“Os primatas de seu tempo.”
– dinossauro T.Rex tinha 3 bilhões de neurônios e era tão inteligente quanto os macacos hoje em dia. Terrifying news.
Bastardos Iglórios
A notícia.
Pela primeira vez, Bolsonaro ataca diretamente a legitimidade de Lula. DF entra em “estado de prontidão” e Exército monta acampamento no Planalto.
Moendo os grãos.
Dois dias após os atos golpistas, o ex-presidente Bolsonaro compartilhou vídeo em que questiona a vitória de Lula e ataca o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Supremo: “Lula não foi eleito pelo povo, ele foi escolhido e eleito pelo STF e TSE,”. A mensagem, apagada duas horas depois, já havia sido ‘printada’ e distribuída à exaustão entre seus simpatizantes. Ontem à noite, Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, fez uma live com um procurador do Mato Grosso que defende golpe.
- Para especialistas, Bolsonaro aposta na ‘negação plausível’ para incitar a violência e não ser incriminado pelo ataque contra a democracia.
O fato é.
Bolsonaro tem sido acusado de insuflar – há anos – os radicais que atacaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. O Ministério Público chegou a pedir ontem que o ex-presidente, ainda na Flórida, tivesse os bens boqueados.
- Detalhe: a maioria dos extremistas não sabe nem mesmo diferenciar o Congresso do Palácio do Planalto: “o prédio com rampa”.
Muitos riem.
Mas o medo é a tônica desse capítulo sombrio no país. E o medo de novas ofensivas e ataques golpistas crescem. O governo reforçou a segurança e fechou a Esplanada; Moraes impôs multas e prisão contra novos atos golpistas. Ontem o diretor-geral da Polícia Civil do DF determinou estado de prontidão, ou seja, policiais podem ser convocados a trabalhar a qualquer momento do dia ou da noite.
Agora se sabe.
Gabinete de Segurança Institucional (GSI)*, que é o órgão do governo responsável por monitorar e dar assistência direta à Presidência em questões militares e de segurança, dispensou Guarda Presidencial 20 horas da invasão golpista. O ‘Plano Escudo’, para proteger o Palácio do Planalto, só foi acionado após os vândalos ocuparem a sede da Presidência. Tenso.
*Até o dia 31 de dezembro, comandado pelo ex-general Augusto Heleno.
Meninos Para Papuda,
Meninas para Colmeia
A notícia.
PF terminou depoimentos e 1.159 ficarão presos pelos ataques golpistas.
Moendo os grãos.
Das 1.843 pessoas detidas nesta semana, 684 foram liberadas após triagem – a maioria mulheres, crianças e idosos. Tantos os homens enviados para o Centro de Detenção Provisória da Papuda quanto as mulheres encaminhadas para a mesma estrutura da Colmeia, receberam uniforme, kit higiene, um colchão e foram vacinados contra a covid.
A partir de agora.
Cerca de 30 juízes atuarão em audiências virtuais, mas a soltura dependerá do Supremo
Em tempo.
Pesquisa Datafolha mostra que 93% dos brasileiros condenam os ataques golpistas e a grande maioria defende as prisões; 3% se dizem favoráveis e 2% são indiferentes. Para 37%, Lula fez menos do que deveria.
Decolagem desautorizada.
Todos os voos nos EUA, absolutamente todos, foram cancelados temporariamente ontem, após falha em um dos sistemas de controle aéreo. O sistema afetado (Notam) tem a função de alertar pilotos sobre informações essenciais como mau tempo que possa ser prejudicial para o voo. Por causa da queda no Notam, nenhum avião pôde decolar até as 9h, horário local.
Caixa preta aberta.
Caiu um dos sigilos de Bolsonaro. O governo Lula liberou o primeiro sigilo de 100 anos imposto pelo governo do antecessor. O sigilo levantado diz respeito à lista de visitas da primeira-dama Michelle Bolsonaro no Palácio do Alvorada.
Ilari, lari-ê.
Terminando… Xuxa foi condenada a pagar R$ 65 milhões em ação judicial por plágio aberta há 18 anos.
Eros, Deus do amor.
Para terminar, ‘Capela Sistina da Pompeia’, conhecida pelas imagens eróticas, reabriu após duas décadas fechada.