“Tecnicamente está dentro das regras, mas acho que não está no espírito das regras.”
– o ‘primeiro advogado robô’ do mundo ajudará um réu a se defender em tribunal dos EUA. She got me feeling like Mr. Roboto.
Patriotas
Idiotas
A notícia.
CPI do Golpe: Senado instalará comissão para investigar invasão às sedes dos Três Poderes.
Moendo os grãos.
O pedido de autoria da senadora Soraya Thronicke (União Brasil) já conta com o número mínimo de assinaturas para ser instalado e deve ser votado hoje no plenário do Senado. Na Câmara, serão priorizadas ações consensuais que “tragam unidade para a instituição” antes de analisar a cassação e expulsão de pessoas ligadas aos atos terroristas.
Em Brasília.
Acampamento em frente ao Quartel-General do Exército foi enfim desarmado após 72 dias. Muitos dos golpistas foram detidos no próprio acampamento. Já são 1500 presos – eles responderão por terrorismo e outros dois crimes. O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que financiadores dos atos já foram identificados em 10 estados.
Em São Paulo.
Grande ato em defesa da democracia aconteceu no salão nobre da Faculdade de Direito da USP. ‘Não haverá anistia,’ afirmou o reitor da USP. Na Av. Paulista, movimentos sociais e estudantes fizeram uma manifestação pró-democracia.
Em tempo.
Facebook removerá conteúdos e apoio às ações ocorridas no domingo. Muitos dos extremistas monetizaram suas lives.
Unidos Venceremos
A notícia.
Lula se reuniu com todos os 27 governadores dos estados e DF: “Eles querem golpe e golpe não vai ter.”
Moendo os grãos.
Pela primeira vez, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), que assumiu o governo da Capital Federal, após afastamento de Ibaneis Rocha (MDB), falou sobre o ocorrido. A governadora interina, que é apoiadora de Bolsonaro e fez campanha ao lado de Michelle Bolsonaro em 2022, condenou os ataques e defendeu Ibaneis: ‘investigação mostrará que não houve leniência.’ Será?
- Isolado no MDB, Ibaneis tem recebido críticas de outros governadores e de colegas de seu partido.
Após a reunião.
Todos os 27 governadores desceram com o presidente Lula a rampa do Planalto e caminharam juntos até o Supremo Tribunal Federal (STF). Os presidentes do Senado, da Câmara e do STF também acompanharam Lula e os governadores.
Em tempo.
Câmara aprovou decreto de Lula sobre intervenção no DF, hoje o Senado votará o decreto.
São Paulo, Tocantins,
Miami and the In-Between
A notícia.
Líderes mundiais foram rápidos em repudiar o ataque na capital brasileira.
Moendo os grãos.
A invasão de bolsonaristas radicais às sedes dos Três Poderes causou comoção internacional jamais vista antes. Em questão de poucas horas, os vizinhos latino-americanos e diversas grandes democracias como os EUA, Espanha e França condenaram os ataques e demostraram apoio ao presidente Lula. Ditaduras como China e Rússia também se mostraram perplexas.
- “Condeno o atentado à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil,” afirmou Joe Biden dos EUA.
- “Todo o meu apoio ao presidente Lula e às instituições democraticamente eleitas pelo povo brasileiro,” afirmou Pedro Sanchez da Espanha.
- “A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O presidente Lula pode contar com apoio incondicional da França,” afirmou Emannuel Macron.
Enquanto isso.
Dias antes dos atos terroristas, Bolsonaro trocou de telefone celular. Durante a depredação de Brasília, aliados tentaram contato com ele – sem sucesso. Ontem a ex-primeira-dama Michelle informou que o ex-presidente se internou em um hospital dos EUA com dores abdominais – mas o hospital informado nega.
- Em tempo, deputados americanos querem a expulsão de Bolsonaro dos EUA.
Arteiros.
Em meio ao ataque sem precedentes nas sedes dos Três Poderes, estas são cinco obras de arte que foram danificadas (ou destruídas) por bolsonaristas:
- Pintura “As Mulatas” (1962), de Di Cavalcanti, no Palácio do Planalto
- Vitral “Araguaia” (1977), de Marianne Peretti, a única mulher no time de Oscar Niemeyer. A obra se encontrava no Congresso Nacional.
- Escultura “A Justiça” (1961), de Alfredo Ceschiatti, em frente ao Supremo na Praça dos Tries Poderes.
- Escultura em bronze “A bailarina” (1922), de Victor Brecheret, na Câmara dos Deputados. O artista é considerado introdutor do modernismo no Brasil.
- Relógio de estilo barroco da família real portuguesa foi trazido em 1808 com D. João VI e ficava no 3o andar do Planalto.
Boa notícia, terráqueos.
A camada de ozônio do Planeta Terra tem se recuperado bem. Uma análise da ONU detectou progresso no fechamento do buraco na camada de ozônio, que deve estar 100% recuperada até 2066.
Feeling crabby.
Terminando… navios muito barulhentos têm atrapalhado no acasalamento de caranguejos.
Decolagem autorizada.
Para terminar o aeroporto mais pontual do Ocidente é este daqui e fica no Brasil.