anos de história, e Kiev já era uma metrópole quando Moscou nem uma vilazinha ainda era. Ideólogos do jeito Putin de pensar, de fato, enfatizam uma proximidade cultural, quase sentimental e espiritual, que faz o Kremlin afirmar: “Não existe Ucrânia, não existe ‘ucranidade’. A Ucrânia nem mesmo é um estado”. Adianta pra 1991, quando a Ucrânia ganhou independência da extinta USSR, e desde então o país está no centro de um cabo de guerra entre Rússia e Ocidente. Logo:

O Kremlin vê a Ucrânia como parte não-negociável de sua esfera de influência. A ideia da Ucrânia ingressar na OTAN* (o que já circulou por muitos anos de diversas formas, mas nunca chegou às vias formais) é considerada pela Rússia uma linha existencial da qual não se poder passar.
*Aliança militar entre EUA e Europa criada após 2a Guerra Mundial

Putin simplesmente não reconhece a Ucrânia como um país legítimo e sonha em ressuscitar a USSR (União Soviética). Não que ela seja comunista ou governe como um – muito pelo contrário), Mas Putin é megalomaníaco e para ele a Ucrânia é apenas um pedacinho de um imenso império russo que cabe a ele recriar.

 

 

Enquanto a guerra se alastra.

Hoje acontece uma segunda rodada de negociações e conversas na Bielorrússia entre russos e ucranianos.


espressoshots 01

 

Shots Folgado.

Ao repetir o roteiro da folga de fim de ano, quando fez motociatas e andou de jet-ski no mar de Santa Catarina, o presidente passou o feriado de Carnaval no litoral de São Paulo, também fazendo motociatas e andando de jet-ski, e reclamou dos questionamentos a respeito de suas folgas com dinheiro público: “se achar que não devo sair de folga, não vote em mim”.

 

 

Shots O Uber já está lá fora.

Uber reproduz antigas relações servis, afirmou desembargador que identificou resquícios das antigas formas de exploração dos escravos urbanos ao julgar apelação de um motorista que foi descredenciado unilateralmente pelo aplicativo sem direito de defesa.

 

 

Shots April fool’s.

Terminando… abril é o mês mais cruel. Pelo menos, para os dinossauros. Agora sabemos que o asteroide que acabou os dinos caiu no mês de abril.

 

 

Shots Io dico si.

Para terminar, quer casar? Siga pra Lazio, na Itália, onde a prefeitura, ajuda a pagar pela festa com € 2,000.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e vodka ucraniana pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma quarta-feira de cinzas pacífica. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *